Utilitários Contábeis

Chatbot humanizado e seu poder de conversão em vendas


25/04/2024
Brasil
Diário do Comércio

Há quase dez anos, a rede Whole Foods, nos Estados Unidos, colocou no ar uma novidade, um chatbot que recomendava receitas saudáveis a partir de ingredientes indicados pelo próprio cliente. Ao interagir com a loja por meio do Messenger do Facebook, o cliente inseria uma palavra-chave ou um emoji de algum alimento e recebia como resposta uma dica culinária, ou melhor, uma receita.

A ação encantou os consumidores. Fez com que descobrissem novas maneiras de uso para os alimentos que já costumavam comprar e, claro, os levou a adquirir produtos que antes nem sequer notavam nas prateleiras.

De lá pra cá, em uma verdadeira trajetória de inovação, várias ferramentas tecnológicas passaram a ser incorporadas no dia a dia do varejo, mas o chatbot continua a ser estratégico para os comerciantes.

A edição mais recente do Mapa do Ecossistema de Bots, divulgada no fim de 2023, indica que há pelo menos 144 mil chatbots em atividade em diversas áreas no Brasil. O número representa um aumento de 148% em um ano.

O volume mensal de mensagens trocadas entre bots e consumidores finais, por outro lado, cresceu a uma velocidade menor, passando de 4,5 bilhões para 6,9 bilhões nesse intervalo – aumento de 31%. Em média, cada bot em operação conversa com 1,4 mil pessoas diferentes e troca 48 mil mensagens mensalmente.

O atendimento ao cliente continua sendo a finalidade mais comum, apontado por 64% dos desenvolvedores no país.

Para Nathalia Oliveira, gerente de experiência do cliente da Kopenhagen, tecnologias voltadas à experiência do consumidor ajudam na construção de relacionamentos mais fortes e duradouros com a base de clientes.

Na Kopenhagen, segundo a executiva, as vendas digitais já representam 40% do total. São comercializações muitas vezes intermediadas por chatbots para atendimento instantâneo e personalizado e aplicativos com recursos para compras on-line.

Além disso, esse tipo de tecnologia de análise de dados também norteia a companhia em rastreamento de pedidos, comunicações e notificações personalizadas, além de ofertas e campanhas exclusivas para os clientes do programa de fidelidade.

No caso da Kopenhagen, Nathalia explica que o chatbot é um canal estratégico que oferece agilidade e suporte eficiente aos clientes a qualquer hora do dia ou da noite com assistência imediata.

No entanto, não é qualquer atendimento robotizado que dá conta das demandas dos clientes. Para ter como resultado um diálogo natural, ágil e intuitivo, é preciso criar um chatbot humanizado. Essa abordagem personalizada se dá por meio das tecnologias de inteligência artificial (IA) que permitem melhorias como, por exemplo, definir a entonação e a personalidade que cada chat irá utilizar para conversar com as pessoas.

Definir um tom de voz amigável, mais informal, inserir emojis na conversa, ter uma persona digital, como é o caso da Lu, do Magazine Luiza, e da Nat, da Natura, que têm rostos bem definidos, são passos importantes para construir essa interação.

"O atendimento humanizado é uma marca da Kopenhagen e, por isso, a experiência tecnológica precisa ter essa premissa para manter a essência da marca", diz Nathalia.

O que vem na sequência é uma avaliação profunda de todos os dados que a empresa já possui sobre a linguagem e demandas dos seus clientes para, finalmente, configurar o chatbot para responder às principais dúvidas que o atendimento recebe.

E de tempos em tempos, o chatbot vai recebendo novos ajustes com base nos relatórios de atendimentos gerados e pela análise dos números de satisfação e possíveis insatisfações dos clientes.

EVOLUÇÃO

Marcelo Salgado, consultor de pós-venda, recorda que quando o Facebook lançou a sua plataforma, em 2016, havia um grande entusiasmo em torno dos bots e de como eles faziam absolutamente tudo sem auxílio humano.

Nessa mesma época, o atendimento ao consumidor via chatbot apenas replicava os antigos menus de relacionamento por telefone. As pessoas se viam limitadas a uma lista de opções, nada satisfatórias, que costumavam deixá-las frustradas e, na maioria das vezes, sem desfecho positivo.

