Utilitários Contábeis
Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas é celebrado nesta quinta-feira (27) e comemora mais de 1 milhão de CNPJS em três mes
Nesta quinta-feira (27) é comemorado o Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPEs). A data marca a importância das empresas de pequeno porte para a economia e, de acordo com um balanço realizado pela Contabilizei, no 1º trimestre deste ano foram registrados 1.062.827 novos CNPJs no país, sendo que a categoria de Microempreendedores Individuais (MEIs) representa 76% deste montante (812.200) e 24% corresponde às micro e pequenas empresas, empresas de grande porte e agronegócio (250.627).
O número total aponta crescimento de 3,3% em relação ao mesmo período do ano passado e um ganho de 4,1% no volume de abertura de empresas que não MEIs.
Divisão por setores
No 1º trimestre deste ano, a relação de abertura de empresas nos três setores ficou da seguinte forma, segundo o estudo da Contabilizei:
Serviços: 702.688 (66,1% das empresas abertas)
Comércio: 284.421 (26,8% do total de empresas abertas)
Indústria: 63.143 (5,9% do total de empresas abertas)
Demais: 12.575 (1,2% do total de empresas abertas)
De acordo com o professor de Economia e Finanças dos programas de MBA da Universidade Anhembi Morumbi, Denis Medina, os dados de abertura de novas empresas trazem informações interessantes, principalmente em relação aos setores. “Um dos setores que mais sofreu com a pandemia foi justamente o setor de serviços, que agora passa por uma recuperação. É também um dos setores que mais emprega no país e está diretamente ligado a uma modernização do mercado de trabalho no Brasil”, esclarece.
Balanço regional
Entre os estados que mais abriram empresas em 2024, São Paulo lidera em volume, seguido de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul.
- São Paulo - 326.622
- Minas Gerais - 111.977
- Rio de Janeiro - 83.458
- Paraná - 78.843
- Rio Grande do Sul - 64.863
O nosso site usa cookies
Utilizamos cookies e outras tecnologias de medição para melhorar a sua experiência de navegação no nosso site, de forma a mostrar conteúdo personalizado, anúncios direcionados, analisar o tráfego do site e entender de onde vêm os visitantes.