Notícias Empresariais

Tweet

CFC é modelo de transparência nas informações públicas

O dia do Profissional de Contabilidade, comemorado em 25 de abril, traz à tona questões que afetam à vida pública e de milhares de cidadãos. Para atender com eficiência as demandas da sociedade, profissionais e empresas, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) possui canais de relacionamento como o Portal da Transparência, o Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC) e a Ouvidoria.



O Portal da Transparência e Acesso à informação, que faz parte do site do CFC, já recebeu elogios do Tribunal de Contas da União (TCU) dado o seu caráter informativo e a clareza nos conteúdos expostos. “Temos o compromisso de primar pela qualidade na prestação de serviços à sociedade por meio de ações transparentes que evidenciem a nossa postura ética e clara na disseminação de informações”, evidencia o vice-presidente Administrativo do CFC, Sergio Faraco.



No Portal é possível encontrar demonstrações contábeis e prestação de contas, balanço socioambiental do CFC, atos normativos, execução orçamentária, dados estatísticos e ainda informações sobre contratos, convênios, programas e projetos do órgão.



Já o e-SIC, é uma ferramenta online que centraliza os pedidos e disponibiliza informações públicas para atender a demandas específicas de pessoas físicas ou jurídicas. O sistema funciona como uma porta de entrada para organização e permite o controle dos pedidos de informação tanto pelo cidadão quanto pela entidade.



A Ouvidoria do CFC, criada em 2014, recebe sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias referentes aos serviços prestados pelo Sistema CFC/CRCs. Desde 2016, recebeu mais de três mil manifestações, que são respondidas em um prazo máximo de sete dias.


[ voltar a listagem de notícias ]