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5 motivos para as empresas investirem em treinamento sobre segurança e proteção de dados


11/04/2024
Brasil
Contábeis

O primeiro passo para o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é dar treinamento para todos os empregados e, também, aos contratados, ou seja, os prestadores de serviço daquele ecossistema.

Isso está disposto no artigo 41, §2°, inciso III, da Lei Geral de Proteção de Dados.

Os treinamentos devem ser periódicos, já que pessoas entram e saem, os processos, produtos e serviços são criados e descontinuados e, isso deve ser objeto de atualização de todas as políticas e do processo de adequação em si.

 

Isso também é determinação da lei constante do artigo 50, §2°, inciso I, letra “h”, da LGPD.

Mas apenas esses argumentos não são suficientes para que a empresa, efetivamente, implemente os treinamentos.

E se eu te disser, contador, que as empresas estão em risco muito maior quando não há treinamento constante?

 

De acordo com o relatório anual de Custo de Violações de Dados, publicado pela conhecida gigante da tecnologia International Business Machines Corp (IBM), o custo médio de uma violação de dados no Brasil caiu para R$ 6,2 milhões em 2023, uma pequena redução na casa dos 4%, em relação ao ano anterior.

Isso se deve ao comprimento da Lei Geral de Proteção de Dados por algumas empresas.

Por que digo para algumas empresas? Porque dos 21,3 milhões de CNPJs ativos hoje no Brasil, números publicados pelo gov.br, poucas já se adequaram ou estão em adequação à LGPD e isso já impactou positivamente nos números do Brasil, em detrimento dos números globais da América Latina que aumentaram 18% de 2023 em relação a 2022.

O mesmo estudo citado acima mostra que 60% das invasões acontecem por engenharia social, por meio de links, anexos, que geram no empregado ou contratado o desejo de apertá-lo, seja por medo, seja por curiosidade, seja por ganância. Já escrevemos outro artigo sobre o tema, acesse aqui para conhecer. 

Assim, temos cinco motivos para dar treinamento sobre proteção de dados e privacidade:

  1. Redução do custo com ocorrência de violações;
  2. Comprimento da Lei Geral de Proteção de Dados;
  3. Aumentar a consciência de cuidado dos empregados e contratados ou receber um link, ou um arquivo;
  4. Redução de custo com segurança;
  5. Aumento do valor da marca.

Cada dia que as empresas no Brasil se conscientizam e conscientizam seus empregados e contratados, menores serão os números do Brasil em relação às violações.

Lembrando que o Brasil é um dos países mais atacados no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, por isso a proteção dos dados, o comprimento à Lei Geral de Proteção de Dados e a conscientização, mediante treinamentos, são tão importantes nesse cenário.


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