Utilitários Contábeis

Textos de Motivação


Comunique-se, vale (muito) a pena!

Cultura do aprendizado, promoção do negócio, e visão global da organização, dentre outros atributos, explicam parte do sucesso de Jack Welch à frente da GE. Adicione-se a este tripé outro ingrediente inovador e ainda incipiente na rotina corporativa: a comunicação interna. Tal novidade seduziu e orientou os passos desse executivo que comandou a revolução nos conceitos da administração moderna. Tudo mudou depois dele. Foi com simplicidade, consistência e a determinação de implementar um sistema transparente e com base na realidade, que ''comunicar bem" se transformou numa ferramenta de gestão. O processo contínuo de expandir esses recursos alcançou a robustez que se exige no desejo de buscar mais espaços. O funcionário que o diga.

No instante que se lança a comunicação como algo abrangente e determinante na condução dos processos, quebram-se paradigmas até então intocáveis. Ou seja: comunicar é importante e faz bem. Jack Welch foi além e mudou a história com agilidade, objetividade, conteúdo e abrangência. Essas ações anseiam fazer do empregado uma parte indissociável do patrimônio da empresa, uma espécie de embaixador , parceiro, agente, e portador de boas notícias. São atitudes que culminam em motivação, criatividade e integração e, conseqüentemente, produção.

Os ensinamentos de Jack Welch estão vivos para serem adaptados e incorporados por quem quer que seja. Porém, são poucas as empresas que sabem comunicar com eficácia. O ambiente empresarial que se descortina no começo do terceiro milênio, no entanto, atesta o desenvolvimento de uma mentalidade estratégica em comunicação do ponto de vista prático. Ao gerar influências e harmonizar interesses corporativos, está em jogo a consolidação da identidade empresarial como conceito básico da personalidade da corporação. Esta projeção sedimenta o sistema e transfere idéias positivas no interior da equipe. É a partir desse ponto que a comunicação interna interfere na externa, promove a integração que desperta competitividade, fidelização dos clientes, e diferenciação na prestação de serviços.

As companhias voltadas à produção, ao mercado e ao consumo, por exemplo, necessitam se capacitar para formar as pessoas que compõem, com o objetivo de pavimentar a estrada do futuro. Só eles, os talentos, possuem o poder de gerar conteúdo e conhecimento. As empresas fechadas e paternalistas, com seus chefes disciplinadores e tiranos, em que se ambicionava aposentar-se nelas, foram substituídas pelas organizações competitivas, líderes flexíveis, gestão por competências e insegurança. O mercado de talentos é dinâmico e a comunicação interna sofre os reflexos dessa revolta de filosofias.

Todo e qualquer processo que envolve comunicação deve respeitar algumas condições básicas, a começar por transferência e dinamismo. Assim, evidencia-se que as pessoas jamais estão dispostas a se esforçar por algo que elas não identificam nem acreditam. Elas desejam, sim, engajar-se num planejamento em que se valoriza a adesão e o comprometimento. O ser humano não é resistente aos novos tempos, desde que se saiba ou se sinalize que é para melhor. As mudanças podem significar uma nova oportunidade de crescimento. Portanto, para se obter sucesso, é fundamental que o gestor tenha carisma conhecimento e capacidade suficientes para mobilizar os profissionais em torno deste fim. E tal sincronia e sucesso só se conseguem através das técnicas modernas de comunicação interna.

Ressalta-se que as transformações organizacionais alteraram de forma significativa o cenário empresarial. E, nesse ponto, mais uma vez, a globalização impõe novos parâmetros de comportamento. Numa época em que qualquer mortal tem acesso imediato a qualquer tipo de informação, a comunicação interna assume o papel fundamental de estabelecer e conduzir os processos de mudanças. A ciência da informação valoriza a capacidade de mobilizar os profissionais para disseminar a verdade, seja ela boa ou ruim. Cabe ao gestor criar instrumentos desconcertantes, inteligentes, sutis e corajosos para sustentar essas ações. Vale ressaltar, também, que o ordenamento interno fará a sintonia fina da comunicação com o mercado, acionistas, clientes, fornecedores, distribuidores, enfim, com toda a cadeia. O "lucro" institucional dá-se nas duas pontas.

A complexidade desta porta que se abre mostra a necessidade de superar desafios constantes. O alto escalão das empresas já percebeu que a comunicação tornou-se vital para o sucesso nos negócios. A eficiência, diante deste panorama, exige desenvolvimento de uma planejamento estratégico e focado nas principais necessidades. Em outras palavras: antes de qualquer coisa, as organizações mais avançadas necessitam afinar o relacionamento com seus diversos públicos para adquirir a tão almejada vantagem competitiva, fator que alavanca negócios, melhora as relações de trabalho, e influencia nos resultados. A comunicação interna é a caixa de ressonância que vai propiciar o desenvolvimento das habilidades e conhecimento de seus profissionais. Jack Welch entendeu isso como ninguém e entrou para a história.

O nosso site usa cookies

Utilizamos cookies e outras tecnologias de medição para melhorar a sua experiência de navegação no nosso site, de forma a mostrar conteúdo personalizado, anúncios direcionados, analisar o tráfego do site e entender de onde vêm os visitantes.

Centro de preferências de cookies

A sua privacidade é importante para nós

Cookies são pequenos arquivos de texto que são armazenados no seu computador quando visita um site. Utilizamos cookies para diversos fins e para aprimorar sua experiência no nosso site (por exemplo, para se lembrar dos detalhes de login da sua conta).

Pode alterar as suas preferências e recusar o armazenamento de certos tipos de cookies no seu computador enquanto navega no nosso site. Pode também remover todos os cookies já armazenados no seu computador, mas lembre-se de que a exclusão de cookies pode impedir o uso de determinadas áreas no nosso site.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são essenciais para fornecer serviços disponíveis no nosso site e permitir que possa usar determinados recursos no nosso site.

Sem estes cookies, não podemos fornecer certos serviços no nosso site.

Cookies funcionais

Estes cookies são usados para fornecer uma experiência mais personalizada no nosso site e para lembrar as escolhas que faz ao usar o nosso site.

Por exemplo, podemos usar cookies de funcionalidade para se lembrar das suas preferências de idioma e/ ou os seus detalhes de login.

Cookies de medição e desempenho

Estes cookies são usados para coletar informações para analisar o tráfego no nosso site e entender como é que os visitantes estão a usar o nosso site.

Por exemplo, estes cookies podem medir fatores como o tempo despendido no site ou as páginas visitadas, isto vai permitir entender como podemos melhorar o nosso site para os utilizadores.

As informações coletadas por meio destes cookies de medição e desempenho não identificam nenhum visitante individual.

Cookies de segmentação e publicidade

Estes cookies são usados para mostrar publicidade que provavelmente lhe pode interessar com base nos seus hábitos e comportamentos de navegação.

Estes cookies, servidos pelo nosso conteúdo e/ ou fornecedores de publicidade, podem combinar as informações coletadas no nosso site com outras informações coletadas independentemente relacionadas com as atividades na rede de sites do seu navegador.

Se optar por remover ou desativar estes cookies de segmentação ou publicidade, ainda verá anúncios, mas estes poderão não ser relevantes para si.

Mais Informações

Para qualquer dúvida sobre a nossa política de cookies e as suas opções, entre em contato conosco.

Para obter mais detalhes, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Contato