Utilitários Contábeis

Capacidade de adaptação é questão de sobrevivência para pequenas empresas


16/07/2015
Brasil
Jornal do Commercio

Instabilidade na economia trouxe com ela índices desanimadores de crescimento do País, desemprego e endividamento. Há, porém, uma perspectiva diferente para se enxergar a crise. A dificuldade traz consigo a necessidade de adaptação e renovação, essenciais para o sucesso de um negócio. Menores e com maior proximidade dos seus consumidores, as micro e pequenas empresas levam vantagem nesse aspecto, mesmo em tempos de crise.

"A relação com os clientes de uma empresa pequena é totalmente diferente. Há uma resposta mais direta do gestor quando ocorre uma mudança das necessidades do cliente. Isso possibilita novos arranjos de forma muito mais ágil que em uma grande empresa", avalia o superintendente do Sebrae em Pernambuco, Oswaldo Ramos.

Mas como exatamente o empreendedor pode enfrentar a crise? Para Oswaldo Ramos, o essencial é ficar ainda mais atento às contas da empresa e investir na qualidade no diferencial do produto.

As saídas para a crise - numa perspectiva mais ampla - são o tema do programa Cidade Viva de hoje, transmitido ao vivo das 15h30 às 16h30 pelo Portal NE10 e todos os sites dos veículos do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. Participam do debate o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Thiago Norões; o consultor Francisco Cunha e o gerente do Sebrae Alexandre Alves, além do colunista do JC, Giovani Sandes.

O superintendente do Sebrae ainda destaca que, por ter um alcance mais restrito que grandes empresas, os pequenos empreendedores acabam tendo um papel fundamental no desenvolvimento da comunidade, com geração de emprego e renda. Pensando nisso, o Sebrae vai lançar no Estado no próximo mês a campanha Compre da pequena empresa, com o intuito de mostrar ao público as vantagens de se manter esse nicho aquecido.

DESEMPREGO

O secretário executivo de Micro e Pequena Empresa e Fomento ao Empreendedorismo de Pernambuco, João Freire, no momento que perdem o emprego, muitas pessoas recorrem a um negócio próprio. "Muita gente se volta para o negócio da família ou decide investir em alguma atividade que não era tratada até então como uma oportunidade. Para todas as micro e pequenas empresas, o desafio é dar mais qualidade ao produto, inovar e ter qualidade em gestão", defende.

Para conseguir fortalecer o produto e se destacar depois que a crise passar, o empreendedor precisa também estar atento às oportunidades de capacitação. "A qualificação tem que ser permanente. O próprio mercado se moderniza, muda, mas é preciso acompanhar essas mudanças", recomenda João Freire.


O nosso site usa cookies

Utilizamos cookies e outras tecnologias de medição para melhorar a sua experiência de navegação no nosso site, de forma a mostrar conteúdo personalizado, anúncios direcionados, analisar o tráfego do site e entender de onde vêm os visitantes.

Centro de preferências de cookies

A sua privacidade é importante para nós

Cookies são pequenos arquivos de texto que são armazenados no seu computador quando visita um site. Utilizamos cookies para diversos fins e para aprimorar sua experiência no nosso site (por exemplo, para se lembrar dos detalhes de login da sua conta).

Pode alterar as suas preferências e recusar o armazenamento de certos tipos de cookies no seu computador enquanto navega no nosso site. Pode também remover todos os cookies já armazenados no seu computador, mas lembre-se de que a exclusão de cookies pode impedir o uso de determinadas áreas no nosso site.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são essenciais para fornecer serviços disponíveis no nosso site e permitir que possa usar determinados recursos no nosso site.

Sem estes cookies, não podemos fornecer certos serviços no nosso site.

Cookies funcionais

Estes cookies são usados para fornecer uma experiência mais personalizada no nosso site e para lembrar as escolhas que faz ao usar o nosso site.

Por exemplo, podemos usar cookies de funcionalidade para se lembrar das suas preferências de idioma e/ ou os seus detalhes de login.

Cookies de medição e desempenho

Estes cookies são usados para coletar informações para analisar o tráfego no nosso site e entender como é que os visitantes estão a usar o nosso site.

Por exemplo, estes cookies podem medir fatores como o tempo despendido no site ou as páginas visitadas, isto vai permitir entender como podemos melhorar o nosso site para os utilizadores.

As informações coletadas por meio destes cookies de medição e desempenho não identificam nenhum visitante individual.

Cookies de segmentação e publicidade

Estes cookies são usados para mostrar publicidade que provavelmente lhe pode interessar com base nos seus hábitos e comportamentos de navegação.

Estes cookies, servidos pelo nosso conteúdo e/ ou fornecedores de publicidade, podem combinar as informações coletadas no nosso site com outras informações coletadas independentemente relacionadas com as atividades na rede de sites do seu navegador.

Se optar por remover ou desativar estes cookies de segmentação ou publicidade, ainda verá anúncios, mas estes poderão não ser relevantes para si.

Mais Informações

Para qualquer dúvida sobre a nossa política de cookies e as suas opções, entre em contato conosco.

Para obter mais detalhes, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Contato

Olá,

Chame-nos para conversar!