Utilitários Contábeis

Perda de grau de investimento deve afetar o varejo


11/09/2015
Brasil
Estadão Conteúdo

A confiança dos consumidores deve sofrer nova deterioração após a perda do grau de investimento do Brasil pela Standard & Poor"s (S&P), avalia o presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), Eduardo Terra.

O efeito preocupa, diz Terra, porque afeta as vendas num período em que o setor se prepara para datas promocionais sobre as quais ainda existia bastante expectativa.

"Essa perda de confiança assusta um pouco porque muitos varejistas imaginavam que poderia haver uma demanda reprimida a ser capturada em eventos como a Black Friday e o Natal", afirma o executivo. "Quanto mais a confiança se deteriorar, menos provável isso se torna."

Para Terra, a cautela dos consumidores tem sido a principal força negativa no varejo nos últimos meses. "O varejo vive uma situação curiosa porque na prática temos visto a perspectiva de confiança se deteriorar ainda mais rápido do que indicadores como emprego, renda e inadimplência", diz.

Em agosto deste ano, o Í;ndice de Confiança do Consumidor (ICC) da Fundação Getulio Vargas (FGV) ficou em 80,6 pontos, o menor nível da série histórica, iniciada em setembro de 2005. Na avaliação de Terra, isso já teve impacto nas vendas. "Os varejistas já reportam que foi um mês muito ruim", afirma.

EXPANSÃO DE REDES DE VAREJO

A expansão de redes de varejo também tende a ser afetada pela decisão da S&P na avaliação da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop).

Para Luís Augusto Ildefonso da Silva, diretor de relações institucionais da entidade, o custo de capital, que já vinha sendo um impedimento, deve atrasar inaugurações de shoppings e limitar os planos de lojistas, em especial os que dependem de franqueados.

"As redes de franquia, assim como os próprios shoppings, estão repensando muito lançamentos de novas unidades", afirma. "A rede pode até ter na carteira de franqueadores excelentes candidatos, mas o momento é inglório e por isso a decisão tende a ser a de esperar", acrescenta.

A expansão do varejo de shoppings, na avaliação do executivo, já vinha "freando" diante do aumento das taxas de juros e retração no consumo. "Para quem ainda tinha planos de entrar numa nova região, é certamente uma barreira", comenta, acrescentando que as inaugurações devem ficar mais restritas a lojas cuja inauguração já estava em andamento.


O nosso site usa cookies

Utilizamos cookies e outras tecnologias de medição para melhorar a sua experiência de navegação no nosso site, de forma a mostrar conteúdo personalizado, anúncios direcionados, analisar o tráfego do site e entender de onde vêm os visitantes.

Centro de preferências de cookies

A sua privacidade é importante para nós

Cookies são pequenos arquivos de texto que são armazenados no seu computador quando visita um site. Utilizamos cookies para diversos fins e para aprimorar sua experiência no nosso site (por exemplo, para se lembrar dos detalhes de login da sua conta).

Pode alterar as suas preferências e recusar o armazenamento de certos tipos de cookies no seu computador enquanto navega no nosso site. Pode também remover todos os cookies já armazenados no seu computador, mas lembre-se de que a exclusão de cookies pode impedir o uso de determinadas áreas no nosso site.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são essenciais para fornecer serviços disponíveis no nosso site e permitir que possa usar determinados recursos no nosso site.

Sem estes cookies, não podemos fornecer certos serviços no nosso site.

Cookies funcionais

Estes cookies são usados para fornecer uma experiência mais personalizada no nosso site e para lembrar as escolhas que faz ao usar o nosso site.

Por exemplo, podemos usar cookies de funcionalidade para se lembrar das suas preferências de idioma e/ ou os seus detalhes de login.

Cookies de medição e desempenho

Estes cookies são usados para coletar informações para analisar o tráfego no nosso site e entender como é que os visitantes estão a usar o nosso site.

Por exemplo, estes cookies podem medir fatores como o tempo despendido no site ou as páginas visitadas, isto vai permitir entender como podemos melhorar o nosso site para os utilizadores.

As informações coletadas por meio destes cookies de medição e desempenho não identificam nenhum visitante individual.

Cookies de segmentação e publicidade

Estes cookies são usados para mostrar publicidade que provavelmente lhe pode interessar com base nos seus hábitos e comportamentos de navegação.

Estes cookies, servidos pelo nosso conteúdo e/ ou fornecedores de publicidade, podem combinar as informações coletadas no nosso site com outras informações coletadas independentemente relacionadas com as atividades na rede de sites do seu navegador.

Se optar por remover ou desativar estes cookies de segmentação ou publicidade, ainda verá anúncios, mas estes poderão não ser relevantes para si.

Mais Informações

Para qualquer dúvida sobre a nossa política de cookies e as suas opções, entre em contato conosco.

Para obter mais detalhes, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Contato

Olá,

Chame-nos para conversar!