Utilitários Contábeis

Desafios da gestão de pessoas em tempos de crise


04/08/2015
Brasil
Diário Catarinense

O crescimento inexistente da economia brasileira em 2014 mostra que as empresas têm enfrentado uma crise econômica desde o ano passado. A crise já está instalada e não é uma novidade. Então, o que há de novo? Talvez os debates sobre nossa situação econômica não sejam só sobre o rumo que o Brasil irá tomar em 2015, mas, sim, sobre outro tipo de problema que se faz presente há muito e que agora fica cada vez mais claro: uma crise moral que se evidencia pela menor confiança das pessoas nas instituições.

Essa ameaça pode ser transformada em oportunidade à medida que as corporações desenvolverem as relações entre os colaboradores no ambiente de trabalho. É justamente este o gancho que utilizo para falar sobre a importância da gestão de pessoas em tempos difíceis. O que diferencia e acentua esta crise das demais é a falta de credibilidade nas instituições que nos representam. E cabe aqui uma observação: as empresas também fazem parte desta lista.

É fundamental que as empresas passem uma imagem de credibilidade para que as pessoas confiem nas organizações onde trabalham. Contudo, essa confiança só acontecerá quando cada colaborador se sentir inserido nos propósitos organizacionais, quando cada indivíduo sentir que faz parte da missão, visão e objetivos da organização. Para isso, é necessário um estreitamento nas relações entre os níveis hierárquicos da corporação, a fim de que os gestores estejam mais próximos da equipe.

Esta proximidade gera transparência, que é outro ponto importante para a gestão de pessoas. A empresa não deve esconder o jogo, sobretudo nos momentos de crise, pois ao agir de forma transparente deixará evidente para todos que a eventual necessidade de se tomar medidas austeras é momentânea. Assim, é possível mostrar o

quanto cada funcionário é respeitado e o quanto cada um deles é importante para enfrentar os desafios que se apresentam.

O cenário macroeconômico tem gerado um clima de incerteza, fazendo com que as organizações se mobilizem para se adequarem a este momento. Períodos como este geram a necessidade de identificar formas alternativas e criativas de rapidamente se ajustar ao novo contexto. A crise, apesar dos malefícios criados, também gera a necessidade de repensar e, em muitos casos, reinventar os negócios. As organizações são figuras jurídicas e o que lhes dá vida são os profissionais que nelas atuam, e é neles que reside o sucesso ou insucesso do empreendimento.

Desta forma, empresas que investem de forma estruturada na qualificação de seus profissionais e na retenção dos mesmos tendem a se diferenciar. Em épocas de crise e de escassez de recursos, é ainda mais importante a assertividade nos investimentos. Portanto, ter processos internos que identifiquem o estágio atual dos profissionais e os gaps de desenvolvimento é fundamental. É importante também o entendimento das aspirações destes profissionais, para que sejam criados mecanismos que os façam permanecer na empresa.

Temos uma pesquisa, realizada junto a líderes de organizações dos mais diversos segmentos, na qual buscamos identificar quais são os fatores que motivam a permanência dos profissionais nas organizações na qual temos os seguintes resultados: possibilidade de progresso de carreira e de desenvolvimento, comprovando que empresas que proporcionam esta condição criam um diferencial competitivo em relação às demais; o segundo item está relacionado com a exposição a desafios, nos quais possa se experimentar continuamente; em terceiro lugar aparece a possibilidade de fazer a diferença na função que desempenha, com um trabalho enriquecedor, no qual possa utilizar plenamente seus conhecimentos; o orgulho da organização, sua missão e a qualidade dos seus produtos também fazem toda a diferença.

Independentemente do momento em que vivemos, o que temos visto é que os profissionais cada vez mais estão sendo seletivos ao escolher onde irão construir suas carreiras e buscam locais onde encontram um alinhamento dos seus valores pessoais com os organizacionais.


O nosso site usa cookies

Utilizamos cookies e outras tecnologias de medição para melhorar a sua experiência de navegação no nosso site, de forma a mostrar conteúdo personalizado, anúncios direcionados, analisar o tráfego do site e entender de onde vêm os visitantes.

Centro de preferências de cookies

A sua privacidade é importante para nós

Cookies são pequenos arquivos de texto que são armazenados no seu computador quando visita um site. Utilizamos cookies para diversos fins e para aprimorar sua experiência no nosso site (por exemplo, para se lembrar dos detalhes de login da sua conta).

Pode alterar as suas preferências e recusar o armazenamento de certos tipos de cookies no seu computador enquanto navega no nosso site. Pode também remover todos os cookies já armazenados no seu computador, mas lembre-se de que a exclusão de cookies pode impedir o uso de determinadas áreas no nosso site.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são essenciais para fornecer serviços disponíveis no nosso site e permitir que possa usar determinados recursos no nosso site.

Sem estes cookies, não podemos fornecer certos serviços no nosso site.

Cookies funcionais

Estes cookies são usados para fornecer uma experiência mais personalizada no nosso site e para lembrar as escolhas que faz ao usar o nosso site.

Por exemplo, podemos usar cookies de funcionalidade para se lembrar das suas preferências de idioma e/ ou os seus detalhes de login.

Cookies de medição e desempenho

Estes cookies são usados para coletar informações para analisar o tráfego no nosso site e entender como é que os visitantes estão a usar o nosso site.

Por exemplo, estes cookies podem medir fatores como o tempo despendido no site ou as páginas visitadas, isto vai permitir entender como podemos melhorar o nosso site para os utilizadores.

As informações coletadas por meio destes cookies de medição e desempenho não identificam nenhum visitante individual.

Cookies de segmentação e publicidade

Estes cookies são usados para mostrar publicidade que provavelmente lhe pode interessar com base nos seus hábitos e comportamentos de navegação.

Estes cookies, servidos pelo nosso conteúdo e/ ou fornecedores de publicidade, podem combinar as informações coletadas no nosso site com outras informações coletadas independentemente relacionadas com as atividades na rede de sites do seu navegador.

Se optar por remover ou desativar estes cookies de segmentação ou publicidade, ainda verá anúncios, mas estes poderão não ser relevantes para si.

Mais Informações

Para qualquer dúvida sobre a nossa política de cookies e as suas opções, entre em contato conosco.

Para obter mais detalhes, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Contato

Olá,

Chame-nos para conversar!