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Questões pendentes para que o trabalho remoto seja um modelo benéfico para todos
Até a pandemia da Covid-19, praticamente o mundo inteiro trabalhava de maneira presencial, porém, com o estado de crise sanitária, a distância social precisou ser aplicada para que o vírus não se espalhasse ainda mais.
Apesar disso, segundo pesquisa recém-divulgada pela Star Carreiras, o número de vagas totalmente presenciais aumentou 37% para 56% desde outubro de 2022, ao mesmo tempo que algumas decidiram adotar o modelo híbrido, ou seja, alguns dias da semana o funcionário trabalha na empresa e em outros home office.
No modelo híbrido, por exemplo, os funcionários podem:
- Fortalecimento do contato humano e senso de pertencimento e cultura corporativa;
- Troca de ideias em reuniões pessoais estimulam mais a inovação;
- Necessidade de um controle maior sobre os funcionários para elevar a produtividade.
Com relação ao trabalho remoto, ele também foi algo de trouxe alguns ganhos, seja para a empresa, seja para o empregador.
Por meio desse tipo de modelo de trabalho pode-se ter:
- Aumento de diversidade e inclusão de grupos minorizados;
- Facilita o trabalho de um funcionário com deficiência psicomotora.
Apesar dessas questões, nem todos os trabalhadores brasileiros puderam vivenciar o trabalho remoto, uma vez que o tipo de atividade executada não poderia ser feita de casa, por exemplo, um técnico de máquinas em uma indústria automobilística.
Uma outra questão que surge também com o trabalho remoto são a falta de oportunidades equânimes para os trabalhadores remotos.
Assim, levar em consideração a integração de novos profissionais é algo fundamental no trabalho remoto.
Da mesma forma, o onboarding presencial propicia atalhos no processo de aprendizagem, por isso ele deve ser estudado e ajustado também para o modelo remoto.
Deve-se também levar em consideração o impacto, a longo prazo, da falta de interação com outras pessoas por estar trabalhando a distância.
Diante de todas essas questões, é necessário que haja uma análise criteriosa dos pontos levantados e como a empresa e os colaboradores podem se beneficiar e, até quando, do modelo remoto, para que assim não se perca a cultura e os valores da organização.
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