Utilitários Contábeis

ECONOMIA - Setor de franquias avança 7%, mas deve revisar o crescimento no ano


16/05/2019
Brasil
DCI

O setor de franquias teve faturamento de R$ 41,4 bilhões no primeiro trimestre deste ano, avanço de 7% ante o mesmo período do ano passado. Embora considere os números positivos, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) sinaliza que pode revisar o crescimento anual de 10% por conta do cenário político.

Além do aumento no faturamento, o número de unidades também avançou, em 6,1% na comparação anual. De acordo com a gerente de inteligência de mercado da ABF, Vanessa Bretas, o bom desempenho no início do ano se deu em função da confiança elevada desde o final do ano passado.

Todos os 11 setores analisados apresentaram aumento no faturamento ante o primeiro trimestre de 2018, com destaque para Casa e Construção (12,9%) e Serviços Automotivos (12,7%). O setor de alimentação, que responde a cerca de 25% do faturamento total teve o menor crescimento, de 2,5%.

Vanessa salienta o deslocamento do faturamento do segmento alimentício para o segundo trimestre em virtude de a Páscoa ter acontecido em abril. Já o setor de serviços automotivos teve como destaque a locação de automóveis. Em relação aos empregados, as franquias também se destacaram positivamente. Mesmo com o número de desemprego tendo piorado a nível nacional – de 11,6% no último trimestre de 2018 para 12,7% nos três primeiros meses do ano – a ABF observou um crescimento de 2,05% na geração de empregos neste mesmo período.

Internet 

O e-commerce está cada vez mais presente nas redes de franquias, com 61,1% delas utilizando o canal virtual de vendas, contra 42,3% no período anterior. Entre os franqueados também cresce a participação na modalidade, sendo 48,1% ante 30,1% na pesquisa do ano passado, destaca a ABF.

As empresas utilizam em grande parte o modelo de comissão (79,2%) como forma de participação dos franqueados nas vendas pelo e-commerce. Há também uma fatia menor, de 9,1%, que conta com sua própria loja virtual.

Cautela

Apesar da evolução, o presidente da ABF, André Friedheim, disse que os números projetados para o ano devem ser revisados devido à queda de confiança tanto do consumidor como do empresário. “A gente observou que as revisões dos números da economia começaram a acontecer já a partir do segundo trimestre”, disse Friedheim. Diante disso, o franchising deve rever os números depois da ABF Franchising Expo, a maior feira do setor, que acontece entre os dias 26 e 29 de junho.

Embora reconheça a lenta retomada, o fundador da consultoria Netplan, especializada em franquias, Daniel Bernard, acredita que a crise pode gerar uma oportunidade para o segmento. “Num cenário de demissões, principalmente no setor público, mais pessoas devem se interessar pelas franquias.” Porém, a maior parte das pessoas quer opções mais baratas e as franqueadoras precisam atender esse público, enquanto os empreendedores devem se capacitar. Neste cenário, cresce também a busca por micro e nanofranquias com opção barata de investimento, entre elas a Bem Seguros e Créditos já estima faturamento de R$ 100 mi neste ano.


O nosso site usa cookies

Utilizamos cookies e outras tecnologias de medição para melhorar a sua experiência de navegação no nosso site, de forma a mostrar conteúdo personalizado, anúncios direcionados, analisar o tráfego do site e entender de onde vêm os visitantes.

Centro de preferências de cookies

A sua privacidade é importante para nós

Cookies são pequenos arquivos de texto que são armazenados no seu computador quando visita um site. Utilizamos cookies para diversos fins e para aprimorar sua experiência no nosso site (por exemplo, para se lembrar dos detalhes de login da sua conta).

Pode alterar as suas preferências e recusar o armazenamento de certos tipos de cookies no seu computador enquanto navega no nosso site. Pode também remover todos os cookies já armazenados no seu computador, mas lembre-se de que a exclusão de cookies pode impedir o uso de determinadas áreas no nosso site.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são essenciais para fornecer serviços disponíveis no nosso site e permitir que possa usar determinados recursos no nosso site.

Sem estes cookies, não podemos fornecer certos serviços no nosso site.

Cookies funcionais

Estes cookies são usados para fornecer uma experiência mais personalizada no nosso site e para lembrar as escolhas que faz ao usar o nosso site.

Por exemplo, podemos usar cookies de funcionalidade para se lembrar das suas preferências de idioma e/ ou os seus detalhes de login.

Cookies de medição e desempenho

Estes cookies são usados para coletar informações para analisar o tráfego no nosso site e entender como é que os visitantes estão a usar o nosso site.

Por exemplo, estes cookies podem medir fatores como o tempo despendido no site ou as páginas visitadas, isto vai permitir entender como podemos melhorar o nosso site para os utilizadores.

As informações coletadas por meio destes cookies de medição e desempenho não identificam nenhum visitante individual.

Cookies de segmentação e publicidade

Estes cookies são usados para mostrar publicidade que provavelmente lhe pode interessar com base nos seus hábitos e comportamentos de navegação.

Estes cookies, servidos pelo nosso conteúdo e/ ou fornecedores de publicidade, podem combinar as informações coletadas no nosso site com outras informações coletadas independentemente relacionadas com as atividades na rede de sites do seu navegador.

Se optar por remover ou desativar estes cookies de segmentação ou publicidade, ainda verá anúncios, mas estes poderão não ser relevantes para si.

Mais Informações

Para qualquer dúvida sobre a nossa política de cookies e as suas opções, entre em contato conosco.

Para obter mais detalhes, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Contato