Utilitários Contábeis

NEGÓCIOS - Fluxo maior nas lojas aponta para retomada da economia


10/08/2021
Brasil
Diário do Comércio

Aos poucos os consumidores têm visitado mais o varejo físico: em junho, a alta no fluxo foi de 1,2% nas lojas de rua, e de 3% nos shoppings centers em comparação a maio. 

Quando essa comparação é feita com junho de 2020, logo após a primeira flexibilização das medidas restritivas, o aumento no fluxo foi de 184,5% nos shoppings, e de 63,4% nas lojas físicas. 

Os dados foram apurados pela FX Data Intelligence, investida da HiPartners, venture capital focado em retailtechs, e chancelados pela 4Intelligence e pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo).  

Na comparação com abril de 2021, o mês de maio teve um crescimento muito maior no fluxo de consumidores das lojas físicas, que ficou em 77%. Já nos shoppings centers, a alta foi de 65,8%. 

LEIA MAIS:  Mudanças de comportamento do consumidor podem fechar shoppings? 

A diferença de crescimento entre maio a junho reflete tanto o movimento de compras para o Dia das Mães, a segunda data mais importante para o varejo, como a transição das medidas restritivas. 

“Os números, no comparativo anual, indicam que o varejo está retornando ao cenário pré-pandemia. Em junho de 2020, o varejo já estava em operação em grande parte do país, mas este ano já mostra uma curva de crescimento”, afirma Flávia Pini, sócia da HiPartners Capital & Work. 

O Índice de Performance do Varejo (IPV) de junho de 2021 também indica melhora na performance de vendas do varejo ante junho de 2020: houve aumento de 17,4% na quantidade de boletos gerados (vendas) e de 8,2% no faturamento nominal. 

Destacam-se também as lojas em shoppings, que tiveram variação anual positiva no volume de vendas (83,9%) e faturamento (84,6%), enquanto as lojas de rua registraram avanço de 6,75% na quantidade de boletos (vendas) ante junho de 2020, e relativa estabilidade (-0,5%) no faturamento nominal na mesma base de comparação. 

Porém, a aceleração extrema do e-commerce, que começou em 2020 e continua, já traz consequências fortes no curto e médio prazo, que é o aumento da velocidade de crescimento do varejo. 

LEIA MAIS:  O varejo nunca mais voltará ao normal. E isso é uma coisa boa

Além da necessidade de preencher os vazios das lojas que fecharam com a crise da covid, a conveniência o e-commerce fizeram a compra presencial deixar de ter sentido para uma boa parcela dos consumidores. 

Essa necessidade de integrar o varejo físico e o digital fez com que esses lojistas reservassem espaços para estoques, abrissem dark stores, se voltassem para o marketplace ou adotassem o delivery. 

Ou seja: o modelo de loja que abria de manhã e fechava à noite esperando o cliente chegar e comprar, morreu: a loja física continua existindo, mas não pode mais ser passiva, afirma Eduardo Terra, presidente da SBVC.

"Os varejistas precisam interagir com seus clientes usando as ferramentas do mundo digital, para levar os clientes à loja física, que precisa ser repensada e ressignificada”, destaca.

REGIÕES & CATEGORIAS

O mapeamento da FX/SBVC também apresenta recortes regionais e por segmento. Na análise regional, as lojas físicas localizadas no Sudeste tiveram o maior aumento de fluxo, com alta de 110,8% em junho, na comparação com igual mês de 2020.

No Nordeste, o crescimento foi de 60,5%, seguido pelo Sul, com 43,3%. O Norte cresceu 4,8%, e o Centro-Oeste registrou queda de 26,8%. O acumulado do ano no Brasil, porém, ainda é negativo em 7,4%.

Entre os shopping centers, a região Sudeste teve um salto de 469,2% no fluxo na comparação junho de 2021 com junho do ano passado. No Sul aumentou 79,3% e no Nordeste, 44,7%. Os centros de compras localizados no Centro-Oeste e no Norte não tiveram amostragem significativa no levantamento. No acumulado do ano para os shoppings, a queda nacional é de 18,3%.

Entre as categorias de compras, apenas três registraram queda na comparação com junho de 2020: departamentos (-13,9%), home center (-13,6%) e drogarias (-1,7%).

Por outro lado, ótica registrou aumento de 210,8%, seguida por utilidades domésticas (202,8%) e moda (152,5%). Também subiram eletroeletrônicos (73,9%), departamentos (22,7%) e beleza (5,2%).


O nosso site usa cookies

Utilizamos cookies e outras tecnologias de medição para melhorar a sua experiência de navegação no nosso site, de forma a mostrar conteúdo personalizado, anúncios direcionados, analisar o tráfego do site e entender de onde vêm os visitantes.

Centro de preferências de cookies

A sua privacidade é importante para nós

Cookies são pequenos arquivos de texto que são armazenados no seu computador quando visita um site. Utilizamos cookies para diversos fins e para aprimorar sua experiência no nosso site (por exemplo, para se lembrar dos detalhes de login da sua conta).

Pode alterar as suas preferências e recusar o armazenamento de certos tipos de cookies no seu computador enquanto navega no nosso site. Pode também remover todos os cookies já armazenados no seu computador, mas lembre-se de que a exclusão de cookies pode impedir o uso de determinadas áreas no nosso site.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são essenciais para fornecer serviços disponíveis no nosso site e permitir que possa usar determinados recursos no nosso site.

Sem estes cookies, não podemos fornecer certos serviços no nosso site.

Cookies funcionais

Estes cookies são usados para fornecer uma experiência mais personalizada no nosso site e para lembrar as escolhas que faz ao usar o nosso site.

Por exemplo, podemos usar cookies de funcionalidade para se lembrar das suas preferências de idioma e/ ou os seus detalhes de login.

Cookies de medição e desempenho

Estes cookies são usados para coletar informações para analisar o tráfego no nosso site e entender como é que os visitantes estão a usar o nosso site.

Por exemplo, estes cookies podem medir fatores como o tempo despendido no site ou as páginas visitadas, isto vai permitir entender como podemos melhorar o nosso site para os utilizadores.

As informações coletadas por meio destes cookies de medição e desempenho não identificam nenhum visitante individual.

Cookies de segmentação e publicidade

Estes cookies são usados para mostrar publicidade que provavelmente lhe pode interessar com base nos seus hábitos e comportamentos de navegação.

Estes cookies, servidos pelo nosso conteúdo e/ ou fornecedores de publicidade, podem combinar as informações coletadas no nosso site com outras informações coletadas independentemente relacionadas com as atividades na rede de sites do seu navegador.

Se optar por remover ou desativar estes cookies de segmentação ou publicidade, ainda verá anúncios, mas estes poderão não ser relevantes para si.

Mais Informações

Para qualquer dúvida sobre a nossa política de cookies e as suas opções, entre em contato conosco.

Para obter mais detalhes, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Contato