Utilitários Contábeis

15 passos práticos para organizar a gestão da sua empresa em 2025


09/12/2024
Brasil
Contábeis

Estruturar a gestão de uma empresa envolve uma série de etapas. A tarefa começa com o planejamento inicial do negócio e segue com a sua operação contínua, passando por uma série de adaptações conforme seu crescimento e de acordo com a evolução dos cenários econômicos, que se desdobram com o passar dos anos.

A gestão eficiente de qualquer empresa precisa de processos claros, planejamento estratégico, boa execução e adequação contínua. Por isso, o especialista em gestão e contabilidade, Silvinei Toffanin, que também é sócio e diretor da Direto Group, preparou uma lista para estruturar adequadamente a gestão das empresas, especialmente PMEs. 

15 passos para organizar a gestão das empresas

- Análise de Mercado: para começar, a recomendação é que seja feito um mapeamento e análise do mercado no qual a PME está inserida. Realizar uma pesquisa detalhada sobre concorrentes, clientes e tendências, por exemplo, ajuda a identificar oportunidades e ameaças. Entre as estratégias, são indicadas: a segmentação de clientes, a avaliação da concorrência e a análise SWOT, que mensura forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

 

- Planejamento Estratégico: é essencial definir a missão, visão e valores da empresa, além de traçar metas e objetivos claros. O planejamento estratégico, de acordo com Toffanin, ajuda a direcionar os esforços da empresa para o crescimento sustentável. Por isso, é recomendado definir objetivos de curto, médio e longo prazo, além de estabelecer KPIs (indicadores de performance).

- Definição da Estrutura Organizacional: também é importante organizar a empresa em departamentos e funções, mesmo que ela seja pequena. Isso porque ter clareza sobre a estrutura evita sobrecarga de funções e melhora a comunicação. Os setores podem ser: financeiro, marketing, vendas, recursos humanos, operações, etc. E cada cargo e função devem ser bem definidos.

- Recrutamento e Seleção de Pessoas: as contratações devem ser feitas com base nas necessidades da empresa e em sua cultura organizacional. Uma equipe bem formada é crucial para o sucesso do negócio. Assim, o recomendado é que se defina perfis ideais para cada função e investir em treinamento contínuo.

 

- Controle de Fluxo de Caixa: esse é um ponto fundamental para a sobrevivência de qualquer empresa. Organizar a entrada e saída de recursos e manter a empresa financeiramente equilibrada é importantíssimo. Para isso, é recomendado o uso de ferramentas de controle financeiro (planilhas ou softwares de gestão financeira), além da elaboração de projeções financeiras mensais.

- Orçamento e Planejamento Financeiro: também são parte da gestão eficiente de uma empresa. Elaborar orçamentos para diferentes áreas da empresa e fazer o controle de custos é importante. Vale, inclusive, se certificar de que a empresa tenha capital de giro suficiente para enfrentar períodos de baixa receita.

- Gestão de Impostos e Obrigações Legais: é outro ponto que não pode ser deixado de lado.  Manter a empresa atualizada em relação às obrigações fiscais e legais é fundamental. Para isso, vale, inclusive, ter parceria com uma consultoria contábil e jurídica.

- Processos Operacionais Eficientes: identificar os processos-chave da empresa e implementar práticas para melhorar a eficiência operacional, reduzir desperdícios, melhorar a qualidade e otimizar os recursos pode fazer toda a diferença. Se possível, recomenda-se o mapeamento e melhoria de processos e a automação de tarefas repetitivas.

- Gestão de Estoque: gerenciar o estoque de maneira eficiente é importante para evitar excessos que imobilizam capital ou faltas que comprometem as vendas. Por isso, é fundamental que se faça um bom controle de inventário e que se adotem tecnologias de gestão (como ERP).

- Desenvolvimento de Estratégias de Marketing: é uma medida importante para a atração e retenção de clientes. As empresas precisam de um marketing focado. No caso das PMEs, esse foco é ainda mais necessário, visto que os recursos são limitados. O indicado é combinar marketing digital, marketing de conteúdo, promoções locais, etc.

