Utilitários Contábeis

74% das micro, pequenas e médias empresas do Brasil já usam IA


23/04/2024
Brasil
Correio Braziliense

A inteligência artificial (IA) tem sido amplamente utilizada para aprimorar a gestão de negócios e a eficiência de processos de diversos segmentos. Um relatório do Boston Consulting Group mostra que mais da metade (51%) das organizações que usam inteligência artificial na América Latina conseguiram lucrar com a tecnologia. O estudo também mostra que a maior parte das organizações dessa região está usando IA para desenvolver novas maneiras de gerar valor e na melhoria de processos já existentes.

Diante do aumento de iniciativas para implementar a inteligência artificial no dia a dia da sociedade, novas estratégias e ferramentas são construídas para expandir, ainda mais, as habilidades relacionadas às inteligências artificiais. Esse será o tema do evento “Inteligência artificial e as novas tecnologias: os impactos no mercado brasileiro”, promovido pelo Correio, no dia 30 de abril.

No Brasil, há um crescente interesse na adoção de tecnologias de IA por micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) de diferentes segmentos econômicos, segundo um estudo recente realizado pela Edelman Comunicação, a pedido da Microsoft. Com base nas respostas de líderes empresariais, o levantamento aponta que a maioria das MPMEs (74%) está utilizando IA com frequência ou constantemente, enquanto 90% estão em vias de adotar a tecnologia em suas operações.

A pesquisa anual expandiu seu foco para a inteligência artificial investigando tendências, desafios e oportunidades dentro deste campo em constante mudança. Com isso, a conclusão foi de que as principais motivações das empresas em investir em IA foram: melhorar a experiência do cliente (61%), ganho de eficiência, produtividade e agilidade (54%), e garantir a continuidade do negócio (46%). A maioria das empresas pesquisadas disseram usar IA como assistentes virtuais para atendimento ao cliente (69%).

A segunda forma de aplicação mais comum da IA para empresas, segundo a pesquisa, é como uma ferramenta para agilizar o trabalho (64%) e 43% já estão usando para gerar conteúdo de textos ou imagens. Para o mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB), Carlos Jacobino, no futuro, as empresas se dividirão em dois grupos distintos: aquelas que adotam a IA e aquelas que ficaram para trás no mercado. “As organizações bem-sucedidas estão dedicando recursos significativos à atração de talentos e à implementação de aplicativos de IA.

Essas empresas estão investindo com antecedência em soluções de inteligência artificial. Elas serão mais competitivas no médio e longo prazo. No entanto, as empresas que atuarem sem investir em IA não serão capazes de concorrer no mercado”, explica Jacobino. Diante deste cenário, percebe-se que a inteligência artificial tem um enorme potencial de gerar benefícios.

Entre as principais vantagens de implementar essa tecnologia em um negócio estão o aumento dos lucros, crescimento sustentável, melhoria na tomada de decisões financeiras e construção de uma marca responsável. Empresas De acordo com a pesquisa, a inteligência artificial pode ser uma forte aliada para entender o comportamento do consumidor e prever tendências. O especialista em tecnologia afirmou que é a partir dessa análise que se torna possível traçar estratégias para vender produtos e serviços de forma mais assertiva.

“A IA tem a capacidade de analisar altos volumes de dados e gerar insights necessários. Isso permite que as empresas ajustem suas estratégias de negócios de maneira mais precisa e rápida, respondendo às demandas do mercado de forma proativa e personalizada e, assim, aumentem os seus lucros”, explicou.

Nos quesitos crescimento sustentável e melhoria na tomada de decisões financeiras, dois aspectos são fundamentais: cuidado com o meio ambiente e boa saúde financeira para a empresa viver no longo prazo.

De maneiras diferentes, em ambos os casos, a IA pode apoiar para chegar a cada objetivo. No primeiro, a inteligência artificial consegue, por exemplo, identificar áreas de ineficiência nos processos de negócios e fornecer insights para melhorias, promovendo a sustentabilidade operacional a longo prazo. Já no segundo, a tecnologia pode funcionar como uma parceira estratégica para a tomada de decisão baseada em dados sobre investimentos, novos produtos e alocação de verbas, por exemplo.


O nosso site usa cookies

Utilizamos cookies e outras tecnologias de medição para melhorar a sua experiência de navegação no nosso site, de forma a mostrar conteúdo personalizado, anúncios direcionados, analisar o tráfego do site e entender de onde vêm os visitantes.

Centro de preferências de cookies

A sua privacidade é importante para nós

Cookies são pequenos arquivos de texto que são armazenados no seu computador quando visita um site. Utilizamos cookies para diversos fins e para aprimorar sua experiência no nosso site (por exemplo, para se lembrar dos detalhes de login da sua conta).

Pode alterar as suas preferências e recusar o armazenamento de certos tipos de cookies no seu computador enquanto navega no nosso site. Pode também remover todos os cookies já armazenados no seu computador, mas lembre-se de que a exclusão de cookies pode impedir o uso de determinadas áreas no nosso site.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são essenciais para fornecer serviços disponíveis no nosso site e permitir que possa usar determinados recursos no nosso site.

Sem estes cookies, não podemos fornecer certos serviços no nosso site.

Cookies funcionais

Estes cookies são usados para fornecer uma experiência mais personalizada no nosso site e para lembrar as escolhas que faz ao usar o nosso site.

Por exemplo, podemos usar cookies de funcionalidade para se lembrar das suas preferências de idioma e/ ou os seus detalhes de login.

Cookies de medição e desempenho

Estes cookies são usados para coletar informações para analisar o tráfego no nosso site e entender como é que os visitantes estão a usar o nosso site.

Por exemplo, estes cookies podem medir fatores como o tempo despendido no site ou as páginas visitadas, isto vai permitir entender como podemos melhorar o nosso site para os utilizadores.

As informações coletadas por meio destes cookies de medição e desempenho não identificam nenhum visitante individual.

Cookies de segmentação e publicidade

Estes cookies são usados para mostrar publicidade que provavelmente lhe pode interessar com base nos seus hábitos e comportamentos de navegação.

Estes cookies, servidos pelo nosso conteúdo e/ ou fornecedores de publicidade, podem combinar as informações coletadas no nosso site com outras informações coletadas independentemente relacionadas com as atividades na rede de sites do seu navegador.

Se optar por remover ou desativar estes cookies de segmentação ou publicidade, ainda verá anúncios, mas estes poderão não ser relevantes para si.

Mais Informações

Para qualquer dúvida sobre a nossa política de cookies e as suas opções, entre em contato conosco.

Para obter mais detalhes, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Contato