Utilitários Contábeis

Excesso de estoque: o inimigo silencioso do varejo


02/10/2024
Brasil
Mundo Marketing

Os varejistas sempre enfrentaram muitos desafios, mas, atualmente, o setor tem se deparado com ventos ainda mais desfavoráveis. As mudanças no comportamento do consumidor, que agora valoriza mais experiências do que bens materiais, somam-se ao impacto das alterações climáticas – com estações cada vez menos definidas – e ao crescimento dos marketplaces chineses, que oferecem produtos a preços baixíssimos. 

Diante desse cenário, o excesso de estoque tem se tornado um problema crítico, tornando a gestão eficiente fundamental para a sobrevivência e a rentabilidade das corporações do segmento.

Uma métrica comum utilizada no varejo para medir o sucesso de uma coleção é a venda a preço cheio, ou seja, a porcentagem de unidades vendidas pelo preço integral. Embora essa taxa varie de acordo com a marca, o produto e a temporada, a média da indústria gira em torno de 60%. Isso significa que os varejistas esperam vender os outros 40% das unidades com desconto aplicado sobre o valor original.

No entanto, quando nem os produtos com desconto conseguem ser vendidos, esses itens acabam sendo retirados das prateleiras físicas e virtuais e se transformam em estoque morto — produtos que permanecem nos depósitos sem chance real de venda.

Os impactos do estoque morto

O estoque morto é um verdadeiro “inimigo silencioso” para os varejistas. Além de ocupar espaço físico, ele consome um capital de giro precioso que poderia ser direcionado para áreas mais produtivas, como expansão ou inovação. Nos Estados Unidos, estima-se que essa categoria custa ao setor varejista cerca de US$ 50 bilhões por ano.

Gestão inteligente: a saída mais rápida e efetiva

A solução para os problemas do varejo não está apenas em vender mais, mas também em gerir os estoques de maneira mais eficiente. Nesse sentido, o mercado já conta com um componente poderoso, capaz de rebater os adversários da produtividade nos depósitos: a tecnologia.

Plataformas de gestão de estoque estão evoluindo assim como as necessidades do segmento. Utilizando inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina (Machine Learning), esses sistemas ajudam os varejistas a entender melhor os padrões de consumo em diferentes locais.

Prever a aderência de produtos e entender a recepção dos consumidores em relação a eles possibilita o planejamento e o gerenciamento assertivo. O monitoramento contínuo permite ainda que as organizações se baseiem em fatos para definir a reposição da loja, e reagir mais rapidamente às mudanças e tendências de consumo. Nesse sentido, remediar e ter problemas passou a ser só uma opção e não uma obrigatoriedade.


O nosso site usa cookies

Utilizamos cookies e outras tecnologias de medição para melhorar a sua experiência de navegação no nosso site, de forma a mostrar conteúdo personalizado, anúncios direcionados, analisar o tráfego do site e entender de onde vêm os visitantes.

Centro de preferências de cookies

A sua privacidade é importante para nós

Cookies são pequenos arquivos de texto que são armazenados no seu computador quando visita um site. Utilizamos cookies para diversos fins e para aprimorar sua experiência no nosso site (por exemplo, para se lembrar dos detalhes de login da sua conta).

Pode alterar as suas preferências e recusar o armazenamento de certos tipos de cookies no seu computador enquanto navega no nosso site. Pode também remover todos os cookies já armazenados no seu computador, mas lembre-se de que a exclusão de cookies pode impedir o uso de determinadas áreas no nosso site.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são essenciais para fornecer serviços disponíveis no nosso site e permitir que possa usar determinados recursos no nosso site.

Sem estes cookies, não podemos fornecer certos serviços no nosso site.

Cookies funcionais

Estes cookies são usados para fornecer uma experiência mais personalizada no nosso site e para lembrar as escolhas que faz ao usar o nosso site.

Por exemplo, podemos usar cookies de funcionalidade para se lembrar das suas preferências de idioma e/ ou os seus detalhes de login.

Cookies de medição e desempenho

Estes cookies são usados para coletar informações para analisar o tráfego no nosso site e entender como é que os visitantes estão a usar o nosso site.

Por exemplo, estes cookies podem medir fatores como o tempo despendido no site ou as páginas visitadas, isto vai permitir entender como podemos melhorar o nosso site para os utilizadores.

As informações coletadas por meio destes cookies de medição e desempenho não identificam nenhum visitante individual.

Cookies de segmentação e publicidade

Estes cookies são usados para mostrar publicidade que provavelmente lhe pode interessar com base nos seus hábitos e comportamentos de navegação.

Estes cookies, servidos pelo nosso conteúdo e/ ou fornecedores de publicidade, podem combinar as informações coletadas no nosso site com outras informações coletadas independentemente relacionadas com as atividades na rede de sites do seu navegador.

Se optar por remover ou desativar estes cookies de segmentação ou publicidade, ainda verá anúncios, mas estes poderão não ser relevantes para si.

Mais Informações

Para qualquer dúvida sobre a nossa política de cookies e as suas opções, entre em contato conosco.

Para obter mais detalhes, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Contato

Olá,

Chame-nos para conversar!