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6 coisas que você precisa saber para não jogar sua imagem profissional no lixo


29/07/2015
Brasil
Portal Administradores

Sua imagem profissional é algo valioso. No mundo dos negócios, uma mancha na imagem que você passa como profissional para seus clientes é parte do valor implícito do seu produto ou marca. "Pode parecer um tanto injusto julgar uma pessoa pela aparência e comportamento em vez de fazê-lo exclusivamente pelo desempenho, mas, em muitos ambientes profissionais, os julgamentos sobre as pessoas são feitos com base na imagem profissional que elas exibem como resultadoda aparência e comportamento", explica a consultora Ann A. Cooper em seu livro "Imagem Profissional".

1. Código de vestimenta

Por mais clichê que seja alertar sobre a forma como você se apresenta fisicamente dentro do ambiente profissional, nunca é demais relembrar que em situações como um encontro com um potencial cliente nem sempre haverá tempo para mudar as primeiras impressões que ele têm de você como profissional. E essas primeiras impressões, geralmente, vêm da forma como você aparenta fisicamente. "A vestimenta profissional é a sua embalagem. As pessoas com as quais você interage todos os dias vêem essa embalagem e fazem julgamentos a seu respeito. Às vezes, elas têm a oportunidade de mudar de opinião após conhecer alguém, ou alguma coisa, um pouco melhor, mas, inicialmente, é a aparência que costuma determinar as primeiras impressões", alerta Ann A. Cooper.

Ann alerta ainda que o seu futuro profissional também depende de como você se veste dentro da empresa, embora a maioria dessas avaliações aconteçam a nível subconsciente. "À medida que você progride na carreira, os empregadores continuam a avaliar sua imagem profissional quando o consideram para promoções e posições que exigem mais responsabilidade", diz Cooper.

Para a autora, a forma com que você se veste para o trabalho deve seguir algumas regras básicas:

a) Ser coerente com os outros profissionais da organização;

b) Confortável e com caimento apropriado;

c) Não ofensiva aos outros e que não atraia atenção negativa

d) Bem cuidada e limpa;

e) Apropriada para a ocasião;

f) Coordenada para criar uma aparência apropriada.

2. Falar corretamente

A comunicação oral é um fator importante no mundo dos negócios. Por mais imerso em tecnologia que esteja sua empresa, em algum momento um contato "real" vai ser estabelecido entre você e o seu cliente, exigindo que você saiba se comunicar adequadamente para a situação. Além do domínio da sua língua nativa, para não cometer erros grotescos de gramática, é necessário práticas de dialética para não fazer feio. Como Ann A. Cooper diz em seu livro: falar corretamente envolve muitos componentes.

Confira as dicas:

a) Use a dicção apropriada;

b) Utilize a língua corretamente;

c) Evite gírias e acrônimos;

d) Fale com confiança;

e) Comunique-se com clareza, concisão e precisão.

Ninguém gosta de esperar. Se você está fazendo o seu cliente esperar, saiba que nessa situação só quem tem a perder é você. O cliente pode acabar irritado com os atrasos, sua empresa perderá a oportunidade de fechar o negócio, além disso você pode ficar conhecido como alguém que não cumpre com os compromissos. "O profissional deve ser organizado e estar preparado para as reuniões, deve chegar aos compromissos alguns minutos antes da hora combinada e receber os clientes na hora marcada. Isso mostra respeito pelos outros e pelo tempo deles", aconselha Cooper.

3. Pontualidade

Ninguém gosta de esperar. Se você está fazendo o seu cliente esperar, saiba que nessa situação só quem tem a perder é você. O cliente pode acabar irritado com os atrasos, sua empresa perderá a oportunidade de fechar o negócio, além disso você pode ficar conhecido como alguém que não cumpre com os compromissos. "O profissional deve ser organizado e estar preparado para as reuniões, deve chegar aos compromissos alguns minutos antes da hora combinada e receber os clientes na hora marcada. Isso mostra respeito pelos outros e pelo tempo deles", aconselha Cooper.

4. Relacionamentos com colegas de trabalho

Ann Cooper aconselha que a relação com os colegas de trabalho seja resumida às questões profissionais, evitando assim que incômodos sejam criados dentro da empresa. "Não é apropriado namorar pessoas que estão em sua área imediata de trabalho. Isso pode causar uma série de problemas no trabalho, mesmo sob as melhores circunstâncias, e pode se transformar em um desastre profissional se o relacionamento não der certo", alerta.

5. Bom ouvinte

Saber ouvir é uma parte indispensável para manter sua imagem profissional, porém que é frequentemente negligenciado no processo de comunicação. Stephen Covey em seu livro "Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes" afirma que jamais poderemos de fato entender uma pessoa ou a mensagem que ela transmite se não aprendermos a ouvir com eficácia. "O ato de ouvir envolve o entendimento do que está sendo dito e do que não está. Ouvir transmite a idéia de que você se importa com o ciclo total da comunicação", fala Ann Cooper.

A consultora compartilha ainda diretrizes para se tornar um ouvinte melhor. "Reconheça a importância do ato de ouvir no ciclo da comunicação, dê atenção total a quem está falando, sem interrompê-lo até que tenha terminado e esteja atento à linguagem corporal, pois esta pode ter outros significados".

6. Aceitando críticas

Um bom profissional não é aquele que se acha autosuficiente e que pode fazer tudo sozinho, mas o que aprecia a ajuda dos colegas de trabalho e utiliza esses conselhos para ser ainda melhor. Sempre tentamos proteger o nosso trabalho, portanto quando alguém comenta algo, mesmo que com boas intenções, sobre suas tarefas, a nossa primeira reação é tentar defender. Porém é necessário que você esteja aberto aos comentários dos colegas: uma visão de fora pode ser útil para tornar um bom projeto em algo melhor ainda. "Evite receber a crítica como um ataque pessoal, em vez disso, considere-a um feedback sobre um trabalho ou tarefa. Ouça cuidadosamente o que está sendo dito para conseguir corrigir a situação no futuro", aconselha Cooper.


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