- Estratégia de Vendas: definir processos claros para a equipe de vendas, incluindo treinamento contínuo e acompanhamento de resultados, farão a diferença, especialmente se o foco for dado à experiência do cliente e no pós-venda.

- Desenvolvimento de Talentos e Cultura Organizacional: a orientação é para que seja construída uma cultura forte e alinhada aos valores da empresa. Para isso, recomenda-se investir no desenvolvimento de pessoas e na manutenção de um bom ambiente de trabalho.

- Avaliação de Desempenho: implementar um sistema de avaliação de desempenho para acompanhar o progresso de cada colaborador e incentivar o aperfeiçoamento contínuo são duas tarefas importantes. Com feedbacks regulares e planos de desenvolvimento individual é possível auxiliar o colaborador e diminuir turnover.

- Investimento em Tecnologia: as PMEs devem usar a tecnologia para melhorar a gestão e aumentar a competitividade. Por isso, orientamos para a adoção de ferramentas adequadas ao porte da empresa, como ERPs, CRM, ferramentas de comunicação, etc.

- Inovação Constante: buscar melhorar produtos e processos é essencial. As empresas que inovam têm mais chances de se destacar no mercado e crescer de forma sustentável. Para tornar isso possível, é necessário investir em pesquisa e desenvolvimento, além de prestar atenção ao feedback dos clientes.

 

 “Observar esses aspectos de forma recorrente, especialmente ao elaborar o planejamento estratégico para 2025, torna a empresa capaz de se adaptar às rápidas mudanças do ambiente de negócios. Ao considerar esses pontos de atenção, as empresas estarão bem-posicionadas para enfrentar os desafios futuros e aproveitar as oportunidades que surgirem”, conclui Silvinei Toffanin, sócio e diretor da Direto Group.


O nosso site usa cookies

Utilizamos cookies e outras tecnologias de medição para melhorar a sua experiência de navegação no nosso site, de forma a mostrar conteúdo personalizado, anúncios direcionados, analisar o tráfego do site e entender de onde vêm os visitantes.

Centro de preferências de cookies

A sua privacidade é importante para nós

Cookies são pequenos arquivos de texto que são armazenados no seu computador quando visita um site. Utilizamos cookies para diversos fins e para aprimorar sua experiência no nosso site (por exemplo, para se lembrar dos detalhes de login da sua conta).

Pode alterar as suas preferências e recusar o armazenamento de certos tipos de cookies no seu computador enquanto navega no nosso site. Pode também remover todos os cookies já armazenados no seu computador, mas lembre-se de que a exclusão de cookies pode impedir o uso de determinadas áreas no nosso site.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são essenciais para fornecer serviços disponíveis no nosso site e permitir que possa usar determinados recursos no nosso site.

Sem estes cookies, não podemos fornecer certos serviços no nosso site.

Cookies funcionais

Estes cookies são usados para fornecer uma experiência mais personalizada no nosso site e para lembrar as escolhas que faz ao usar o nosso site.

Por exemplo, podemos usar cookies de funcionalidade para se lembrar das suas preferências de idioma e/ ou os seus detalhes de login.

Cookies de medição e desempenho

Estes cookies são usados para coletar informações para analisar o tráfego no nosso site e entender como é que os visitantes estão a usar o nosso site.

Por exemplo, estes cookies podem medir fatores como o tempo despendido no site ou as páginas visitadas, isto vai permitir entender como podemos melhorar o nosso site para os utilizadores.

As informações coletadas por meio destes cookies de medição e desempenho não identificam nenhum visitante individual.

Cookies de segmentação e publicidade

Estes cookies são usados para mostrar publicidade que provavelmente lhe pode interessar com base nos seus hábitos e comportamentos de navegação.

Estes cookies, servidos pelo nosso conteúdo e/ ou fornecedores de publicidade, podem combinar as informações coletadas no nosso site com outras informações coletadas independentemente relacionadas com as atividades na rede de sites do seu navegador.

Se optar por remover ou desativar estes cookies de segmentação ou publicidade, ainda verá anúncios, mas estes poderão não ser relevantes para si.

Mais Informações

Para qualquer dúvida sobre a nossa política de cookies e as suas opções, entre em contato conosco.

Para obter mais detalhes, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Contato

Olá,

Chame-nos para conversar!