Utilitários Contábeis

EMPRESARIAL - Cinco mitos sobre administração de conflitos


20/11/2018
Brasil
Contábeis

Existem vários mitos sobre administração de conflitos que, em vez de auxiliar numa possível solução, causam grandes e desnecessários atrapalhos, dificultando ainda mais a resolução do problema. Mesmo quem atua nessa área pode, às vezes, deixar-se levar por esses conceitos equivocados. Eis os cinco principais mitos sobre administração de conflitos.

1- Todos os conflitos tem solução

Infelizmente não. As pessoas têm valores e percepções diferentes a respeito da mesma situação ou circunstância, e enxergam as coisas da sua própria maneira o que torna, às vezes, impossível uma solução aceitável. Mesmo assim, na maior parte das vezes, é possível administrar satisfatoriamente os conflitos, desde que sejam adotados os comportamentos e processos adequados a cada caso.

2- Os conflitos se resolvem sozinhos

É o mesmo que dizer que, se evitado, pode ser que o conflito desapareça automaticamente. Ocasionalmente questões de menor importância podem se resolver sozinhas, mas isso mui raramente ocorrerá.

A verdade é que quanto mais se espera para resolvê-lo, o conflito ganha corpo e torna-se cada vez mais difícil gerenciá-lo. Na maioria das vezes uma situação ou comportamento inadequado e impróprio, quando não confrontado, não mudará para melhor. Ao contrário, ele tenderá a piorar se não for identificado e tratado a tempo.

3- Numa empresa sólida e atuante não existem conflitos

Se for assim pode-se também afirmar que num casamento feliz jamais existem divergências entre o casal. A simples existência do conflito não é relevante, porque o ser humano é fortemente emocional e dotado de múltiplas aspirações e interesses, por isso as divergências, cedo ou tarde, acontecerão. A maneira como se lida com o conflito e é solucionado, é que mede o verdadeiro grau de competência do gestor. 

4- Depois de um conflito sempre haverá animosidade entre as partes envolvidas.

Pode acontecer. Entretanto, embora possa parecer contraditório, não raro o conflito pode ajudar a formar bons relacionamentos, mais adiante. Uma opinião ou impressão inicial negativa, poderão sofrer modificações após novas discussões e abordagens, determinando uma mudança em seu modo de ver o problema - por parte de ambos -, a ponto mesmo de chegar a fortalecer as relações entre as partes.

5- Num conflito sempre existirá um ganhador e um perdedor

Não necessariamente. Embora um ganha-perde possa realmente ocorrer tudo, no entanto, vai depender de como o caso é abordado e tratado, e das posições que cada lado assume. É possível administrar a maioria das divergências, pois existem inúmeros bons instrumentos e alternativas para lidar com confrontos e problemas satisfatoriamente.

Resumindo, existem duas perspectivas de como lidar com conflitos: a tradicional e a moderna.

Na visão tradicional, os conflitos: representam sempre um grande mal, devem ser prontamente abafados e eliminados, e são sempre causados por indivíduos problemáticos.

Na visão moderna, os conflitos: são inevitáveis - por serem resultado natural da convivência entre seres humanos -, frequentemente benéficos, e podem ser satisfatoriamente administrados na maioria das vezes.

Texto extraído e condensado do livro Administração de Conflitos, 


O nosso site usa cookies

Utilizamos cookies e outras tecnologias de medição para melhorar a sua experiência de navegação no nosso site, de forma a mostrar conteúdo personalizado, anúncios direcionados, analisar o tráfego do site e entender de onde vêm os visitantes.

Centro de preferências de cookies

A sua privacidade é importante para nós

Cookies são pequenos arquivos de texto que são armazenados no seu computador quando visita um site. Utilizamos cookies para diversos fins e para aprimorar sua experiência no nosso site (por exemplo, para se lembrar dos detalhes de login da sua conta).

Pode alterar as suas preferências e recusar o armazenamento de certos tipos de cookies no seu computador enquanto navega no nosso site. Pode também remover todos os cookies já armazenados no seu computador, mas lembre-se de que a exclusão de cookies pode impedir o uso de determinadas áreas no nosso site.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são essenciais para fornecer serviços disponíveis no nosso site e permitir que possa usar determinados recursos no nosso site.

Sem estes cookies, não podemos fornecer certos serviços no nosso site.

Cookies funcionais

Estes cookies são usados para fornecer uma experiência mais personalizada no nosso site e para lembrar as escolhas que faz ao usar o nosso site.

Por exemplo, podemos usar cookies de funcionalidade para se lembrar das suas preferências de idioma e/ ou os seus detalhes de login.

Cookies de medição e desempenho

Estes cookies são usados para coletar informações para analisar o tráfego no nosso site e entender como é que os visitantes estão a usar o nosso site.

Por exemplo, estes cookies podem medir fatores como o tempo despendido no site ou as páginas visitadas, isto vai permitir entender como podemos melhorar o nosso site para os utilizadores.

As informações coletadas por meio destes cookies de medição e desempenho não identificam nenhum visitante individual.

Cookies de segmentação e publicidade

Estes cookies são usados para mostrar publicidade que provavelmente lhe pode interessar com base nos seus hábitos e comportamentos de navegação.

Estes cookies, servidos pelo nosso conteúdo e/ ou fornecedores de publicidade, podem combinar as informações coletadas no nosso site com outras informações coletadas independentemente relacionadas com as atividades na rede de sites do seu navegador.

Se optar por remover ou desativar estes cookies de segmentação ou publicidade, ainda verá anúncios, mas estes poderão não ser relevantes para si.

Mais Informações

Para qualquer dúvida sobre a nossa política de cookies e as suas opções, entre em contato conosco.

Para obter mais detalhes, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Contato