Utilitários Contábeis

Veja dicas práticas para organizar com seu cliente as obrigações acessórias do ano todo


08/02/2024
Brasil
Contábeis

Há quem diga que o ano só começa depois do Carnaval, mas para os profissionais de contabilidade o ano já começou faz tempo e cada descanso requer muito planejamento para não perder nenhum prazo.

Isso demanda organização dos prazos e, claro, das obrigações acessórias. E, se tem um desejo que todo contador ou contadora faz a cada início de ano, é estar em dia com o fisco e entregar cada evento dentro do prazo.

Então, para ajudar o profissional a estar em dia com o leão, a IOB preparou um conteúdo especial com 5 dicas para se preparar para as obrigações acessórias do ano. Confira:

 

1. Alinhe com seu cliente os documentos que ele deve providenciar

Ter as informações e comprovantes fiscais organizados agiliza, e muito, o envio das obrigações. Por isso, é importante informar ao seu cliente quais são e onde ele deve armazenar esses documentos.

Faça uma lista de tudo o que você vai precisar mês a mês. Estabeleça prazos de envio e crie uma rotina de checklist para evitar surpresas de última hora. Explique ao seu cliente que a boa gestão de documentos evita multas, entre outros prejuízos.

 

2. Explique a importância de cada obrigação fiscal para o seu cliente

Aproveite o início do ano para reforçar ao cliente a importância de estar em dia com cada obrigação fiscal. Sinalize, de modo simplificado, os objetivos e os processos de envio das obrigações acessórias.

Crie um canal de comunicação no qual o cliente possa recorrer sempre que surgir dúvidas. Para facilitar ainda mais o relacionamento entre vocês, crie uma cartilha com informações personalizadas e que possam ser úteis em caso de questionamentos.

3. Fique de olho nas mudanças e atualizações de leis, processos e regulamentações

Todo contador ou contadora sabe do grande desafio que é manter-se atualizado. Afinal, mudanças em legislações fiscais e tributárias acontecem o tempo todo. O ideal é criar uma rotina de pesquisa que facilite o acesso às novas informações.

4. Participe ativamente do processo

Lembre-se de que um escritório de contabilidade demanda trabalho em equipe e diálogo constante. Por isso, é importante que tanto você quanto sua equipe estejam alinhados com as expectativas e necessidades do cliente.

Invista em treinamentos, crie cronogramas, tarefas e prazos e, claro, acompanhe todos os processos. Dessa forma, caso surja algum imprevisto, vocês saberão contornar a situação com mais assertividade e eficácia. 

5. Tenha em mãos um calendário personalizado de obrigações

Como você já sabe, o calendário de obrigações acessórias é uma ferramenta essencial para o contador. Afinal, ele ajuda você a planejar, executar e gerenciar as demandas fiscais e tributárias do ano vigente, de modo a evitar divergências ou irregularidades.


O nosso site usa cookies

Utilizamos cookies e outras tecnologias de medição para melhorar a sua experiência de navegação no nosso site, de forma a mostrar conteúdo personalizado, anúncios direcionados, analisar o tráfego do site e entender de onde vêm os visitantes.

Centro de preferências de cookies

A sua privacidade é importante para nós

Cookies são pequenos arquivos de texto que são armazenados no seu computador quando visita um site. Utilizamos cookies para diversos fins e para aprimorar sua experiência no nosso site (por exemplo, para se lembrar dos detalhes de login da sua conta).

Pode alterar as suas preferências e recusar o armazenamento de certos tipos de cookies no seu computador enquanto navega no nosso site. Pode também remover todos os cookies já armazenados no seu computador, mas lembre-se de que a exclusão de cookies pode impedir o uso de determinadas áreas no nosso site.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são essenciais para fornecer serviços disponíveis no nosso site e permitir que possa usar determinados recursos no nosso site.

Sem estes cookies, não podemos fornecer certos serviços no nosso site.

Cookies funcionais

Estes cookies são usados para fornecer uma experiência mais personalizada no nosso site e para lembrar as escolhas que faz ao usar o nosso site.

Por exemplo, podemos usar cookies de funcionalidade para se lembrar das suas preferências de idioma e/ ou os seus detalhes de login.

Cookies de medição e desempenho

Estes cookies são usados para coletar informações para analisar o tráfego no nosso site e entender como é que os visitantes estão a usar o nosso site.

Por exemplo, estes cookies podem medir fatores como o tempo despendido no site ou as páginas visitadas, isto vai permitir entender como podemos melhorar o nosso site para os utilizadores.

As informações coletadas por meio destes cookies de medição e desempenho não identificam nenhum visitante individual.

Cookies de segmentação e publicidade

Estes cookies são usados para mostrar publicidade que provavelmente lhe pode interessar com base nos seus hábitos e comportamentos de navegação.

Estes cookies, servidos pelo nosso conteúdo e/ ou fornecedores de publicidade, podem combinar as informações coletadas no nosso site com outras informações coletadas independentemente relacionadas com as atividades na rede de sites do seu navegador.

Se optar por remover ou desativar estes cookies de segmentação ou publicidade, ainda verá anúncios, mas estes poderão não ser relevantes para si.

Mais Informações

Para qualquer dúvida sobre a nossa política de cookies e as suas opções, entre em contato conosco.

Para obter mais detalhes, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Contato