Utilitários Contábeis

EMPRESARIAL - Pesquisa aponta 6 caminhos para transformação ágil nas empresas brasileiras


24/06/2022
Brasil
Contábeis

Com o surgimento constante de novas tecnologias e soluções focadas na digitalização dos negócios, impulsionadas pela transformação digital sobre a qual tanto falamos durante a pandemia da Covid-19 se tornou, de fato, um processo irreversível. Até porque os benefícios são em números.

Pesquisa realizada pela McKinsey aponta que empresas líderes em maturidade digital no Brasil alcançam uma taxa de crescimento do EBITDA até 3 vezes maior que as demais.

Além disso, ainda segundo a consultoria 38% do valor da transformação são gerados por iniciativas de crescimento, alcançando 49% em empresas da América Latina. 

Segundo o gerente de Relacionamento de Negócios (CPG) da Softtek Brasil, Robson Souza, a transformação digital está cada vez mais presente nas corporações de todos os setores, forçando-as a investirem em inteligência operacional e se manterem totalmente ligadas às novas tecnologias.

"E, nesse contexto, apesar dos diferentes estágios de maturidade digital das empresas, de maneira geral o próximo nível dentro desta cadeia de desenvolvimento já está sendo a implantação de Métodos Ágeis”, explica Souza.

Ainda de acordo com Robson, na prática o processo de transformação ágil significa a implementação de ações e estratégias que promovem agilidade nos processos da empresa, ajudando a alta gestão a ter um maior controle e tomada de decisões perante aquilo que está sendo planejado, executado e desenvolvido para sua área de negócios.

Caminhos para transformação

Porém, para garantir maior competitividade, demanda e agilidade na implementação de metodologias ágeis, antes é preciso avaliar 6 fatores, que impactam diretamente o processo de transformação. São eles:

Cultura organizacional: para mudanças de mindset e adoção de metodologias ágeis;

Modelo de Negócio Digital: para mapear a real necessidade da área usuária e de negócios, sempre em parceria com a área de TI;

Experiência do Usuário: tendo em vista a percepção do público-alvo quanto à satisfação, rapidez e efetividade;

Inteligência de dados: para identificar padrões de comportamento do mercado, avaliando resultados e possibilidades;

Tecnologias Digitais: para atualizações técnicas em todos os canais digitais em um curto período; e

Governança: para gerenciar e medir a performance em consonância com os valores institucionais, trazendo cada vez mais resultados à organização.

“Para empresas mais resistentes à mudanças, que ainda não têm uma visão clara sobre a importância dessa jornada ou sobre como começá-la, contar com o suporte de fornecedores como desenvolvedores de soluções e consultorias, por exemplo, pode dar um salto estratégico aos negócios", ressalta o gerente.

Já para as empresas que estão passando por esta transformação, Souza explica que a recomendação é seguir investindo em inteligência operacional como um valor de negócio.

"Afinal, alguns dos principais promotores dos métodos ágeis para aceleração e satisfação aos usuários são otimização de tempo e retorno financeiro por eficiência e assertividade”, finaliza Robson.

Fonte: Softtek


O nosso site usa cookies

Utilizamos cookies e outras tecnologias de medição para melhorar a sua experiência de navegação no nosso site, de forma a mostrar conteúdo personalizado, anúncios direcionados, analisar o tráfego do site e entender de onde vêm os visitantes.

Centro de preferências de cookies

A sua privacidade é importante para nós

Cookies são pequenos arquivos de texto que são armazenados no seu computador quando visita um site. Utilizamos cookies para diversos fins e para aprimorar sua experiência no nosso site (por exemplo, para se lembrar dos detalhes de login da sua conta).

Pode alterar as suas preferências e recusar o armazenamento de certos tipos de cookies no seu computador enquanto navega no nosso site. Pode também remover todos os cookies já armazenados no seu computador, mas lembre-se de que a exclusão de cookies pode impedir o uso de determinadas áreas no nosso site.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são essenciais para fornecer serviços disponíveis no nosso site e permitir que possa usar determinados recursos no nosso site.

Sem estes cookies, não podemos fornecer certos serviços no nosso site.

Cookies funcionais

Estes cookies são usados para fornecer uma experiência mais personalizada no nosso site e para lembrar as escolhas que faz ao usar o nosso site.

Por exemplo, podemos usar cookies de funcionalidade para se lembrar das suas preferências de idioma e/ ou os seus detalhes de login.

Cookies de medição e desempenho

Estes cookies são usados para coletar informações para analisar o tráfego no nosso site e entender como é que os visitantes estão a usar o nosso site.

Por exemplo, estes cookies podem medir fatores como o tempo despendido no site ou as páginas visitadas, isto vai permitir entender como podemos melhorar o nosso site para os utilizadores.

As informações coletadas por meio destes cookies de medição e desempenho não identificam nenhum visitante individual.

Cookies de segmentação e publicidade

Estes cookies são usados para mostrar publicidade que provavelmente lhe pode interessar com base nos seus hábitos e comportamentos de navegação.

Estes cookies, servidos pelo nosso conteúdo e/ ou fornecedores de publicidade, podem combinar as informações coletadas no nosso site com outras informações coletadas independentemente relacionadas com as atividades na rede de sites do seu navegador.

Se optar por remover ou desativar estes cookies de segmentação ou publicidade, ainda verá anúncios, mas estes poderão não ser relevantes para si.

Mais Informações

Para qualquer dúvida sobre a nossa política de cookies e as suas opções, entre em contato conosco.

Para obter mais detalhes, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Contato