Utilitários Contábeis

Marketing digital tem uma nova aliada: a Inteligência Artificial


20/06/2024
Brasil
Terra

A integração da Inteligência Artificial (IA) no marketing digital está transformando profundamente a maneira como as empresas se conectam com seus clientes. Esta revolução tecnológica permite que empresas de todos os portes analisem grandes volumes de dados, personalizem campanhas de marketing, prevejam tendências de consumo e automatizem processos. Segundo o especialista em marketing digital Renato Torres isso resulta em maior eficiência e eficácia nas estratégias de divulgação da marca.

Algumas destas aplicações são amplamente utilizadas - como é o caso das assistentes virtuais, que agilizam o atendimento em canais como WhatsApp, chat e telefone. Uma pesquisa feita pela Microsoft ao longo de 2023 e divulgada este ano mostra que já chega a 69% o número de micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) que utilizam a assistente no seu setor de atendimento.

Que a Inteligência Artificial chegou para mudar o jogo, ninguém duvida. Mas suas aplicações no Marketing vão ainda além das mais difundidas. A capacidade de a IA processar informações em tempo real está revolucionando a personalização das campanhas de marketing. A análise detalhada dos dados dos consumidores oferece insights valiosos, permitindo a criação de campanhas altamente personalizadas. 

“A personalização é a chave para criar uma conexão genuína com os clientes. Utilizar IA para analisar dados nos permite oferecer uma experiência única e relevante”, comenta Torres.

A IA também está sendo utilizada para prever tendências de consumo. Algoritmos avançados permitem que as empresas antecipem mudanças no mercado e ajustem suas ofertas para atender às novas demandas dos consumidores. 

“Prever o comportamento do consumidor é essencial para manter a competitividade. A IA nos dá a vantagem de sermos proativos, ajustando nossas estratégias antes mesmo que as tendências se consolidem”, explica Renato Torres. 

Esta previsão e postura de vanguarda permite que as empresas permaneçam competitivas e inovadoras em um ambiente de negócios em constante evolução.

Automação de processos

Outra área onde a IA está fazendo uma diferença significativa é a automação de processos de marketing. Tarefas repetitivas e demoradas, como a segmentação de público, a criação de conteúdos e a gestão de campanhas publicitárias podem agora ser automatizadas. Isso libera tempo e recursos para que as equipes de marketing se concentrem em atividades mais estratégicas. 

“Automatizar processos nos permite ser mais eficientes e eficazes. Isso libera nossa equipe para focar em iniciativas criativas e estratégicas que realmente movem o negócio”, ressalta Renato Torres.

O futuro do marketing digital está intrinsecamente ligado à evolução da IA. Com o avanço contínuo dessa tecnologia, espera-se que novas ferramentas e métodos revolucionem ainda mais a forma como as empresas se comunicam com seus clientes. 

Renato Torres acredita que “a IA continuará a moldar o futuro do marketing. Estamos apenas começando a explorar todo o seu potencial, e as possibilidades são infinitas.” O especialista ressalta que empresas de todos os setores podem aproveitar ao máximo as oportunidades proporcionadas pela IA.

A revolução do marketing digital através da IA está apenas começando. Empresas que adotam essa tecnologia estão se posicionando pela inovação, melhorando a eficácia de suas estratégias e fortalecendo sua conexão com os clientes. 

“Os negócios que embarcam em uma jornada tecnológica podem utilizar ao máximo o potencial transformador da IA - liberando suas equipes para usarem, também ao máximo, seus talentos, criatividade e dedicação humanas que sempre serão as forças motrizes de qualquer negócio”, finaliza.

 

 


O nosso site usa cookies

Utilizamos cookies e outras tecnologias de medição para melhorar a sua experiência de navegação no nosso site, de forma a mostrar conteúdo personalizado, anúncios direcionados, analisar o tráfego do site e entender de onde vêm os visitantes.

Centro de preferências de cookies

A sua privacidade é importante para nós

Cookies são pequenos arquivos de texto que são armazenados no seu computador quando visita um site. Utilizamos cookies para diversos fins e para aprimorar sua experiência no nosso site (por exemplo, para se lembrar dos detalhes de login da sua conta).

Pode alterar as suas preferências e recusar o armazenamento de certos tipos de cookies no seu computador enquanto navega no nosso site. Pode também remover todos os cookies já armazenados no seu computador, mas lembre-se de que a exclusão de cookies pode impedir o uso de determinadas áreas no nosso site.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são essenciais para fornecer serviços disponíveis no nosso site e permitir que possa usar determinados recursos no nosso site.

Sem estes cookies, não podemos fornecer certos serviços no nosso site.

Cookies funcionais

Estes cookies são usados para fornecer uma experiência mais personalizada no nosso site e para lembrar as escolhas que faz ao usar o nosso site.

Por exemplo, podemos usar cookies de funcionalidade para se lembrar das suas preferências de idioma e/ ou os seus detalhes de login.

Cookies de medição e desempenho

Estes cookies são usados para coletar informações para analisar o tráfego no nosso site e entender como é que os visitantes estão a usar o nosso site.

Por exemplo, estes cookies podem medir fatores como o tempo despendido no site ou as páginas visitadas, isto vai permitir entender como podemos melhorar o nosso site para os utilizadores.

As informações coletadas por meio destes cookies de medição e desempenho não identificam nenhum visitante individual.

Cookies de segmentação e publicidade

Estes cookies são usados para mostrar publicidade que provavelmente lhe pode interessar com base nos seus hábitos e comportamentos de navegação.

Estes cookies, servidos pelo nosso conteúdo e/ ou fornecedores de publicidade, podem combinar as informações coletadas no nosso site com outras informações coletadas independentemente relacionadas com as atividades na rede de sites do seu navegador.

Se optar por remover ou desativar estes cookies de segmentação ou publicidade, ainda verá anúncios, mas estes poderão não ser relevantes para si.

Mais Informações

Para qualquer dúvida sobre a nossa política de cookies e as suas opções, entre em contato conosco.

Para obter mais detalhes, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Contato

Olá,

Chame-nos para conversar!