12 novembro 2024

G2001

Excesso de informações no ambiente de trabalho pode ser algo ruim? Entenda o fenômeno da infoxicação

No ambiente corporativo, há casos em que os funcionários se vêem em situações de sobrecarga de informações, um termo que também remete a intoxicação. 

O fenômeno, chamado de infoxicação, é causado pelo fluxo constante de conteúdo digital e isso pode dificultar a concentração e capacidade de absorção das informações pelos funcionários.

Outras questões que também podem agravar a situação são:

  • Redes sociais;
  • Notificações constantes;
  • Multiplicidade de plataformas.
 

Sintomas como estresse e fadiga nos colaboradores estão entre os principais impactos do excesso de informações, alerta o CEO da Dialog, Hugo Godinho.

Com essa intoxicação, a produtividade e o bem-estar dos trabalhadores acabam sendo afetados, experienciando situações de estresse, ansiedade e procrastinação.

Vale ainda ressaltar que colaboradores sobrecarregados de informações estão propensos a ter maiores dificuldades para manter a concentração e o ritmo necessário para alcançar as metas e os objetivos.

 

Em vista disso, é essencial que as empresas revisem suas estratégias de comunicação e o primeiro passo é adotar um canal de comunicação que direcione mensagens adequadas a cada público específico e evite uma série de informações ao mesmo tempo.

Outra estratégia que também pode ser implementada é a conscientização e o diagnóstico da situação, identificando a frequência e relevância dos conteúdos para ajustar o fluxo de informações e priorizar a qualidade sobre a quantidade.


Fonte: Contábeis

Voltar para notícias