Utilitários Contábeis

MAPA DA MINA - Como empreender? Ela tem duas empresas e dá dicas para abrir negócio


24/05/2022
Brasil
UOL

O empreendedorismo foi a maneira que a gaúcha Dina Prates, 30, encontrou para criar relações de trabalho diferentes das que vivenciou no ambiente corporativo. "Na lógica tradicional das empresas, muitas vezes, não há humanidade e oportunidades iguais para todos. Senti isso na pele. Todos cresciam ao meu redor, mesmo os mais novos de empresa, mas a minha vez nunca chegava. Sempre havia vários 'poréns'", diz. Isso mesmo sendo produitva e com um vasto currículo: tem duas faculdades, de administração de empresas e ciências contábeis, e um mestrado em sociologia. "Quando comecei a buscar estágio, ouvia nas entrevistas: mas você é a Dina? Era difícil as pessoas assimilarem que eu, uma mulher preta, podia ter toda aquela formação", diz.

Ela começou, então, a pensar em alternativas para avançar na carreira e contribuir para um ambiente de trabalho mais respeitoso e inclusivo. Em 2019, criou a Dina Prates Finanças, que atua com educação financeira em uma proposta inclusiva, ou seja, para todas as pessoas que precisam de orientação na área, independentemente de raça, cor ou orientação sexual. Já com uma rede de contatos mais ampla e atenta às demandas e necessidades das pessoas, em 2021, ao lado das psicólogas Andressa Moraes e Liziane Guedes, criou um espaço físico de atendimento e com mais opções de serviços, o Instituto Estrela Preta, que oferece serviços e práticas profissionais nas áreas de educação, finanças e psicologia.

Não se trata de um negócio apenas social. Segundo ela, o espaço surgiu da demanda de ter um local para receber os clientes que fosse, de fato, inclusivo. "Antes, atendia em cafés ou coworkings, mas passei por situações difíceis de preconceito. Lembro de marcar com um casal negro em um espaço colaborativo e eles serem barrados na porta, o que já tinha acontecido comigo", afirma.

Trabalho em parceria com empresas grandes

Dina começou a participar do movimento de afroempreendedores e, assim, construiu seu TCC (trabalho de conclusão de curso de gradução) sobre ferramentas gerenciais para microempreendores negros. "Percebi que faltava essa orientação para a comunidade preta. Mesmo sem perceber na época, esse foi o primeiro passo para a criação do meu negócio", diz.

Atualmente, a empreendedora toca as duas empresas e aposta na disseminação de conteúdos no Instagram. Ela já fez campanhas para empresas como Banco Banqi, Banco BV e Wil Bank, dando orientações de educação financeira, e participou de ações internas de fortalecimento a empreendedoras com o Grupo Boticário. Além disso, participa de programas como Mentoria Afrolab para Elas, Fundo Éditodos e AfroBusiness.

Abrir negócio requer planejamento a médio, curto e longo prazo

Para construir seus negócios, ela apostou na rede de indicações e em tudo o que aprendeu vendendo trufas e bebidas na época em que fazia o curso de mestrado. "Sempre fui empreendedora, só não via isso como uma forma de sustento financeiro no começo. Porém, aprendi muito sobre ter um negócio naquela época; sempre fiz fluxo de caixa e cálculo de precificação, por exemplo, e observei as demandas do meu público, pontos essenciais para ter uma empresa de sucesso", diz. Segundo ela, muitas pessoas acham que só começam a empreender quando possuem um CNPJ, mas não é bem assim.

Dina ressalta alguns pilares importantes nesse processo. Um deles é o planejamento de curto, médio e longos prazos. "É preciso se perguntar: onde quero chegar e quais as possibilidades para o negócio?", diz. Segundo ela, não há necessidade de usar as melhores métricas ou planilhas. "Pode ser, simplesmente, escrever seus objetivos e planos em um caderno e, com o tempo, ir aprimorando", afirma.

