Utilitários Contábeis

Métricas de Marketing para Empresas de Contabilidade


07/03/2024
Brasil
Jornal Contábil

As métricas de marketing são fundamentais para impulsionar o crescimento de escritórios de contabilidade, fornecendo dados essenciais sobre a eficácia das estratégias de marketing e vendas.

Essas métricas permitem decisões informadas e a otimização das campanhas para maximizar o retorno sobre o investimento. Vejamos as principais métricas com exemplos específicos:

Qual a importância das métricas de marketing?

Pense em como seria se você definisse suas ações de divulgação, mas não conseguisse identificar os resultados gerados através dela. Essa é a situação de muitos empresários contábeis, inclusive, pode ser o seu caso.

Ao analisar os resultados das estratégias, seja de vendas ou marketing, você saberá o que gera melhores resultados, definindo as próximas etapas com mais segurança e exatidão. Além disso, estudar o seu público e o mercado é uma tarefa indispensável para garantir bons resultados.

Agora que você sabe a importância de acompanhar os indicadores de desempenho do seu negócio, conheça as principais métricas de marketing e como calculá-las.

Custo de aquisição de clientes

O CAC (Custo de Aquisição de Clientes), como o próprio nome diz, informa o custo que cada cliente traz para a contabilidade. Seu resultado deve ser o mais baixo possível, já que a intenção é conseguir gerar vendas através de pouco investimento. Veja como calcular o CAC:

CAC = (Investimento em marketing + Investimento em vendas) / Quantidade de novos clientes

Por exemplo, sua contabilidade têm o custo de R$5.000 em marketing e R$3.000 em vendas no período de um mês, convertendo novos 25 clientes, portanto, o custo de aquisição de cada cliente será de R$320.

Retorno sobre investimento

O ROI (Retorno Sobre Investimento) indica se os investimentos da contabilidade estão gerando um bom retorno financeiro. Diferente do CAC, o resultado deve ser o maior possível, já que estamos falando do lucro obtido. A fórmula do ROI é:

ROI = (Faturamento – Investimento) / Investimento

Para obter o resultado em porcentagem, multiplique o resultado por 100. Por exemplo, supondo que você tenha investido R$3.000 na aquisição de clientes nos últimos 3 meses, resultando no faturamento de R$7.000 com novos clientes. Seu ROI seria de 1,33, sendo 133% de retorno em relação ao valor investido.

Quais métricas de marketing mensuram a satisfação dos clientes?

A NPS (Net Promoter Score) é uma pesquisa que serve para mensurar o nível de satisfação dos seus clientes em relação aos seus serviços. As perguntas devem ser objetivas e as respostas podem ir de zero a dez, como: “De 0 a 10, quanto você indicaria nossa contabilidade para outra pessoa?”. Mas lembre-se de deixar um espaço para comentários, assim você saberá o motivo dos seus serviços terem sido bem ou mal avaliados.

Os clientes que deram nota 0 a 6 são considerados detratores, portanto, não estão satisfeitos com os seus serviços e, provavelmente, farão uma divulgação negativa do seu escritório.

Os respondentes que deram nota de 7 a 8 são passivos ou neutros, o que significa que não estão insatisfeitos, mas não farão nenhum tipo de divulgação, seja negativa ou positiva. É importante atentar-se aos neutros para que eles não se tornem detratores.

Quem deu nota de 9 a 10 é nomeado como promotor, estando completamente satisfeito e, provavelmente, recomendará sua empresa para outras pessoas. Após isso, você deve utilizar a fórmula a seguir para calcular a NPS:

NPS = % clientes satisfeitos (promotores) – % de clientes insatisfeitos (detratores)

Ticket médio

O ticket médio indica o valor que os seus clientes gastam, em média, com os seus serviços. Ao obter esse resultado, você conseguirá comparar com o seu CAC e constatar se está tendo lucros ou prejuízos na sua contabilidade. Para calcular o ticket médio, faça o cálculo:

Ticket médio = Faturamento / Número de clientes


O nosso site usa cookies

Utilizamos cookies e outras tecnologias de medição para melhorar a sua experiência de navegação no nosso site, de forma a mostrar conteúdo personalizado, anúncios direcionados, analisar o tráfego do site e entender de onde vêm os visitantes.

Centro de preferências de cookies

A sua privacidade é importante para nós

Cookies são pequenos arquivos de texto que são armazenados no seu computador quando visita um site. Utilizamos cookies para diversos fins e para aprimorar sua experiência no nosso site (por exemplo, para se lembrar dos detalhes de login da sua conta).

Pode alterar as suas preferências e recusar o armazenamento de certos tipos de cookies no seu computador enquanto navega no nosso site. Pode também remover todos os cookies já armazenados no seu computador, mas lembre-se de que a exclusão de cookies pode impedir o uso de determinadas áreas no nosso site.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são essenciais para fornecer serviços disponíveis no nosso site e permitir que possa usar determinados recursos no nosso site.

Sem estes cookies, não podemos fornecer certos serviços no nosso site.

Cookies funcionais

Estes cookies são usados para fornecer uma experiência mais personalizada no nosso site e para lembrar as escolhas que faz ao usar o nosso site.

Por exemplo, podemos usar cookies de funcionalidade para se lembrar das suas preferências de idioma e/ ou os seus detalhes de login.

Cookies de medição e desempenho

Estes cookies são usados para coletar informações para analisar o tráfego no nosso site e entender como é que os visitantes estão a usar o nosso site.

Por exemplo, estes cookies podem medir fatores como o tempo despendido no site ou as páginas visitadas, isto vai permitir entender como podemos melhorar o nosso site para os utilizadores.

As informações coletadas por meio destes cookies de medição e desempenho não identificam nenhum visitante individual.

Cookies de segmentação e publicidade

Estes cookies são usados para mostrar publicidade que provavelmente lhe pode interessar com base nos seus hábitos e comportamentos de navegação.

Estes cookies, servidos pelo nosso conteúdo e/ ou fornecedores de publicidade, podem combinar as informações coletadas no nosso site com outras informações coletadas independentemente relacionadas com as atividades na rede de sites do seu navegador.

Se optar por remover ou desativar estes cookies de segmentação ou publicidade, ainda verá anúncios, mas estes poderão não ser relevantes para si.

Mais Informações

Para qualquer dúvida sobre a nossa política de cookies e as suas opções, entre em contato conosco.

Para obter mais detalhes, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Contato

Olá,

Chame-nos para conversar!