Navegação

Imposto de Renda: Veja como funciona a inclusão de dependentes

20 de fevereiro de 2025
Brasil
Jornal Contábil

Faltam poucos dias para o começo do Imposto de Renda (IR) 2025, o envio deve iniciar no dia 17 de março e ir até o final do mês de maio. As datas devem ser confirmadas no começo do próximo mês.

Um ponto muito importante do IR são os dependentes, com eles é possível reduzir o Imposto devido e aumentar a sua restituição. Porém, é fundamental saber quem realmente pode ser adicionado na sua declaração como dependente e entender como a inclusão desses dependentes funciona.

Não são todas as pessoas que podem ser incluídas como dependentes no seu IR, confira os próximos tópicos e tire as suas dúvidas.

Quem pode ser dependente no Imposto de Renda?

Antes confira abaixo, segundo a Receita Federal, quem pode ser incluído como dependente no seu Imposto de Renda:

A idade do meu filho mudou, o que fazer?

Todas as idades citadas anteriormente para determinar quem pode ser incluso no seu Imposto de Renda são consideradas no ano-calendário, por exemplo:

No caso acima, se você for incluir um filho ou enteado no IR 2025, mas ele completa 25 anos este ano, não tem problema, o que conta é a idade dele em 2024. O mesmo acontece em outras situações se a declaração é entregue em um ano, importa a idade no ano passado.

 

Outra situação, a declaração considera a idade que o dependente teve em algum dia no ano-calendário, por exemplo: se em 2024 (ano-calendário) um filho que cursa o nível superior tinha 24 anos, mas completou 25 no mesmo ano, ele ainda pode ser colocado como seu dependente na declaração em 2025. O mesmo vale em outras situações que envolvem idade.

O que é preciso para incluir alguém como dependente no IR?

É preciso incluir as seguintes informações:

 

É fundamental se atentar aos rendimentos do seu dependente, eles devem ser declarados. Não adianta omitir os rendimentos dos seus dependentes, a Receita Federal realiza um eficiente cruzamento de dados, se você fizer isso a sua declaração vai cair na Malha Fina.

Compartilhe nas redes sociais
Facebook Linkedin
Voltar para a listagem de notícias