Utilitários Contábeis

CARREIRA - Ainda é possível reter talentos com tanta competitividade? A era da experiência garante que sim


18/05/2021
Brasil
Administradores

Reconhecer talentos, premiar, bonificar, recompensar e reter. As empresas buscam constantemente formas para manter bons colaboradores, uma vez que a concorrência está cada vez mais acirrada no mercado corporativo. Mas já com diversas ações comumente adotadas pelos gestores de RH, que vão desde presentear com eletrodomésticos a garantir cursos profissionalizantes, será que ainda é possível se destacar nesse universo?

Se você já ouviu falar na era da personalização e, principalmente, da experiência, já deve imaginar a resposta. O público interno sempre será tão ou até mais valioso que o público externo, para qualquer marca e segmento de atuação. E por que estamos na era de promover experiências incríveis aos nossos clientes, mas ainda não levamos isso também aos nossos colaboradores?

Uma pesquisa realizada em Nova York, Estados Unidos, pela Universidade de Cornell, identificou que pessoas que investem em novas vivências são mais felizes, isso porque nesse caso a felicidade aumenta conforme o tempo, ao contrário do que acontece com uma aquisição, por exemplo, que é momentânea.

Assim sendo, um colaborador é ainda mais feliz quando vive uma experiência com pessoas que ama do que quando realiza algum curso profissionalizante, ganha um presente específico ou até mesmo um dinheiro extra, que tendem a ter um efeito de curto prazo.

A pesquisa "O real impacto do talento", feita em 2018 pelo Sebrae e a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), que analisou 1.927 corporações, identificou que o sucesso de uma empresa está diretamente ligado ao quanto ela investe em valorização, engajamento e desenvolvimento do seu time. Cerca de 70% das empresas com menor sucesso no mercado que responderam ao estudo não investem em ações que garantem mais felicidade ao colaborador.

Ou seja, a melhor forma de se manter competitivo no mercado, reter e manter os talentos, é valorizá-los. E nada é tão valioso quanto a felicidade e o bem-estar, principalmente no meio corporativo e em tempos tão difíceis. Sendo assim, o momento agora é de investir em experiências! E não só aquelas que envolvam o time, mas que se estendam às pessoas que eles mais amam e mais enxergam valor em vivenciar bons momentos.

Chegou a hora de customizar, adaptar produtos também para o público interno, entendendo que a felicidade plena de cada um dos colaboradores está diretamente ligada ao bem-estar coletivo, a produtividade e ao bom desempenho da empresa perante o mercado. E para se destacar e manter os talentos é preciso fugir do comum e do básico, levando em consideração as experiências, de forma a entregar mais valor ao time.

 


O nosso site usa cookies

Utilizamos cookies e outras tecnologias de medição para melhorar a sua experiência de navegação no nosso site, de forma a mostrar conteúdo personalizado, anúncios direcionados, analisar o tráfego do site e entender de onde vêm os visitantes.

Centro de preferências de cookies

A sua privacidade é importante para nós

Cookies são pequenos arquivos de texto que são armazenados no seu computador quando visita um site. Utilizamos cookies para diversos fins e para aprimorar sua experiência no nosso site (por exemplo, para se lembrar dos detalhes de login da sua conta).

Pode alterar as suas preferências e recusar o armazenamento de certos tipos de cookies no seu computador enquanto navega no nosso site. Pode também remover todos os cookies já armazenados no seu computador, mas lembre-se de que a exclusão de cookies pode impedir o uso de determinadas áreas no nosso site.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são essenciais para fornecer serviços disponíveis no nosso site e permitir que possa usar determinados recursos no nosso site.

Sem estes cookies, não podemos fornecer certos serviços no nosso site.

Cookies funcionais

Estes cookies são usados para fornecer uma experiência mais personalizada no nosso site e para lembrar as escolhas que faz ao usar o nosso site.

Por exemplo, podemos usar cookies de funcionalidade para se lembrar das suas preferências de idioma e/ ou os seus detalhes de login.

Cookies de medição e desempenho

Estes cookies são usados para coletar informações para analisar o tráfego no nosso site e entender como é que os visitantes estão a usar o nosso site.

Por exemplo, estes cookies podem medir fatores como o tempo despendido no site ou as páginas visitadas, isto vai permitir entender como podemos melhorar o nosso site para os utilizadores.

As informações coletadas por meio destes cookies de medição e desempenho não identificam nenhum visitante individual.

Cookies de segmentação e publicidade

Estes cookies são usados para mostrar publicidade que provavelmente lhe pode interessar com base nos seus hábitos e comportamentos de navegação.

Estes cookies, servidos pelo nosso conteúdo e/ ou fornecedores de publicidade, podem combinar as informações coletadas no nosso site com outras informações coletadas independentemente relacionadas com as atividades na rede de sites do seu navegador.

Se optar por remover ou desativar estes cookies de segmentação ou publicidade, ainda verá anúncios, mas estes poderão não ser relevantes para si.

Mais Informações

Para qualquer dúvida sobre a nossa política de cookies e as suas opções, entre em contato conosco.

Para obter mais detalhes, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Contato