Utilitários Contábeis

EMPRESARIAL - Soluções digitais são desafio para as exportações das pequenas empresas


22/11/2018
Brasil
DCI

Investir em websites e estratégias digitais é uma das saídas para as pequenas e médias empresas da América Latina (AL) aumentarem as suas vendas a outros países.

Apesar disso, somente 56% dos negócios da região vendem seus produtos pela internet, que, por sua vez, é o principal canal de 73% das empresas que importam dos latino-americanos. As informações são da mais recente pesquisa da UPS, o Business Monitor Export Index (BMEI) Latin America 2018.

O estudo, divulgado ontem, ouviu 2.082 exportadores e importadores dos Estados Unidos (EUA) e da América Latina, incluindo o Brasil, além de 16 especialistas em comércio exterior.

De acordo com a presidente da UPS, Nadir Moreno, os investimentos em websites e soluções digitais não só são importantes para elevar faturamento, como também para expandir os ganhos de produtividade da empresa.

A pesquisa da UPS mostra que o site da empresa é o principal canal (61%) utilizado pelos clientes para entrar em contato com os exportadores latino-americanos. Em segundo lugar estão as feiras (27%), seguidas das plataformas de mídias sociais (26%).

O BMEI 2018 mostra ainda que 36% dos negócios que investiram em publicidade online e em estratégias de SEO [Search Engine Optimization] registraram aumento das vendas. Contudo, a utilização de ferramentas digitais é pouco aproveitada pelo empresariado latino-americano, principalmente quando comparado aos Estados Unidos.

Enquanto somente 12% dos exportadores norte-americanos não vendem nenhum produto online, na América Latina, esse número é de 48%.

Logística 

Ao avaliarem as suas principais vantagens competitivas, excluindo o preço e a qualidade do produto, 26% dos exportadores citaram os serviços logísticos. Entre as empresas que elevaram as suas vendas online, esse número subiu para 41%. Logo em seguida, as opções de pagamento flexíveis (19%) e serviços pós-venda (19%) foram os mais citados.

Contudo, Moreno avalia que ainda há muito para se avançar. Segundo ela, as pequenas ainda encontram dificuldades no momento de escolher o melhor modal de transporte para despachar mercadorias e na hora de se organizar para os trâmites burocráticos.

Ela explica que as empresas, muitas vezes, não informam com detalhes dados da mercadoria nas notais fiscais e nos demais documentos, algo que acaba atrasando o processo de embarque e desembarque.

“As informações insuficientes e incompletas das mercadorias preocupa bastante”, ressalta Moreno. Ela explica que, geralmente, o que falta detalhar são a descrição da mercadoria; especificações técnicas; classificação fiscal; peso; valor.

Moreno reforça que esses dados precisam estar bem discriminados no website da empresa e serem iguais aos informados na nota fiscal. Isso é importante não somente para a celeridade do processo logístico, como para garantir a venda, já que a insuficiência de dados no site é uma das principais reclamações dos importadores nas transações online.

Meio de pagamento

Sobre os fluxos financeiros, a pesquisa da UPS mostra que os exportadores dos EUA aceitam mais o uso de cartões de crédito e PayPal, por exemplo, do que os empresários latino-americanos. Mesmo assim, os níveis de penetração dos meios digitais de pagamento são baixos mesmo nos EUA.

Enquanto nos Estados Unidos, a maioria dos clientes (39%) paga a compra com cartão de crédito, na América Latina, as transferências bancárias são o principal meio de pagamento utilizado (74%).

Nos EUA, 21% usam o PayPal, ao passado que na AL, essa porcentagem é de 5%. Porém, o BMEI 2018 destaca que o impacto geral da compra e venda online nos custos de transação é mínimo: 57% dos exportadores e 50% dos importadores dizem não haver alteração.

Além disso, 28% dos exportadores e 34% dos importadores relataram um aumento nos custos de transação, destacando o fato de que a utilização do ambiente digital não necessariamente é mais barato.


O nosso site usa cookies

Utilizamos cookies e outras tecnologias de medição para melhorar a sua experiência de navegação no nosso site, de forma a mostrar conteúdo personalizado, anúncios direcionados, analisar o tráfego do site e entender de onde vêm os visitantes.

Centro de preferências de cookies

A sua privacidade é importante para nós

Cookies são pequenos arquivos de texto que são armazenados no seu computador quando visita um site. Utilizamos cookies para diversos fins e para aprimorar sua experiência no nosso site (por exemplo, para se lembrar dos detalhes de login da sua conta).

Pode alterar as suas preferências e recusar o armazenamento de certos tipos de cookies no seu computador enquanto navega no nosso site. Pode também remover todos os cookies já armazenados no seu computador, mas lembre-se de que a exclusão de cookies pode impedir o uso de determinadas áreas no nosso site.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são essenciais para fornecer serviços disponíveis no nosso site e permitir que possa usar determinados recursos no nosso site.

Sem estes cookies, não podemos fornecer certos serviços no nosso site.

Cookies funcionais

Estes cookies são usados para fornecer uma experiência mais personalizada no nosso site e para lembrar as escolhas que faz ao usar o nosso site.

Por exemplo, podemos usar cookies de funcionalidade para se lembrar das suas preferências de idioma e/ ou os seus detalhes de login.

Cookies de medição e desempenho

Estes cookies são usados para coletar informações para analisar o tráfego no nosso site e entender como é que os visitantes estão a usar o nosso site.

Por exemplo, estes cookies podem medir fatores como o tempo despendido no site ou as páginas visitadas, isto vai permitir entender como podemos melhorar o nosso site para os utilizadores.

As informações coletadas por meio destes cookies de medição e desempenho não identificam nenhum visitante individual.

Cookies de segmentação e publicidade

Estes cookies são usados para mostrar publicidade que provavelmente lhe pode interessar com base nos seus hábitos e comportamentos de navegação.

Estes cookies, servidos pelo nosso conteúdo e/ ou fornecedores de publicidade, podem combinar as informações coletadas no nosso site com outras informações coletadas independentemente relacionadas com as atividades na rede de sites do seu navegador.

Se optar por remover ou desativar estes cookies de segmentação ou publicidade, ainda verá anúncios, mas estes poderão não ser relevantes para si.

Mais Informações

Para qualquer dúvida sobre a nossa política de cookies e as suas opções, entre em contato conosco.

Para obter mais detalhes, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Contato