Outro pilar é estar preparado para desafios e possíveis quedas. "Empreender é, também, conseguir resistir aos problemas, pois eles acontecem. É essencial conseguir levantar, aprender com os erros e principalmente modificar o que precisa para construir um futuro promissor", aponta.

Outro ponto essencial é entender que o negócio não está sozinho no mercado e há uma comunidade ao redor dele que pode contribuir. "O relacionamento com outras pessoas e empresas pode abrir muitas portas. Por isso, sempre fiquei atenta às pessoas do meu entorno, buscando apoio ou parceria com profissionais que acredito e confio. A ajuda pode vir de clientes, amigos, colegas de trabalho", afirma.

Reconheça os erros e ajuste a rota

A dica parece óbvia, mas é essencial: uma dose de respeito e humildade são cruciais para começar um negócio e mantê-lo em pé, na visão de Dina. "Precisamos respeitar as pessoas para, assim, entendê-las melhor, conseguir construir um ambiente interno saudável e oferecer um atendimento de qualidade", diz. Além disso, saber reconhecer erros e ajustar a rota quando necessário são pontos importantes. "Empreender é errar e acertar", afirma.

Apesar de todos os obstáculos no caminho, Dina nunca pensou em desistir. Isso porque tem um propósito muito claro em seu trabalho: ajudar a criar oportunidades diferentes e a possibilitar que pessoas como ela possam sonhar e construir o futuro que desejam. "Quando olho para meus sobrinhos, penso que, se eu puder propiciar um futuro melhor para eles, vou ter realizado muita coisa".


O nosso site usa cookies

Utilizamos cookies e outras tecnologias de medição para melhorar a sua experiência de navegação no nosso site, de forma a mostrar conteúdo personalizado, anúncios direcionados, analisar o tráfego do site e entender de onde vêm os visitantes.

Centro de preferências de cookies

A sua privacidade é importante para nós

Cookies são pequenos arquivos de texto que são armazenados no seu computador quando visita um site. Utilizamos cookies para diversos fins e para aprimorar sua experiência no nosso site (por exemplo, para se lembrar dos detalhes de login da sua conta).

Pode alterar as suas preferências e recusar o armazenamento de certos tipos de cookies no seu computador enquanto navega no nosso site. Pode também remover todos os cookies já armazenados no seu computador, mas lembre-se de que a exclusão de cookies pode impedir o uso de determinadas áreas no nosso site.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são essenciais para fornecer serviços disponíveis no nosso site e permitir que possa usar determinados recursos no nosso site.

Sem estes cookies, não podemos fornecer certos serviços no nosso site.

Cookies funcionais

Estes cookies são usados para fornecer uma experiência mais personalizada no nosso site e para lembrar as escolhas que faz ao usar o nosso site.

Por exemplo, podemos usar cookies de funcionalidade para se lembrar das suas preferências de idioma e/ ou os seus detalhes de login.

Cookies de medição e desempenho

Estes cookies são usados para coletar informações para analisar o tráfego no nosso site e entender como é que os visitantes estão a usar o nosso site.

Por exemplo, estes cookies podem medir fatores como o tempo despendido no site ou as páginas visitadas, isto vai permitir entender como podemos melhorar o nosso site para os utilizadores.

As informações coletadas por meio destes cookies de medição e desempenho não identificam nenhum visitante individual.

Cookies de segmentação e publicidade

Estes cookies são usados para mostrar publicidade que provavelmente lhe pode interessar com base nos seus hábitos e comportamentos de navegação.

Estes cookies, servidos pelo nosso conteúdo e/ ou fornecedores de publicidade, podem combinar as informações coletadas no nosso site com outras informações coletadas independentemente relacionadas com as atividades na rede de sites do seu navegador.

Se optar por remover ou desativar estes cookies de segmentação ou publicidade, ainda verá anúncios, mas estes poderão não ser relevantes para si.

Mais Informações

Para qualquer dúvida sobre a nossa política de cookies e as suas opções, entre em contato conosco.

Para obter mais detalhes, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Contato