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3 maneiras de comunicar claramente a estratégia da sua empresa
Para uma execução eficaz da estratégia, os funcionários precisam conhecer e entender as escolhas feitas pela organização
Comunicar a estratégia de uma empresa de maneira eficaz é um desafio comum enfrentado por muitos líderes. Constantinos C. Markides e Andrew MacLennan, em seu artigo para a Harvard Business Review, discutem como a falta de contexto pode levar a mal-entendidos e a falta de clareza entre os funcionários. Eles oferecem três métodos eficazes para superar essas barreiras e garantir que todos na organização compreendam e se alinhem com a estratégia.
1. Apresentar as alternativas rejeitadas
Ao comunicar a estratégia, é útil explicar não apenas o que foi decidido, mas também o que foi considerado e rejeitado. Isso ajuda os funcionários a entenderem o raciocínio por trás das decisões estratégicas.
Por exemplo, a empresa de corretagem Edward Jones se diferencia ao focar exclusivamente em investidores individuais em áreas rurais, evitando produtos complexos e escritórios grandes em cidades. Comunicar essas decisões e os motivos para não seguir outras estratégias potenciais pode aumentar a compreensão e o alinhamento dos funcionários.
2. Vincular à finalidade
Relacionar as decisões estratégicas ao propósito ou objetivo da empresa é outra maneira eficaz de fornecer contexto. A DPG Media Group, por exemplo, decidiu focar na entrega digital de jornalismo profissional de alta qualidade, acreditando que as pessoas continuariam a confiar na mídia profissional em vez de no jornalismo cidadão e blogs.
Explicar como cada escolha estratégica se alinha com a missão e os objetivos da empresa facilita a compreensão da lógica por trás das decisões, sem a necessidade de conhecer todos os detalhes do processo deliberativo.
3. Envolver os funcionários no desenvolvimento da estratégia
A participação dos funcionários no processo de desenvolvimento da estratégia pode assumir várias formas, desde a solicitação de ideias e feedback até a participação ativa em workshops de estratégia e testes de novas iniciativas.
Empresas como a Premium-Kollektiv e a Valve incentivam o envolvimento dos funcionários, permitindo que qualquer interessado inicie diálogos estratégicos ou proponha iniciativas. A Bridgestone, por exemplo, usa pesquisa com IA para envolver funcionários na coleta de informações e insights, enriquecendo o processo de planejamento estratégico.
Para uma execução eficaz da estratégia, os funcionários precisam conhecer e entender as escolhas feitas pela organização. No entanto, comunicar essas escolhas sem o contexto necessário pode levar a mal-entendidos. Como é impossível para os líderes explicarem completamente o contexto de suas decisões, é essencial encontrar maneiras alternativas de ajudar os funcionários a entenderem e apreciarem essas escolhas.
Envolver os funcionários no desenvolvimento da estratégia, vincular as escolhas ao propósito da organização e comunicar as alternativas consideradas e rejeitadas são métodos eficazes para garantir um entendimento claro e um alinhamento estratégico.
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