Utilitários Contábeis

Como transformei minha empresa em um ambiente colaborativo


17/12/2014
Brasil
Exame.com

Muitas cabeças juntas pensam melhor do que uma. Dentro de uma corporação, um dos bens mais preciosos são as cabeças pensando em prol do sucesso da empresa, e para tirar maior proveito possível disso, é importante que a equipe tenha um espírito de colaborativismo.

O primeiro passo para que isso aconteça é que todos se sintam à vontade para compartilhar suas opiniões com colegas e superiores, sem medo de serem ridicularizados ou repreendidos por isso. O diálogo deve ser algo estimulado, inclusive entre setores diferentes da empresa, pois cada um possui uma maneira diferente de resolver problemas, e essa troca de experiências pode vir a trazer idéias reveladoras.

O empreendedor também deve investir em diferentes meios de comunicação na empresa, pois da mesma maneira que existem pessoas que possuem facilidade de expor suas idéias, existem também os introvertidos, que podem possuir idéias brilhantes, mas que não se sentem tranquilos ao se expor.

Encontros periódicos de fomento às idéias podem ser criados para estimular a participação de todos os colaboradores e fazê-los se sentirem com mais poder sobre a empresa, pois suas opiniões são muito valiosas.

Ao se exercer uma tarefa por um longo tempo, bons profissionais certamente buscam maneiras de tornar seu trabalho mais rápido e prático. E, é aí que surgem as melhores práticas que podem ser aplicadas por outros colegas e até mesmo em diferentes áreas da empresa. Toda idéia deve ser bem vinda, e o dono da idéia deve ser sempre reconhecido e valorizado perante a todos.

O colaborativismo não se resume aos funcionários da empresa. O mesmo conceito pode ser estendido a clientes e parceiros de negócio, pois cada um interage com os processos da empresa sob uma perspectiva diferente, oportunizando insights diferentes.

Hoje, o colaborativismo é um pilar de nossa empresa e que foi estendido inclusive à rede franqueada, por meio de grupos de discussão online e canais de comunicação diretos com a diretoria da rede para fomento de idéias. Nosso objetivo atual é trazer cada vez mais engajamento de clientes, buscando incentivar as idéias deles também sobre nossas decisões, como novos sabores e novas lojas.

Pretendemos também estreitar o diálogo com a rede franqueada ainda mais, a fim de fomentar mais idéias sobre os problemas e oportunidades do dia a dia da rede, por meio da criação de comissões de franqueados para debate de temas específicos.

Gean Chu é sócio-fundador da rede especializada em paletas mexicanas Los Paleteros.


O nosso site usa cookies

Utilizamos cookies e outras tecnologias de medição para melhorar a sua experiência de navegação no nosso site, de forma a mostrar conteúdo personalizado, anúncios direcionados, analisar o tráfego do site e entender de onde vêm os visitantes.

Centro de preferências de cookies

A sua privacidade é importante para nós

Cookies são pequenos arquivos de texto que são armazenados no seu computador quando visita um site. Utilizamos cookies para diversos fins e para aprimorar sua experiência no nosso site (por exemplo, para se lembrar dos detalhes de login da sua conta).

Pode alterar as suas preferências e recusar o armazenamento de certos tipos de cookies no seu computador enquanto navega no nosso site. Pode também remover todos os cookies já armazenados no seu computador, mas lembre-se de que a exclusão de cookies pode impedir o uso de determinadas áreas no nosso site.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são essenciais para fornecer serviços disponíveis no nosso site e permitir que possa usar determinados recursos no nosso site.

Sem estes cookies, não podemos fornecer certos serviços no nosso site.

Cookies funcionais

Estes cookies são usados para fornecer uma experiência mais personalizada no nosso site e para lembrar as escolhas que faz ao usar o nosso site.

Por exemplo, podemos usar cookies de funcionalidade para se lembrar das suas preferências de idioma e/ ou os seus detalhes de login.

Cookies de medição e desempenho

Estes cookies são usados para coletar informações para analisar o tráfego no nosso site e entender como é que os visitantes estão a usar o nosso site.

Por exemplo, estes cookies podem medir fatores como o tempo despendido no site ou as páginas visitadas, isto vai permitir entender como podemos melhorar o nosso site para os utilizadores.

As informações coletadas por meio destes cookies de medição e desempenho não identificam nenhum visitante individual.

Cookies de segmentação e publicidade

Estes cookies são usados para mostrar publicidade que provavelmente lhe pode interessar com base nos seus hábitos e comportamentos de navegação.

Estes cookies, servidos pelo nosso conteúdo e/ ou fornecedores de publicidade, podem combinar as informações coletadas no nosso site com outras informações coletadas independentemente relacionadas com as atividades na rede de sites do seu navegador.

Se optar por remover ou desativar estes cookies de segmentação ou publicidade, ainda verá anúncios, mas estes poderão não ser relevantes para si.

Mais Informações

Para qualquer dúvida sobre a nossa política de cookies e as suas opções, entre em contato conosco.

Para obter mais detalhes, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Contato