Utilitários Contábeis

CARREIRA - "O segredo do sucesso é fazer poucas tarefas e executá-las muito bem", diz CEO da MSD


18/05/2022
Brasil
Valor Globo

“O segredo do sucesso é fazer poucas tarefas, de alto impacto, e executá-las extremamente bem”. É assim que Hugo Nisenbom, CEO da MSD no Brasil, discorre sobre como a farmacêutica, com 1,9 mil funcionários no país, vem retrabalhando a questão de prioridades em sua cultura corporativa.

Treinar os gestores para aprender a trabalhar com mais foco, e evitar a sobrecarga de suas equipes, exige um sistema de gestão ágil - que a MSD vem construindo com novas metodologias desde antes da pandemia - e também adaptativo, o que pressupõe garantir autonomia à liderança média. “Temos um comitê que ajuda os grupos a remover barreiras e conseguir movimentar seu trabalho na empresa e também um programa onde os próprios funcionários analisam quais são as novas áreas de oportunidade e o que deveríamos passar a priorizar”, conta o CEO no novo episódio do CBN Professional, podcast do Valor realizado com a rádio “CBN”.

Na pandemia, a empresa que produz vacinas criou a campanha “Priorize sem Culpa” para estimular gestores - e suas equipes - a entender o que deveriam deixar de fazer para conseguir entregar tarefas de alto impacto. “E aí passamos a medir objetivamente como a carga de trabalho dos times está melhorando. É um esforço constante.”

Argentino, Nisenbom gosta de pensar com a “cabeça de cientista”, como ele mesmo define, herança de quem começou a carreira como pesquisador, seguindo mestrado e doutorado em bioquímica. Entrou na MSD há 26 anos, e trilhou ao longo de duas décadas seu caminho ao topo da corporação, vivendo em vários países da América Latina até chegar definitivamente ao Brasil em 2017. Como líder, Nisenbom se esforça para desconstruir paradigmas da liderança dizendo que o “pior erro de um gestor é enamorar-se demais de suas premissas.”

Ele mesmo diz que não acreditava, antes da pandemia, que o trabalho remoto pudesse ser produtivo. Hoje, apoia um modelo híbrido. Também brinca que não é sempre que o cliente tem razão (“o funcionário vem na frente”) e defende que gestores deveriam rever o que entendem por feedback. “As pessoas já vêm para reunião de feedback tensas, pensando que vão descobrir no que elas são ruins. Quando o papel do gestor seria reforçar, no dia a dia, as fortalezas de sua equipe, recombinando as várias habilidades à disposição.”


O nosso site usa cookies

Utilizamos cookies e outras tecnologias de medição para melhorar a sua experiência de navegação no nosso site, de forma a mostrar conteúdo personalizado, anúncios direcionados, analisar o tráfego do site e entender de onde vêm os visitantes.

Centro de preferências de cookies

A sua privacidade é importante para nós

Cookies são pequenos arquivos de texto que são armazenados no seu computador quando visita um site. Utilizamos cookies para diversos fins e para aprimorar sua experiência no nosso site (por exemplo, para se lembrar dos detalhes de login da sua conta).

Pode alterar as suas preferências e recusar o armazenamento de certos tipos de cookies no seu computador enquanto navega no nosso site. Pode também remover todos os cookies já armazenados no seu computador, mas lembre-se de que a exclusão de cookies pode impedir o uso de determinadas áreas no nosso site.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são essenciais para fornecer serviços disponíveis no nosso site e permitir que possa usar determinados recursos no nosso site.

Sem estes cookies, não podemos fornecer certos serviços no nosso site.

Cookies funcionais

Estes cookies são usados para fornecer uma experiência mais personalizada no nosso site e para lembrar as escolhas que faz ao usar o nosso site.

Por exemplo, podemos usar cookies de funcionalidade para se lembrar das suas preferências de idioma e/ ou os seus detalhes de login.

Cookies de medição e desempenho

Estes cookies são usados para coletar informações para analisar o tráfego no nosso site e entender como é que os visitantes estão a usar o nosso site.

Por exemplo, estes cookies podem medir fatores como o tempo despendido no site ou as páginas visitadas, isto vai permitir entender como podemos melhorar o nosso site para os utilizadores.

As informações coletadas por meio destes cookies de medição e desempenho não identificam nenhum visitante individual.

Cookies de segmentação e publicidade

Estes cookies são usados para mostrar publicidade que provavelmente lhe pode interessar com base nos seus hábitos e comportamentos de navegação.

Estes cookies, servidos pelo nosso conteúdo e/ ou fornecedores de publicidade, podem combinar as informações coletadas no nosso site com outras informações coletadas independentemente relacionadas com as atividades na rede de sites do seu navegador.

Se optar por remover ou desativar estes cookies de segmentação ou publicidade, ainda verá anúncios, mas estes poderão não ser relevantes para si.

Mais Informações

Para qualquer dúvida sobre a nossa política de cookies e as suas opções, entre em contato conosco.

Para obter mais detalhes, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Contato