Utilitários Contábeis

Sebrae aponta sete tendências do empreendedorismo em 2024


19/03/2024
Brasil
Jornal Contábil

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) divulgou sete tendências para o mundo dos negócios em 2024, ressaltando as mudanças ocorridas pelos avanços tecnológicos, pelas pautas de transformações sociais e pelos novos comportamentos de consumo que afetam o contexto de empreendedorismo no Brasil.

 

Temas como sustentabilidade, negócios digitais, tecnologias inovadoras, valorização da diversidade e inclusão, novos modelos de negócio, foco na experiência do cliente e empreendedorismo social são as tendências apontadas pelo Sebrae, que também destacou as melhores áreas para empreendimentos em 2024, como saúde e bem-estar, em primeiro lugar, seguida por tecnologias inovadoras, alimentação saudável e negócios digitais. 

Para a empresária e profissional da área de tecnologia Cristina Boner, as tendências apontadas refletem as mudanças rápidas e significativas na economia, na tecnologia e nos comportamentos sociais. 

“Tais tendências sinalizam oportunidades valiosas para empreendedores que buscam inovar e se adaptar às novas demandas do mercado. Aspectos como a sustentabilidade, a digitalização dos negócios, a personalização de produtos e serviços, e o aumento do interesse por modelos de negócio baseados na economia compartilhada são pontos que merecem destaques”, diz a especialista.

A empresária ressalta que essas tendências oferecem insights sobre como as empresas podem se posicionar de maneira estratégica para o crescimento e a inovação.

 

Oportunidade em negócios digitais

Os negócios digitais, citados como tendência e como uma das melhores áreas para empreender na previsão do Sebrae para 2024, representam um campo com oportunidade de crescimento no país. De acordo com o Índice Transformação Digital Brasil (ITDBr), realizado pela PwC Brasil em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), o Brasil tem nota geral 3,3 (numa escala de 1 a 6) em relação ao progresso da transformação digital nas empresas.

O índice é composto por dez áreas de análise, sendo uma delas a de Processos Digitais, que destaca as “Práticas para o desenvolvimento de novos modelos de negócio totalmente digitais” como um dos principais segmentos a ser desenvolvido no Brasil.

Para Boner, a era digital e o interesse por processos empresariais responsáveis, fornece um terreno fértil para a exploração de novos modelos de negócio que podem oferecer valor de maneiras inovadoras.

 

“Novos modelos de negócios, especialmente aqueles que incorporam tecnologias digitais, soluções sustentáveis e práticas inclusivas, têm o potencial de serem bem-sucedidos comercialmente e contribuir para soluções de problemas sociais, ambientais e econômicos.

Segundo o Observatório de Dados GoDaddy 2023, em pesquisa realizada com 4.682 empreendedores e proprietários de pequenas empresas de vários países, 58% dos entrevistados acreditam que um alto nível de digitalização torna as empresas mais competitivas.

Sustentabilidade ambiental e social 

Bonemer acrescenta que é crucial que os empreendedores mantenham um foco firme na resiliência e na sustentabilidade a longo prazo de suas empresas, não apenas a ambiental, mas também a financeira, operacional e social. “A capacidade de se adaptar rapidamente às mudanças do mercado, às necessidades dos consumidores e às condições econômicas será cada vez mais vital”. 

A empresária acredita que a colaboração e a construção de comunidades em torno de marcas e empresas podem desempenhar um papel importante na criação de negócios robustos que resistem ao tempo. 

“A inclusão, a diversidade e a igualdade também devem ser consideradas como componentes essenciais na construção de empresas que não apenas prosperam economicamente, mas que também contribuem positivamente para a sociedade”, afirma a especialista.

Um estudo do Instituto Identidades do Brasil (IDBR) sobre os impactos da diversidade no mercado de trabalho mostra que cada 10% de aumento na diversidade étnico-racial gera um crescimento de quase 4% na produtividade das empresas.


O nosso site usa cookies

Utilizamos cookies e outras tecnologias de medição para melhorar a sua experiência de navegação no nosso site, de forma a mostrar conteúdo personalizado, anúncios direcionados, analisar o tráfego do site e entender de onde vêm os visitantes.

Centro de preferências de cookies

A sua privacidade é importante para nós

Cookies são pequenos arquivos de texto que são armazenados no seu computador quando visita um site. Utilizamos cookies para diversos fins e para aprimorar sua experiência no nosso site (por exemplo, para se lembrar dos detalhes de login da sua conta).

Pode alterar as suas preferências e recusar o armazenamento de certos tipos de cookies no seu computador enquanto navega no nosso site. Pode também remover todos os cookies já armazenados no seu computador, mas lembre-se de que a exclusão de cookies pode impedir o uso de determinadas áreas no nosso site.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são essenciais para fornecer serviços disponíveis no nosso site e permitir que possa usar determinados recursos no nosso site.

Sem estes cookies, não podemos fornecer certos serviços no nosso site.

Cookies funcionais

Estes cookies são usados para fornecer uma experiência mais personalizada no nosso site e para lembrar as escolhas que faz ao usar o nosso site.

Por exemplo, podemos usar cookies de funcionalidade para se lembrar das suas preferências de idioma e/ ou os seus detalhes de login.

Cookies de medição e desempenho

Estes cookies são usados para coletar informações para analisar o tráfego no nosso site e entender como é que os visitantes estão a usar o nosso site.

Por exemplo, estes cookies podem medir fatores como o tempo despendido no site ou as páginas visitadas, isto vai permitir entender como podemos melhorar o nosso site para os utilizadores.

As informações coletadas por meio destes cookies de medição e desempenho não identificam nenhum visitante individual.

Cookies de segmentação e publicidade

Estes cookies são usados para mostrar publicidade que provavelmente lhe pode interessar com base nos seus hábitos e comportamentos de navegação.

Estes cookies, servidos pelo nosso conteúdo e/ ou fornecedores de publicidade, podem combinar as informações coletadas no nosso site com outras informações coletadas independentemente relacionadas com as atividades na rede de sites do seu navegador.

Se optar por remover ou desativar estes cookies de segmentação ou publicidade, ainda verá anúncios, mas estes poderão não ser relevantes para si.

Mais Informações

Para qualquer dúvida sobre a nossa política de cookies e as suas opções, entre em contato conosco.

Para obter mais detalhes, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Contato

Olá,

Chame-nos para conversar!