Hoje, por meio do Deep Learning (algoritmo modelado para funcionar como o cérebro humano) é possível ao chat entender a comunicação humana, mesmo com erros de português do interlocutor. Esse fenômeno possibilita que pessoas de diferentes classes sociais, idades e níveis educacionais sintam-se compreendidas pelo atendente virtual.

Ainda sujeito a erros e informações falsas, Salgado explica que quando recebem um estímulo, os chatbots analisam os padrões nesse vasto corpo de informações para prever o que um ser humano provavelmente diria naquela situação. As respostas são cuidadosamente refinadas por engenheiros humanos, que conduzem os chatbots para que forneçam respostas úteis e mais naturais.

O especialista lembra também que, além de comodidade, os consumidores buscam experiências e estão se adaptando bem ao comércio conversacional, que promove vendas pelas redes sociais ou websites por meio da troca de mensagens com esses chats. Tudo em tempo real, ágil e com comunicação fluida.

Os números do estudo CX Trends 2024, da Zendesk, confirmam esse comportamento. No Brasil, 84% dos consumidores esperam que os agentes os ajudem com tudo o que precisam, desde serviços até vendas e suporte. Até o final de 2023, cerca de 30% das organizações brasileiras tinham implementado o comércio conversacional, enquanto 66% planejam fazê-lo neste ano, segundo o estudo.

"Os lojistas têm testado tecnologias não somente por se tratarem de ferramentas práticas, mas pela oportunidade de transformar um ponto de interação em experiência. Se não gerar encantamento e engajamento no cliente, não faz o menor sentido", diz Salgado.


O nosso site usa cookies

Utilizamos cookies e outras tecnologias de medição para melhorar a sua experiência de navegação no nosso site, de forma a mostrar conteúdo personalizado, anúncios direcionados, analisar o tráfego do site e entender de onde vêm os visitantes.

Centro de preferências de cookies

A sua privacidade é importante para nós

Cookies são pequenos arquivos de texto que são armazenados no seu computador quando visita um site. Utilizamos cookies para diversos fins e para aprimorar sua experiência no nosso site (por exemplo, para se lembrar dos detalhes de login da sua conta).

Pode alterar as suas preferências e recusar o armazenamento de certos tipos de cookies no seu computador enquanto navega no nosso site. Pode também remover todos os cookies já armazenados no seu computador, mas lembre-se de que a exclusão de cookies pode impedir o uso de determinadas áreas no nosso site.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são essenciais para fornecer serviços disponíveis no nosso site e permitir que possa usar determinados recursos no nosso site.

Sem estes cookies, não podemos fornecer certos serviços no nosso site.

Cookies funcionais

Estes cookies são usados para fornecer uma experiência mais personalizada no nosso site e para lembrar as escolhas que faz ao usar o nosso site.

Por exemplo, podemos usar cookies de funcionalidade para se lembrar das suas preferências de idioma e/ ou os seus detalhes de login.

Cookies de medição e desempenho

Estes cookies são usados para coletar informações para analisar o tráfego no nosso site e entender como é que os visitantes estão a usar o nosso site.

Por exemplo, estes cookies podem medir fatores como o tempo despendido no site ou as páginas visitadas, isto vai permitir entender como podemos melhorar o nosso site para os utilizadores.

As informações coletadas por meio destes cookies de medição e desempenho não identificam nenhum visitante individual.

Cookies de segmentação e publicidade

Estes cookies são usados para mostrar publicidade que provavelmente lhe pode interessar com base nos seus hábitos e comportamentos de navegação.

Estes cookies, servidos pelo nosso conteúdo e/ ou fornecedores de publicidade, podem combinar as informações coletadas no nosso site com outras informações coletadas independentemente relacionadas com as atividades na rede de sites do seu navegador.

Se optar por remover ou desativar estes cookies de segmentação ou publicidade, ainda verá anúncios, mas estes poderão não ser relevantes para si.

Mais Informações

Para qualquer dúvida sobre a nossa política de cookies e as suas opções, entre em contato conosco.

Para obter mais detalhes, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Contato

Olá,

Chame-nos para conversar!