Utilitários Contábeis

Textos de Motivação


Etiqueta Empresarial: o fim dos embaraços

Ninguém está livre de cometer gafes. Mas ficar atento a alguns detalhes de comportamento evita deslizes que, em determinadas situações, podem ocasionar 'prejuízos' irreversíveis. Afinal, para iniciar um bom negócio, nada como começar com uma boa impressão.

Dúvidas sobre como se vestir ou se portar em determinadas situações sempre rondaram o ambiente empresarial, assim como os mal-entendidos durante os encontros de negócios. Visando evitar as mancadas que atacam das mais variadas formas, como os atrasos em reuniões ou o toque do celular na hora errada, muitas empresas resolveram apostar em uma técnica deixada de lado durante muitos anos: a etiqueta empresarial.

Para Bernt Entschev, presidente do grupo especializado em capital humano que leva seu nome, a lição mais importante da cartilha é se prevenir contra os embaraços. "Não existe almoço de negócios que comece bem quando um dos participantes chega atrasado. Por isso, ao ver que não chegará a tempo, sempre ligue avisando", aconselha. A troca de nome de pessoas, outra gafe muito comum, também pode ser remediado com um pouco de jogo de cintura, segundo Bernt. "O melhor a fazer é pedir desculpas e retomar a conversa da forma mais discreta possível", defende o head hunter.

Quanto a forma de se vestir, a providência indicada para evitar constrangimentos em encontros formais é investigar o estilo dos outros participantes. José Alfredo Stratmann, diretor comercial da Geobusiness, uma empresa de geotecnologia, sabe a importância da imagem na hora do fechamento de um negócio. "Procuro seguir a linha do cliente na hora de me vestir. Caso ainda não o conheça, me preocupo apenas com os detalhes, como o nó na gravata, por exemplo".

ATENÇÃO COM O CELULAR

As boas maneiras também recomendam que se cumprimente os integrantes de um encontro com simpatia e que estes sejam tratados da mesma forma, independente do cargo ou posição social. Em caso de atraso, os termos 'com licença' e 'me desculpem' são uma ótima maneira de acalmar os ânimos de quem teve de esperar a chegada do retardatário. Mascar chicletes, roer unhas, ou pior, bocejar incessantemente também são péssimos hábitos para um ambiente formal.

Já o celular, o grande vilão das reuniões, deve ser mantido desligado enquanto elas durarem. "Caso o profissional esteja esperando uma ligação importante, é recomendável que o restante do grupo já esteja avisado a respeito", opina Bernt. Stratmann, por sua vez, acredita que o vibra call seja aliado dos executivos que não podem se mostrar indisponível nem por um curto período de tempo. "Costumo deixar no modo silencioso. Assim não atrapalho o encontro e sei para quem devo retornar a ligação após seu termino", confessa o diretor comercial.

TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO

Outro enigma para os executivos é o atendimento aos clientes estrangeiros. "Pesquisar sobre a cultura do cliente, assim como seus costumes e tradições evita o confronto, mesmo que involuntário, de idéias", adverte Verá Lúcia do Amaral , consultora de Recursos Humanos do Grupo De Bernt. Escolher uma língua que seja comum a ambos diminui os riscos de uma inconveniência, como o uso de expressões que possam ofender o visitante.

Para Bernt, uma boa alternativa para escapar de situações constrangedoras é questionar o interlocutor sempre que surjam dúvidas que possam levar a um deslize. "Não é deselegante perguntar ao cliente estrangeiro o que se deve ou não fazer. Deixe que ele decida onde comer e o que visitar ", recomenda.

Regras à parte, a etiqueta tem hoje a complicada de facilitar as relações sociais e profissionais, tornando-as mais amistosas. De sinônimo de 'caretice', ela passou a uma poderosa ferramenta de trabalho na tentativa de acabar com o que, as vezes, parece indestrutível e irrecuperável no mundo dos negócios: a gafe.

O nosso site usa cookies

Utilizamos cookies e outras tecnologias de medição para melhorar a sua experiência de navegação no nosso site, de forma a mostrar conteúdo personalizado, anúncios direcionados, analisar o tráfego do site e entender de onde vêm os visitantes.

Centro de preferências de cookies

A sua privacidade é importante para nós

Cookies são pequenos arquivos de texto que são armazenados no seu computador quando visita um site. Utilizamos cookies para diversos fins e para aprimorar sua experiência no nosso site (por exemplo, para se lembrar dos detalhes de login da sua conta).

Pode alterar as suas preferências e recusar o armazenamento de certos tipos de cookies no seu computador enquanto navega no nosso site. Pode também remover todos os cookies já armazenados no seu computador, mas lembre-se de que a exclusão de cookies pode impedir o uso de determinadas áreas no nosso site.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são essenciais para fornecer serviços disponíveis no nosso site e permitir que possa usar determinados recursos no nosso site.

Sem estes cookies, não podemos fornecer certos serviços no nosso site.

Cookies funcionais

Estes cookies são usados para fornecer uma experiência mais personalizada no nosso site e para lembrar as escolhas que faz ao usar o nosso site.

Por exemplo, podemos usar cookies de funcionalidade para se lembrar das suas preferências de idioma e/ ou os seus detalhes de login.

Cookies de medição e desempenho

Estes cookies são usados para coletar informações para analisar o tráfego no nosso site e entender como é que os visitantes estão a usar o nosso site.

Por exemplo, estes cookies podem medir fatores como o tempo despendido no site ou as páginas visitadas, isto vai permitir entender como podemos melhorar o nosso site para os utilizadores.

As informações coletadas por meio destes cookies de medição e desempenho não identificam nenhum visitante individual.

Cookies de segmentação e publicidade

Estes cookies são usados para mostrar publicidade que provavelmente lhe pode interessar com base nos seus hábitos e comportamentos de navegação.

Estes cookies, servidos pelo nosso conteúdo e/ ou fornecedores de publicidade, podem combinar as informações coletadas no nosso site com outras informações coletadas independentemente relacionadas com as atividades na rede de sites do seu navegador.

Se optar por remover ou desativar estes cookies de segmentação ou publicidade, ainda verá anúncios, mas estes poderão não ser relevantes para si.

Mais Informações

Para qualquer dúvida sobre a nossa política de cookies e as suas opções, entre em contato conosco.

Para obter mais detalhes, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Contato

Olá,

Chame-nos para conversar!