Utilitários Contábeis

Como crescer uma marca? Estudo inédito indica 3 pilares essenciais para o marketing


20/05/2024
Brasil
Exame

Em um cenário onde a concorrência é acirrada e as expectativas dos consumidores estão em constante evolução, um dos desafios mais significativos enfrentados pelos profissionais de marketing é o crescimento consistente e eficaz de uma marca, seja ela de grande ou pequeno porte.

Atenta à demanda de mercado, a Kantar, empresa especializada em dados, insights e consultoria, anunciou nesta terça-feira, 14, com exclusividade à EXAME, uma análise que revela empiricamente os principais impulsionadores do crescimento de uma marca e fornece um modelo de trabalho e de tomada de decisão para os CMOs (chief marketing officers).

Batizada de Blueprint for Brand Growth, a exploração é baseada em mais de 6,5 bilhões de pontos de dados de consumidores em mais de 50 mercados, incluindo atitudes e hábitos de compras, os quais foram coletados ao longo da última década.

"Não se trata de um estudo. É um aprendizado da Kantar em cima de um data base gigantesco que possuimos de várias pesquisas. O que a gente fez agora foi juntar todas as informações de uma forma mais organizada, entender, e comprovar por números, quais são esses passos que uma marca precisa fazer para crescer", explica Milton Souza, CEO de Kantar Insights.

O Blueprint é fruto da colaboração entre especialistas e líderes do setor, combinando análises avançadas e os recursos da base de dados da BrandZ, que mede valor de marca, e do Worldpanel, um painel de dados de compra e comportamento de consumidores em todo o mundo, ambos exclusivos da Kantar.

“Pela primeira vez, combinamos uma década de pesquisa atitudinal da marca com o comportamento real do consumidor para compreender de forma mais holística o impacto tangível que o marketing tem no crescimento. Colocamos pessoas dedicadas a entender como essas questões se relacionam. A análise permite entender qual o maior retorno sobre o investimento (ROI)", acrescenta Elen Wedemann, CEO da Kantar Worldpanel.

Como os profissionais de marketing podem impulsionar o crescimento de uma marca?

Para fazer o Blueprint, a Kantar concentrou-se na questão: Como os profissionais de marketing podem impulsionar o crescimento de uma marca? e e revelou que as companhias que se destacam significativamente para um público mais amplo atualmente têm uma penetração de mercado cinco vezes maior, além de uma vantagem real de crescimento para os próximos dois anos.

A empresa ainda identificou três aceleradores de crescimento que, em conjunto, fornecem uma estrutura de tomada de decisão para os profissionais de marketing. A ideia é que eles possam usar essa estrutura para avaliar o posicionamento competitivo da sua marca e, em seguida, moldar a sua resposta estratégica e prioridades de investimento. Confira abaixo:

1. Predispor mais pessoas

Criatividade, publicidade e experiência criam uma diferença significativa, bem como disponibilidade mental para uma marca. Quando executado de forma otimizada, gera uma participação de volume de compra 9 vezes maior, um preço médio de venda 2 vezes maior e uma probabilidade 4 vezes maior de participação crescente no futuro.

2. Estar mais presente

Otimizar a distribuição, a jornada do cliente, a variedade, a embalagem, os preços e as promoções, conquista 7 vezes mais compradores em comparação com aqueles presentes em apenas metade das ocasiões de compra.

3. Encontrar novos espaços

A inovação focada na identificação de espaços incrementais (motivações, ocasiões, categorias tangenciais e serviços) duplica as chances de crescimento de uma marca. Aumentar o número de ocasiões de uso em 10% resulta em um crescimento de receita de +17%.

Por onde começo?

O Blueprint baseia-se e aprimora as pesquisas existentes no setor sobre como as marcas crescem. Ele indica que, embora o aumento da penetração no mercado seja crucial, focar apenas nisso é insuficiente para impulsionar holisticamente o crescimento sustentável da marca, das receitas e das margens.

De acordo com o CEO de Kantar Insights, não se trata de um passo a passo. "Antes de tudo, é importante entender o estágio em que a sua marca está. Há estratégias mais básicas, como aumentar a penetração, mas não há uma que é mais importante do que a outra. Isso vai depender muito de entender a categoria em que a empresa está inserida".

Segundo ele, a análise reforça o papel da diferenciação – e não apenas da distinção – na criação de fortes ligações mentais entre consumidores e marcas, bem como na defesa do poder de fixação de preços.

 

"Entre outros elementos, vemos que as conexões emocionais na publicidade são cruciais. Quando otimizados, constroem diferenciação e predispõem os consumidores a uma marca, aumentando as vendas e a fidelização", diz.

Segundo Wedemann, os aceleradores de crescimento serão, instintivamente, familiares aos CMOs. "Mas são agora sustentados por novas evidências quantificáveis do seu impacto na marca e no crescimento das receitas. Estas são verdades universais que cada marca pode usar para focar a sua estratégia e garantir o orçamento para as suas atividades de maior impacto.”, finaliza.

 


O nosso site usa cookies

Utilizamos cookies e outras tecnologias de medição para melhorar a sua experiência de navegação no nosso site, de forma a mostrar conteúdo personalizado, anúncios direcionados, analisar o tráfego do site e entender de onde vêm os visitantes.

Centro de preferências de cookies

A sua privacidade é importante para nós

Cookies são pequenos arquivos de texto que são armazenados no seu computador quando visita um site. Utilizamos cookies para diversos fins e para aprimorar sua experiência no nosso site (por exemplo, para se lembrar dos detalhes de login da sua conta).

Pode alterar as suas preferências e recusar o armazenamento de certos tipos de cookies no seu computador enquanto navega no nosso site. Pode também remover todos os cookies já armazenados no seu computador, mas lembre-se de que a exclusão de cookies pode impedir o uso de determinadas áreas no nosso site.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são essenciais para fornecer serviços disponíveis no nosso site e permitir que possa usar determinados recursos no nosso site.

Sem estes cookies, não podemos fornecer certos serviços no nosso site.

Cookies funcionais

Estes cookies são usados para fornecer uma experiência mais personalizada no nosso site e para lembrar as escolhas que faz ao usar o nosso site.

Por exemplo, podemos usar cookies de funcionalidade para se lembrar das suas preferências de idioma e/ ou os seus detalhes de login.

Cookies de medição e desempenho

Estes cookies são usados para coletar informações para analisar o tráfego no nosso site e entender como é que os visitantes estão a usar o nosso site.

Por exemplo, estes cookies podem medir fatores como o tempo despendido no site ou as páginas visitadas, isto vai permitir entender como podemos melhorar o nosso site para os utilizadores.

As informações coletadas por meio destes cookies de medição e desempenho não identificam nenhum visitante individual.

Cookies de segmentação e publicidade

Estes cookies são usados para mostrar publicidade que provavelmente lhe pode interessar com base nos seus hábitos e comportamentos de navegação.

Estes cookies, servidos pelo nosso conteúdo e/ ou fornecedores de publicidade, podem combinar as informações coletadas no nosso site com outras informações coletadas independentemente relacionadas com as atividades na rede de sites do seu navegador.

Se optar por remover ou desativar estes cookies de segmentação ou publicidade, ainda verá anúncios, mas estes poderão não ser relevantes para si.

Mais Informações

Para qualquer dúvida sobre a nossa política de cookies e as suas opções, entre em contato conosco.

Para obter mais detalhes, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Contato

Olá,

Chame-nos para conversar!