Utilitários Contábeis

EMPRESA - Cybertopia, altermundo e pluridiverso: conheça 3 macrotendências que vão dominar os negócios


21/02/2022
Brasil
Época Negócios

Quais cenários irão dominar o mundo dos negócios nos próximos anos? O primeiro fator a considerar é que a crise climática deixará de ser apenas tema de painéis ESG e passará a pautar boa parte das decisões estratégicas das empresas, uma vez que seus efeitos se tornarão impossíveis de ignorar.

Essa conclusão está no Report Macrotendências 2022-2023, estudo realizado pelo Lab de Tendências da Casa Firjan, que tem como objetivo ajudar os líderes a fazer o planejamento estratégico de seus negócios. O relatório faz parte de uma série intitulada Estudos de Futuros, trazendo as macrotendências que precisam ser estudadas desde já.

Uma passagem cada vez mais fluida do físico para o digital, tecnologia descentralizada, ferramentas para um mundo habitável e novos métodos para gerenciar o trabalho híbrido são alguns dos temas que precisarão ser tratados pelos CEOs em um futuro próximo.

 

A pesquisa mapeia três macrotendências que vão dominar os negócios nos próximos anos, e merecem a atenção dos líderes: cybertopia (tecnologia em um mundo descentralizado), altermundo (uma tentativa de tornar o mundo habitável) e pluridiverso (a gestão dos novos modelos de trabalho, como, por exemplo, o híbrido).

"Um ponto em comum entre as três macrotendências é a forma como o digital e o físico se encontram com menos ruído, com menos fricção. A tecnologia está produzindo outras formas de relação social e econômica, menos centralizadas e mais flexíveis, dentro de um contexto hipertecnológico", diz Isabela Petrosillo, pesquisadora do Lab de Tendências da Casa Firjan.

Saiba mais sobre cada uma das macrotendências levantadas pelo relatório.

Cybertopia

Essa tendência abrange as novas ferramentas tecnológicas em um mundo descentralizado. Exemplo disso é a tecnologia blockchain, que terou as criptomoedas, os NFTs, as finanças descentralizadas e a Web3. Dentro do tema cabem ainda uma busca por maior produtividade no ambiente indústrial, por meio de sistemas de IA e análise de datos.

Cabe também nesse guarda-chuva as interações mais fluidas entre o digital e o físico, e o que acontece quando passamos a ter menor ruptura entre um e outro. Isso leva, por exemplo, a outros tipos de demanda, como maior segurança para os dados pessoais e corporativos. 

Altermundo

"Aqui o objetivo da tecnologia é garantir que esse mundo permancerá habitável", diz Isabela. O clima não será mais um tema, e sim uma diretriz para as empresas. "Estamos vendo desdobramentos das questões climáticas de forma cada vez mais urgente, e não vai dar para fugir disso", diz a pesquisadora.

É uma macrotendência que vai cobrar das empresas transparência, rastreabilidade dos processos, origem dos produtos, estruturação de uma logística que tenha o menor impacto ambiental possível e uso de métricas para mensurar com exatidão as ações que estão sendo implementadas. É também uma tendência que fala sobre mercado de carbono e letramento verde.

"O letramento verde se refere às ações mais específicas que as empresas deverão tomar, como por exemplo marcar um voo um determinado horário porque este tem menor impacto ambiental que outro", diz a pesquisadora.

Pluridiverso

Aqui o tema são as relações do indivíduo com diferentes universos: os novos relacionamentos nos espaços digitais, os diferentes vínculos de trabalho e a relação de cada cidadão com a sociedade, de uma maneira mais assertiva e com demandas urgentes para seus representantes.

Dentro dessa tendência, entram as discussões mais aprofundadas sobre como vai funcionar o trabalho híbrido, por exemplo. "Quais novas regras a gente precisa desenvolver para esse contexto digital? Novas etiquetas de trabalho? Como eu evito ruídos na comunicação, quais são os melhores canais?", diz Isabela.

O ideal é que as empresas procurem novas dinâmicas de trabalho que criem espaços de diálogo, mantendo os parâmetros de produtividade dos negócios, mas também cuidando do bem-estar dos colaboradores, outro tema que vêm crescendo.  

"Empresas como LinkedIn e Facebook já estão contratando pessoas específicas apenas para a gestão do trabalho híbrido, numa tentativa de equilibrar as relações entre os profissionais que trabalham de casa e aqueles que vão para o escritório", diz a pesquisadora.


O nosso site usa cookies

Utilizamos cookies e outras tecnologias de medição para melhorar a sua experiência de navegação no nosso site, de forma a mostrar conteúdo personalizado, anúncios direcionados, analisar o tráfego do site e entender de onde vêm os visitantes.

Centro de preferências de cookies

A sua privacidade é importante para nós

Cookies são pequenos arquivos de texto que são armazenados no seu computador quando visita um site. Utilizamos cookies para diversos fins e para aprimorar sua experiência no nosso site (por exemplo, para se lembrar dos detalhes de login da sua conta).

Pode alterar as suas preferências e recusar o armazenamento de certos tipos de cookies no seu computador enquanto navega no nosso site. Pode também remover todos os cookies já armazenados no seu computador, mas lembre-se de que a exclusão de cookies pode impedir o uso de determinadas áreas no nosso site.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são essenciais para fornecer serviços disponíveis no nosso site e permitir que possa usar determinados recursos no nosso site.

Sem estes cookies, não podemos fornecer certos serviços no nosso site.

Cookies funcionais

Estes cookies são usados para fornecer uma experiência mais personalizada no nosso site e para lembrar as escolhas que faz ao usar o nosso site.

Por exemplo, podemos usar cookies de funcionalidade para se lembrar das suas preferências de idioma e/ ou os seus detalhes de login.

Cookies de medição e desempenho

Estes cookies são usados para coletar informações para analisar o tráfego no nosso site e entender como é que os visitantes estão a usar o nosso site.

Por exemplo, estes cookies podem medir fatores como o tempo despendido no site ou as páginas visitadas, isto vai permitir entender como podemos melhorar o nosso site para os utilizadores.

As informações coletadas por meio destes cookies de medição e desempenho não identificam nenhum visitante individual.

Cookies de segmentação e publicidade

Estes cookies são usados para mostrar publicidade que provavelmente lhe pode interessar com base nos seus hábitos e comportamentos de navegação.

Estes cookies, servidos pelo nosso conteúdo e/ ou fornecedores de publicidade, podem combinar as informações coletadas no nosso site com outras informações coletadas independentemente relacionadas com as atividades na rede de sites do seu navegador.

Se optar por remover ou desativar estes cookies de segmentação ou publicidade, ainda verá anúncios, mas estes poderão não ser relevantes para si.

Mais Informações

Para qualquer dúvida sobre a nossa política de cookies e as suas opções, entre em contato conosco.

Para obter mais detalhes, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Contato