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Relacionamento e marketing é saída de pequenos empresários para crise
Se por um lado, a confiança do pequeno e médio empresário registra o pior nível desde 2009, de acordo com o índice IC-PMN, do Insper, por outro, empreendedores buscam no marketing e no atendimento uma reação de curto prazo para sair ou, ao menos, amenizar a crise.
De acordo com pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com cerca de 6 mil empresários, incluindo microempreendedores individuais, 38% dos pequenos negócios apostam em propaganda para driblar o momento atual de adversidade da economia brasileira.
É justamente nesse caminho que está apostando o pequeno empresário Tiago Delgado. Fundador da Medicina Direta, empresa de gestão online de clínicas e prontuários de pacientes, Delgado ressalta a importância de ampliar o foco na exposição. "Aproveitamos para aumentar nosso investimento em marketing e ganhar uma visibilidade que não teríamos sem o momento de crise", afirma.
O empresário conta ainda que, além do investimento em marketing, está focando no atendimento aos seus consumidores. "Estamos buscando entender as reais necessidades de nossos clientes e estar sempre ajudando", diz Delgado. "Sentimos que no cenário atual, as clínicas e consultórios médicos procuram parceiros e empresas que eles sabem que podem confiar", complementa.
Outro empreendedor que visualizou no marketing uma estratégia para crescer na crise foi Luan Gabellini, da Betalabs. A empresa de tecnologia que atua no segmento de comércio eletrônico espera assim atrair mais clientes. "Desenvolvemos uma estratégia de marketing em múltiplos canais - pesquisas pagas, redes sociais, SEO e programa de canais - para aumentar nossa demanda", afirma Gabellini. O empresário estima aumentar o faturamento da empresa em 75%, para R$ 7 milhões este ano.
Demanda em alta
Empresas que prestam serviços de marketing para PMEs também estão aproveitando esse aumento da procura. A All In, especializada em e-mail marketing de relacionamento, verificou um aumento de 305% de janeiro a agosto deste ano em relação ao mesmo período do ano passado na demanda por serviços. Cerca de 72% dos clientes atendidos pela companhia são pequenas e médias empresas.
De acordo com Victor Popper, sócio-diretor da All In, é preciso que os pequenos e médios empresários tentem direcionar os investimentos em marketing de forma bastante assertiva. "Oferecer o produto certo, na hora certa e para a pessoa certa tem se revelado extremamente eficaz nas ações estratégicas de e-mail marketing", afirma Popper.
O executivo da All In afirma ainda que PMEs precisam se "profissionalizar" no uso do marketing digital e de relacionamento. "A maioria ainda não tem braço dentro da empresa para cuidar do marketing e acaba tendo que fazer tudo sozinho", avalia. "É sabido que investimentos em massa tem grande alcance, porém baixa conversão e não se aplica para muitas PMEs, por conta do seu elevado custo e por não ser uma estratégia vencedora", complementa.
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