Utilitários Contábeis
Erros fiscais custam caro e podem ser evitados com planejamento tributário
Impostos para empresas não são despesas baratas e, se não analisados corretamente, podem causar verdadeiros rombos no caixa da organização. Estudos do Grupo AG Capital e do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) apontam que 95% das empresas pagam mais impostos do que realmente precisam, conforme noticiado pelo Contábeis.
Esse número alarmante volta a atenção para a necessidade de um planejamento tributário eficiente. Para negócios em crise, uma análise minuciosa e otimização da carga tributária pode ser a diferença entre a recuperação e o fechamento das portas.
O planejamento tributário consiste na análise e estruturação das obrigações fiscais de uma empresa para garantir que ela pague apenas os impostos necessários, sem desperdício ou aplicação de penalidades jurídicas para a companhia. Além de reduzir custos, essa estratégia permite que o empresário tenha maior visibilidade a longo prazo de suas obrigações fiscais, passo essencial para empresas que enfrentam dificuldades econômicas.
“Muitas empresas enfrentam dificuldades financeiras não apenas pelo faturamento reduzido, mas também por pagarem mais impostos do que deveriam. A escolha errada do regime tributário, a falta de atualização sobre mudanças fiscais e o desconhecimento de incentivos fiscais podem aumentar os custos tributários em até 20% ao ano”, afirma o advogado e CEO da empresa Gonçalves Consultoria, Jorge Gonçalves.
Ele ainda dá exemplos: o regime tributário escolhido incorretamente pode gerar custos excessivos e penalidades severas para uma empresa. Optar pelo Simples Nacional sem atender aos requisitos pode levar à exclusão do regime e à cobrança retroativa de impostos.
No Lucro Presumido, se a margem real for inferior à presunção, a empresa pode pagar mais impostos do que deveria. Já no Lucro Real, erros na apuração do lucro podem resultar em autuações fiscais e multas elevadas. Além disso, equívocos no enquadramento podem gerar juros sobre tributos atrasados e necessidade de retificações contábeis, que são nocivos ao negócio.
“Muitas vezes o erro ocorre, pois, o empresário não conhece as regras fiscais a fundo. Uma consultoria especializada pode identificar oportunidades de economia e estruturar um planejamento tributário adequado para cada empresa, evitando problemas com o fisco”, complementa Jorge.
Diante dos desafios tributários que as empresas enfrentam, um planejamento sólido é essencial para evitar desperdícios e manter a competitividade no mercado. A escolha adequada do regime fiscal, o conhecimento atualizado sobre incentivos e a implementação de estratégias para evitar pagamentos indevidos são medidas fundamentais. Além de reduzir custos, contar com uma análise especializada garante mais segurança e previsibilidade para o futuro da empresa.
O nosso site usa cookies
Utilizamos cookies e outras tecnologias de medição para melhorar a sua experiência de navegação no nosso site, de forma a mostrar conteúdo personalizado, anúncios direcionados, analisar o tráfego do site e entender de onde vêm os visitantes.