Utilitários Contábeis

3 maneiras de fazer decolar a área financeira de uma empresa em 2024


04/03/2024
Brasil
Infomoney

Minimizar custos e maximizar lucros: essa é a raiz da eficiência financeira. Em qualquer segmento, manter uma gestão eficiente das finanças é essencial para promover a sustentabilidade e o crescimento da empresa. Isso se traduz na utilização de recursos de maneira eficaz, e no controle preciso dos fluxos de pagamentos e recebimentos. Além de melhorar a capacidade operacional, as iniciativas promovem maior transparência para os acionistas.

Para os administradores, o desafio é identificar padrões obsoletos para criar novas estratégias. A tecnologia é uma importante aliada nesse processo ao promover ferramentas que auxiliam na otimização da gestão. Neste contexto, a Efí Bank, empresa especializada em automação de cobrança, destaca três soluções inteligentes, digitais e escaláveis, que são tendência para otimizar a eficiência financeira das empresas em 2024.

1-  Automatização de cobranças

Utilizar tecnologias que automatizam tarefas diárias, como a gestão de clientes e cobranças, é fundamental para empresas que desejam expandir suas operações, otimizar o tempo e aumentar a eficiência financeira.

Para negócios que lidam com pagamentos recorrentes, como provedores de internet, escolas e condomínios, a automatização também é muito bem-vinda. Ela é capaz de agilizar significativamente o processo de cobrança mensal, garantindo que os recebimentos sejam processados de forma consistente e pontual.

A automatização ainda proporciona maior controle sobre o grupo dos clientes inadimplentes, uma vez que o sistema informa, automaticamente, o status de cada processo de cobrança.

“Para empresas de softwares que lidam com processos de cobrança, a integração de APIs é uma forma de implementar esse fluxo de forma automatizada no sistema. Essa integração impulsiona a capacidade do software, tornando-o mais robusto e eficiente na emissão de cobranças em larga escala”, diz Francisco Carvalho, da Efí Bank.

2-  Régua de cobranças

Uma forma de diminuir o atraso nos pagamentos é utilizar a régua de cobranças, que ajuda a lembrar os clientes sobre suas pendências financeiras. 

A régua de cobrança é uma ferramenta que envia mensagens automáticas para os devedores, alertando sobre os vencimentos e as consequências da inadimplência. Para isso, é possível escolher diferentes formas de comunicação, como e-mails, SMS e WhatsApp.

Trata-se de uma ferramenta muito utilizada por gestores de empresas que operam pagamentos por assinatura, planos e mensalidades. O controle da régua de cobranças pode ser feito tanto manualmente – por meio de um cronograma de mensagens, notificações e contatos – quanto por sistemas automatizados, que permitem personalizar, por exemplo, o tom de cada abordagem de acordo com o tempo de atraso da cobrança.

3-  Conciliação financeira automática

Verificar as centenas de transações bancárias que o extrato de uma conta empresarial reúne diariamente pode ser uma tarefa árdua – e passiva de erros – para qualquer administrador. Este processo pode ser otimizado com a adoção da conciliação financeira automática. A ferramenta permite que o software proprietário consulte todas as movimentações feitas na conta por meio de APIs e consolide seu fluxo diariamente.

A conciliação financeira ajuda a planejar melhor as estratégias, avaliar o fluxo de caixa de forma assertiva, e identificar mais facilmente problemas ou oportunidades de melhoria.

“Para as empresas que lidam com um grande fluxo de dinheiro, a eficiência é essencial para manter o crescimento, e isso depende de ter processos automatizados e seguros. A conciliação financeira é um processo muito importante, mas demorado e delicado, que exige atenção. Então, contar com uma solução que automatiza essas tarefas, além de economizar tempo e dinheiro, evita prejuízos financeiros”, diz Marina Mello, da Efí Bank.

Soluções da Efí Bank

Especializada em automação de cobranças, a Efí Bank se destaca no segmento ao cravar 6 bilhões de transações em suas APIs no ano passado, período em que movimentou R$ 27 bilhões. Há 16 anos no mercado, a empresa atende mais de 400 mil clientes.

Com iniciativas como a emissão de Bolix, que são boletos com código de barras e QR Code Pix, e a Efí Pay – ecossistema de meios de pagamentos integrado na conta PJ – a Efí Bank teve a sua atuação reconhecida publicamente. A empresa foi condecorada com o prêmio Banking Transformation de 2023 na categoria ‘Eficiência Operacional’.

“Esse reconhecimento não apenas reflete a dedicação incansável de nossa equipe, mas também destaca a nossa busca incessante pela otimização de processos e aprimoramento contínuo. Estamos comprometidos em oferecer serviços de alta qualidade e eficiência operacional que superem as expectativas de nossos clientes”, diz Danilo Oliveira, da Efí Bank.


O nosso site usa cookies

Utilizamos cookies e outras tecnologias de medição para melhorar a sua experiência de navegação no nosso site, de forma a mostrar conteúdo personalizado, anúncios direcionados, analisar o tráfego do site e entender de onde vêm os visitantes.

Centro de preferências de cookies

A sua privacidade é importante para nós

Cookies são pequenos arquivos de texto que são armazenados no seu computador quando visita um site. Utilizamos cookies para diversos fins e para aprimorar sua experiência no nosso site (por exemplo, para se lembrar dos detalhes de login da sua conta).

Pode alterar as suas preferências e recusar o armazenamento de certos tipos de cookies no seu computador enquanto navega no nosso site. Pode também remover todos os cookies já armazenados no seu computador, mas lembre-se de que a exclusão de cookies pode impedir o uso de determinadas áreas no nosso site.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são essenciais para fornecer serviços disponíveis no nosso site e permitir que possa usar determinados recursos no nosso site.

Sem estes cookies, não podemos fornecer certos serviços no nosso site.

Cookies funcionais

Estes cookies são usados para fornecer uma experiência mais personalizada no nosso site e para lembrar as escolhas que faz ao usar o nosso site.

Por exemplo, podemos usar cookies de funcionalidade para se lembrar das suas preferências de idioma e/ ou os seus detalhes de login.

Cookies de medição e desempenho

Estes cookies são usados para coletar informações para analisar o tráfego no nosso site e entender como é que os visitantes estão a usar o nosso site.

Por exemplo, estes cookies podem medir fatores como o tempo despendido no site ou as páginas visitadas, isto vai permitir entender como podemos melhorar o nosso site para os utilizadores.

As informações coletadas por meio destes cookies de medição e desempenho não identificam nenhum visitante individual.

Cookies de segmentação e publicidade

Estes cookies são usados para mostrar publicidade que provavelmente lhe pode interessar com base nos seus hábitos e comportamentos de navegação.

Estes cookies, servidos pelo nosso conteúdo e/ ou fornecedores de publicidade, podem combinar as informações coletadas no nosso site com outras informações coletadas independentemente relacionadas com as atividades na rede de sites do seu navegador.

Se optar por remover ou desativar estes cookies de segmentação ou publicidade, ainda verá anúncios, mas estes poderão não ser relevantes para si.

Mais Informações

Para qualquer dúvida sobre a nossa política de cookies e as suas opções, entre em contato conosco.

Para obter mais detalhes, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Contato

Olá,

Chame-nos para conversar!