Utilitários Contábeis

5 características de um líder empresarial carismático


04/09/2015
Brasil
Exame.com

Quando pensamos na figura de um líder, dificilmente não a associamos a um ser carismático, ou seja, alguém com uma capacidade natural de inspirar e influenciar as pessoas a sua volta.

O termo carisma tem origem grega e significa ter a capacidade de agradar, atrair e cativar as pessoas, despertando sua atenção e interesse. Está associado, principalmente, a pessoas com êxito na vida e que se sobressaem devido a uma personalidade forte e impactante.

São várias as competências que nos fazem reconhecer uma pessoa como líder. Dentre elas, podemos, certamente, destacar o carisma como a competência que possibilita um diferencial no âmbito das relações interpessoais.

Líderes carismáticos exercem com maior facilidade poder sobre sua equipe de trabalho, seus pares e também seus superiores. Possuem a habilidade de motivar as pessoas, conduzindo-as e orientando-as a um determinado objetivo a ser atingido, por meio do seu entusiasmo e sua autoconfiança.

Identificamos facilmente algumas características inatas nos líderes que possuem carisma dentro de uma organização:

1 - Saber seduzir e atrair os membros da equipe por meio de uma personalidade enormemente atrativa;

2 - Ser um grande comunicador, unindo a equipe ao seu redor devido ao seu poder natural de persuasão;

3 - Gerar admiração, o que amplia sua capacidade de conduzir as pessoas a atingirem resultados extraordinários;

4 - Possuir autoestima elevada, demonstrando muita segurança em suas ações, mesmo em situações difíceis, pois acredita que poderá superá-las;

5 - Demonstrar uma tendência a assumir riscos, influenciando sua equipe a galgar novos patamares de desempenho e inovação.

Todas essas características são consideradas fundamentais para o sucesso de um líder e sua equipe, porém não podemos esquecer que carisma é um dom, não um valor. Líderes carismáticos são importantes no contexto organizacional quando seus valores são virtuosos e direcionados ao bem-estar de todos a quem influencia.

A história está repleta de líderes que usaram seu carisma apenas para atender a interesses próprios, sem agregar nenhum valor ao meio ou a seus "seguidores".

É importante ressaltar também que ter carisma apenas não é garantia para ser um bom líder. Também é preciso gostar e respeitar profundamente as pessoas como seres autônomos e aptos a fazer suas próprias escolhas.

Texto confeccionado por: Maria Cristina Ortiz


O nosso site usa cookies

Utilizamos cookies e outras tecnologias de medição para melhorar a sua experiência de navegação no nosso site, de forma a mostrar conteúdo personalizado, anúncios direcionados, analisar o tráfego do site e entender de onde vêm os visitantes.

Centro de preferências de cookies

A sua privacidade é importante para nós

Cookies são pequenos arquivos de texto que são armazenados no seu computador quando visita um site. Utilizamos cookies para diversos fins e para aprimorar sua experiência no nosso site (por exemplo, para se lembrar dos detalhes de login da sua conta).

Pode alterar as suas preferências e recusar o armazenamento de certos tipos de cookies no seu computador enquanto navega no nosso site. Pode também remover todos os cookies já armazenados no seu computador, mas lembre-se de que a exclusão de cookies pode impedir o uso de determinadas áreas no nosso site.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são essenciais para fornecer serviços disponíveis no nosso site e permitir que possa usar determinados recursos no nosso site.

Sem estes cookies, não podemos fornecer certos serviços no nosso site.

Cookies funcionais

Estes cookies são usados para fornecer uma experiência mais personalizada no nosso site e para lembrar as escolhas que faz ao usar o nosso site.

Por exemplo, podemos usar cookies de funcionalidade para se lembrar das suas preferências de idioma e/ ou os seus detalhes de login.

Cookies de medição e desempenho

Estes cookies são usados para coletar informações para analisar o tráfego no nosso site e entender como é que os visitantes estão a usar o nosso site.

Por exemplo, estes cookies podem medir fatores como o tempo despendido no site ou as páginas visitadas, isto vai permitir entender como podemos melhorar o nosso site para os utilizadores.

As informações coletadas por meio destes cookies de medição e desempenho não identificam nenhum visitante individual.

Cookies de segmentação e publicidade

Estes cookies são usados para mostrar publicidade que provavelmente lhe pode interessar com base nos seus hábitos e comportamentos de navegação.

Estes cookies, servidos pelo nosso conteúdo e/ ou fornecedores de publicidade, podem combinar as informações coletadas no nosso site com outras informações coletadas independentemente relacionadas com as atividades na rede de sites do seu navegador.

Se optar por remover ou desativar estes cookies de segmentação ou publicidade, ainda verá anúncios, mas estes poderão não ser relevantes para si.

Mais Informações

Para qualquer dúvida sobre a nossa política de cookies e as suas opções, entre em contato conosco.

Para obter mais detalhes, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Contato

Olá,

Chame-nos para conversar!