Utilitários Contábeis

7 dicas para implementar inteligência artificial no seu negócio


16/05/2024
Brasil
Revista PEGN

O último ano foi transformador para o mercado de inteligência artificial. O setor foi impulsionado pela chegada do ChatGPT – que ganha agora mais funcionalidades, com o lançamento do modelo GPT-4o – e também atraiu a atenção de outras empresas, interessadas tanto em desenvolver quanto em utilizar IA.

Apesar da sua popularidade, a inteligência artificial generativa é apenas uma das possibilidades da tecnologia. Há ferramentas capazes de executar funções que vão da automação de tarefas até a análise de dados – e cabe às empresas analisar a melhor forma de adotar a inovação no seu contexto.

A seguir, confira 7 dicas para ter acesso ao implementar inteligência artificial no seu negócio:

 

1- Faça um diagnóstico

 

Identifique em que áreas da empresa a inteligência artificial pode trazer benefícios significativos. Analise que tarefas repetitivas você gostaria que fossem automatizadas ou onde a análise preditiva poderia ser útil.

 

2- Identifique oportunidades

 

Conheça as ferramentas de IA disponíveis para o tamanho do seu negócio e complemente o diagnóstico com as que possam trazer ganhos incrementais – e que talvez você nem imaginasse que seria possível.

Saiba mais
IA já é parte da rotina de 7 em cada 10 micro, pequenas e médias empresas
7 formas de utilizar o ChatGPT para facilitar o trabalho e economizar tempo

 

3- Avalie os recursos disponíveis

 

Para escolher a ferramenta mais adequada, considere a estrutura da empresa, o conjunto de dados aos quais ela já tem acesso, o orçamento e as habilidades da equipe (e eventuais gastos com treinamento).

 

4- Converse com o time

 

Garanta que todos estejam cientes de riscos, como a necessidade de revisar e complementar serviços ou produtos gerados por IA. É possível discutir as ameaças e as oportunidades para o negócio e elaborar um manual de uso (estabelecendo, por exemplo, que o funcionário deve alertar sobre a adoção de novas ferramentas). Se necessário, afaste o medo de que a tecnologia reduzirá a equipe.

 

5- Estabeleça objetivos

 

Metas claras, quantitativas ou qualitativas, vão ajudar a avaliar os resultados durante um período de teste. Por exemplo, redução do tempo na execução de determinada ação ou maior satisfação dos clientes no pós-venda.

 

 

6- Escolha as soluções

 

Independentemente se a empresa for desenvolver modelos internamente, contratar uma equipe para isso ou buscar soluções prontas, promova uma transição suave entre a ação humana e a da máquina, com supervisão. Estabeleça horários ou áreas de teste, ou crie um projeto-piloto.

 

7- Mensure os resultados

 

Além dos dados quantitativos, ouça clientes e funcionários (pode ser com a ajuda da IA) sobre o impacto e o que ainda precisa ser ajustado. A partir daqui, é possível voltar à primeira etapa a cada seis meses, identificar o que há de novo no mercado e pensar em incrementar o negócio com novas ferramentas.


O nosso site usa cookies

Utilizamos cookies e outras tecnologias de medição para melhorar a sua experiência de navegação no nosso site, de forma a mostrar conteúdo personalizado, anúncios direcionados, analisar o tráfego do site e entender de onde vêm os visitantes.

Centro de preferências de cookies

A sua privacidade é importante para nós

Cookies são pequenos arquivos de texto que são armazenados no seu computador quando visita um site. Utilizamos cookies para diversos fins e para aprimorar sua experiência no nosso site (por exemplo, para se lembrar dos detalhes de login da sua conta).

Pode alterar as suas preferências e recusar o armazenamento de certos tipos de cookies no seu computador enquanto navega no nosso site. Pode também remover todos os cookies já armazenados no seu computador, mas lembre-se de que a exclusão de cookies pode impedir o uso de determinadas áreas no nosso site.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são essenciais para fornecer serviços disponíveis no nosso site e permitir que possa usar determinados recursos no nosso site.

Sem estes cookies, não podemos fornecer certos serviços no nosso site.

Cookies funcionais

Estes cookies são usados para fornecer uma experiência mais personalizada no nosso site e para lembrar as escolhas que faz ao usar o nosso site.

Por exemplo, podemos usar cookies de funcionalidade para se lembrar das suas preferências de idioma e/ ou os seus detalhes de login.

Cookies de medição e desempenho

Estes cookies são usados para coletar informações para analisar o tráfego no nosso site e entender como é que os visitantes estão a usar o nosso site.

Por exemplo, estes cookies podem medir fatores como o tempo despendido no site ou as páginas visitadas, isto vai permitir entender como podemos melhorar o nosso site para os utilizadores.

As informações coletadas por meio destes cookies de medição e desempenho não identificam nenhum visitante individual.

Cookies de segmentação e publicidade

Estes cookies são usados para mostrar publicidade que provavelmente lhe pode interessar com base nos seus hábitos e comportamentos de navegação.

Estes cookies, servidos pelo nosso conteúdo e/ ou fornecedores de publicidade, podem combinar as informações coletadas no nosso site com outras informações coletadas independentemente relacionadas com as atividades na rede de sites do seu navegador.

Se optar por remover ou desativar estes cookies de segmentação ou publicidade, ainda verá anúncios, mas estes poderão não ser relevantes para si.

Mais Informações

Para qualquer dúvida sobre a nossa política de cookies e as suas opções, entre em contato conosco.

Para obter mais detalhes, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Contato

Olá,

Chame-nos para conversar!