Utilitários Contábeis

EMPREENDER - Ainda há espaço para o empreendedorismo no Brasil?


16/12/2020
Brasil
Contabeis

Ter um negócio "para chamar de seu" é o sonho de muitos milhões de brasileiros. Mas, antes de lançarem suas ideias à prova e mergulharem no mar de oportunidades que vem se apresentando, boa parte deles ainda se pergunta se há espaço para o empreendedorismo no Brasil. A resposta, para colocar um fim definitivo a esta insegurança bastante comum, é um animador sim.

E vem de quem entende do assunto: o diretor da People+Strategy, João Roncati. "Com a tecnologia, isso se transformou globalmente. Hoje, pequenas empresas são competitivas e estão tirando o mercado de grandes corporações". Segundo ele, até o fim do século XX, apenas companhias de porte mais avantajado tinham chance. Isso era devido, sobretudo, às elevadas somas de capital para investir em processos e em todo o restante. No entanto, com o advento e a facilidade de disseminação da tecnologia, ter um negócio próprio se tornou algo um pouco mais "fácil".

Pesquisas apontam o aumento no empreendedorismo

Prova é a Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) que, no Brasil, é realizada em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Dados do estudo apontam que, em 2019, a taxa de empreendedorismo no país era de 38,7%. Tal percentual corresponde a 53,4 milhões de pessoas com idades entre 18 e 64 anos que estão "à frente de alguma atividade empreendedora, envolvidos na criação de novos empreendimentos, consolidando um novo negócio ou realizando esforços para manter um empreendimento estabelecido".

As notícias são ainda mais animadoras quando comparadas aos anos anteriores. Em 2002, por exemplo, eram somente 20,9%. Em 2010, veio a primeira marca histórica (32,3%); a segunda foi alcançada em 2015 (39,3%). Estes números mostram que os brasileiros têm aproveitado as lacunas que aparecem, como bem apontou Roncati. "Existe um sem-número de oportunidades surgindo no mercado para aqueles que têm boas ideias possam criar um novo negócio ou concorrer com um negócio que já está estabelecido pulando a barreira do capital".

E neste ponto pode surgir uma nova e importante pergunta: "Como surfar nesta onda sem ter uma grande soma de dinheiro para investir"? Para João a resposta é, relativamente, simples: "sendo mais produtivo e atendendo melhor aos clientes daquela indústria". Atendimento diferenciado; ter a ciência de que o produto que se está oferecendo é competitivo e inovador; investimento constante e contar com um departamento comercial antenado com o mercado são alguns dos pontos fundamentais para vencer as grandes e se destacar em um "mar que está para peixe". Basta ter vontade e saber onde pescar.


O nosso site usa cookies

Utilizamos cookies e outras tecnologias de medição para melhorar a sua experiência de navegação no nosso site, de forma a mostrar conteúdo personalizado, anúncios direcionados, analisar o tráfego do site e entender de onde vêm os visitantes.

Centro de preferências de cookies

A sua privacidade é importante para nós

Cookies são pequenos arquivos de texto que são armazenados no seu computador quando visita um site. Utilizamos cookies para diversos fins e para aprimorar sua experiência no nosso site (por exemplo, para se lembrar dos detalhes de login da sua conta).

Pode alterar as suas preferências e recusar o armazenamento de certos tipos de cookies no seu computador enquanto navega no nosso site. Pode também remover todos os cookies já armazenados no seu computador, mas lembre-se de que a exclusão de cookies pode impedir o uso de determinadas áreas no nosso site.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são essenciais para fornecer serviços disponíveis no nosso site e permitir que possa usar determinados recursos no nosso site.

Sem estes cookies, não podemos fornecer certos serviços no nosso site.

Cookies funcionais

Estes cookies são usados para fornecer uma experiência mais personalizada no nosso site e para lembrar as escolhas que faz ao usar o nosso site.

Por exemplo, podemos usar cookies de funcionalidade para se lembrar das suas preferências de idioma e/ ou os seus detalhes de login.

Cookies de medição e desempenho

Estes cookies são usados para coletar informações para analisar o tráfego no nosso site e entender como é que os visitantes estão a usar o nosso site.

Por exemplo, estes cookies podem medir fatores como o tempo despendido no site ou as páginas visitadas, isto vai permitir entender como podemos melhorar o nosso site para os utilizadores.

As informações coletadas por meio destes cookies de medição e desempenho não identificam nenhum visitante individual.

Cookies de segmentação e publicidade

Estes cookies são usados para mostrar publicidade que provavelmente lhe pode interessar com base nos seus hábitos e comportamentos de navegação.

Estes cookies, servidos pelo nosso conteúdo e/ ou fornecedores de publicidade, podem combinar as informações coletadas no nosso site com outras informações coletadas independentemente relacionadas com as atividades na rede de sites do seu navegador.

Se optar por remover ou desativar estes cookies de segmentação ou publicidade, ainda verá anúncios, mas estes poderão não ser relevantes para si.

Mais Informações

Para qualquer dúvida sobre a nossa política de cookies e as suas opções, entre em contato conosco.

Para obter mais detalhes, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Contato