Utilitários Contábeis

5 conceitos importantes de marketing para contadores


15/05/2015
Brasil
Jornal Contábil

Apesar de alguns contadores e escritórios de contabilidade não darem a devida atenção às estratégias de marketing, essa área fornece grandes contribuições no que diz respeito ao relacionamento com os clientes, parceiros e também com os colaboradores internos.

No artigo de hoje vamos mostrar como o marketing para contadores pode auxiliar o profissional e o seu escritório a se projetarem no mercado e obter maior sucesso com os clientes. Confira agora 5 conceitos de marketing para contadores - e como utilizá-los a favor do seu negócio!

Público-alvo

O conceito de público-alvo está ligado ao mercado no qual sua estrutura, serviços, estratégias de negócios e investimentos em comunicação estarão direcionados. Por exemplo, um salão de beleza em um bairro nobre que oferece serviços sofisticados tem como público-alvo pessoas de classe A e B.

Definir um público-alvo para seus serviços contábeis é importante para que o seu foco esteja bem direcionado. Trabalhar em busca de clientes que possuam vários perfis pode fazer com que você tenha clientes que não sejam rentáveis, não se identifiquem com o seu negócio e faz ainda com que os seus investimentos em comunicação não sejam plenamente eficientes.

Mix de marketing

É uma estratégia de marketing mais conhecida pelos 4 Ps. São eles:

Produto: é o produto que será oferecido no mercado aos clientes. Nesse caso especificamente estamos falando dos serviços contábeis;

Preço: é o preço do seu produto;

Praça: será o seu local de atuação, bem como a disponibilização do seu produto para os clientes;

Promoção: é a comunicação e a divulgação dos seus serviços. Ela tem o propósito de informar e persuadir os seus clientes e prospects sobre o seu produto.

Utilizar a estratégia do mix de marketing para contadores pode ajudar com um maior direcionamento para o seu negócio.

Prospects

Em resumo, podemos dizer que os prospects são os potenciais clientes para o seu negócio. Ou seja, ele ainda não é um cliente, mas é um interessado - e sua equipe estabelecerá estratégias que façam esse prospect se converter em cliente. Por exemplo, qualquer pessoa que entre em uma loja de eletrônicos é um prospect e o atendimento gira em torno de fazer com que a compra seja efetuada. Mas ele só se converte em cliente no momento em que a compra é, de fato, fechada.

A técnica de prospectar deve ser dominada por vendedores para atrair clientes para o negócio, mas pode (e deve) ser incluída na estratégia de marketing para contadores também.

Segmentação de mercado

A segmentação separa o mercado em grupos variados, com características diferentes. Essa estratégia de marketing para contadores auxilia a criar ações de publicidade e comunicação diferentes para cada grupo.

Um contador ou escritório de contabilidade pode ter tanto clientes pequenos como grandes empresas em sua carteira, mas a estratégia utilizada para cada um deles não deve ser a mesma.

Diferenciação

A diferenciação é um conceito muito importante para qualquer empresa e também se aplica a contadores. Ela pode ser definida como um conjunto de vantagens competitivas que diferenciam os serviços de contabilidade de seus concorrentes.

Como vimos, os conceitos de marketing podem facilmente se aplicar ao ramo da contabilidade e fazer com que estratégias de marketing para contadores sejam claramente definidas, deixando seu negócio melhor direcionado, estreitando o relacionamento com os clientes e aumentando as vendas dos serviços.

O que achou do nosso post de hoje? Existe algum conceito que não foi citado aqui, mas é utilizado em seu negócio contábil? Compartilhe suas experiências e opiniões conosco através dos comentários!


O nosso site usa cookies

Utilizamos cookies e outras tecnologias de medição para melhorar a sua experiência de navegação no nosso site, de forma a mostrar conteúdo personalizado, anúncios direcionados, analisar o tráfego do site e entender de onde vêm os visitantes.

Centro de preferências de cookies

A sua privacidade é importante para nós

Cookies são pequenos arquivos de texto que são armazenados no seu computador quando visita um site. Utilizamos cookies para diversos fins e para aprimorar sua experiência no nosso site (por exemplo, para se lembrar dos detalhes de login da sua conta).

Pode alterar as suas preferências e recusar o armazenamento de certos tipos de cookies no seu computador enquanto navega no nosso site. Pode também remover todos os cookies já armazenados no seu computador, mas lembre-se de que a exclusão de cookies pode impedir o uso de determinadas áreas no nosso site.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são essenciais para fornecer serviços disponíveis no nosso site e permitir que possa usar determinados recursos no nosso site.

Sem estes cookies, não podemos fornecer certos serviços no nosso site.

Cookies funcionais

Estes cookies são usados para fornecer uma experiência mais personalizada no nosso site e para lembrar as escolhas que faz ao usar o nosso site.

Por exemplo, podemos usar cookies de funcionalidade para se lembrar das suas preferências de idioma e/ ou os seus detalhes de login.

Cookies de medição e desempenho

Estes cookies são usados para coletar informações para analisar o tráfego no nosso site e entender como é que os visitantes estão a usar o nosso site.

Por exemplo, estes cookies podem medir fatores como o tempo despendido no site ou as páginas visitadas, isto vai permitir entender como podemos melhorar o nosso site para os utilizadores.

As informações coletadas por meio destes cookies de medição e desempenho não identificam nenhum visitante individual.

Cookies de segmentação e publicidade

Estes cookies são usados para mostrar publicidade que provavelmente lhe pode interessar com base nos seus hábitos e comportamentos de navegação.

Estes cookies, servidos pelo nosso conteúdo e/ ou fornecedores de publicidade, podem combinar as informações coletadas no nosso site com outras informações coletadas independentemente relacionadas com as atividades na rede de sites do seu navegador.

Se optar por remover ou desativar estes cookies de segmentação ou publicidade, ainda verá anúncios, mas estes poderão não ser relevantes para si.

Mais Informações

Para qualquer dúvida sobre a nossa política de cookies e as suas opções, entre em contato conosco.

Para obter mais detalhes, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Contato

Olá,

Chame-nos para conversar!