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7 dicas para implementar inteligência artificial no seu negócio
O último ano foi transformador para o mercado de inteligência artificial. O setor foi impulsionado pela chegada do ChatGPT – que ganha agora mais funcionalidades, com o lançamento do modelo GPT-4o – e também atraiu a atenção de outras empresas, interessadas tanto em desenvolver quanto em utilizar IA.
Apesar da sua popularidade, a inteligência artificial generativa é apenas uma das possibilidades da tecnologia. Há ferramentas capazes de executar funções que vão da automação de tarefas até a análise de dados – e cabe às empresas analisar a melhor forma de adotar a inovação no seu contexto.
A seguir, confira 7 dicas para ter acesso ao implementar inteligência artificial no seu negócio:
1- Faça um diagnóstico
Identifique em que áreas da empresa a inteligência artificial pode trazer benefícios significativos. Analise que tarefas repetitivas você gostaria que fossem automatizadas ou onde a análise preditiva poderia ser útil.
2- Identifique oportunidades
Conheça as ferramentas de IA disponíveis para o tamanho do seu negócio e complemente o diagnóstico com as que possam trazer ganhos incrementais – e que talvez você nem imaginasse que seria possível.
3- Avalie os recursos disponíveis
Para escolher a ferramenta mais adequada, considere a estrutura da empresa, o conjunto de dados aos quais ela já tem acesso, o orçamento e as habilidades da equipe (e eventuais gastos com treinamento).
4- Converse com o time
Garanta que todos estejam cientes de riscos, como a necessidade de revisar e complementar serviços ou produtos gerados por IA. É possível discutir as ameaças e as oportunidades para o negócio e elaborar um manual de uso (estabelecendo, por exemplo, que o funcionário deve alertar sobre a adoção de novas ferramentas). Se necessário, afaste o medo de que a tecnologia reduzirá a equipe.
5- Estabeleça objetivos
Metas claras, quantitativas ou qualitativas, vão ajudar a avaliar os resultados durante um período de teste. Por exemplo, redução do tempo na execução de determinada ação ou maior satisfação dos clientes no pós-venda.
6- Escolha as soluções
Independentemente se a empresa for desenvolver modelos internamente, contratar uma equipe para isso ou buscar soluções prontas, promova uma transição suave entre a ação humana e a da máquina, com supervisão. Estabeleça horários ou áreas de teste, ou crie um projeto-piloto.
7- Mensure os resultados
Além dos dados quantitativos, ouça clientes e funcionários (pode ser com a ajuda da IA) sobre o impacto e o que ainda precisa ser ajustado. A partir daqui, é possível voltar à primeira etapa a cada seis meses, identificar o que há de novo no mercado e pensar em incrementar o negócio com novas ferramentas.
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