Utilitários Contábeis

Trintões aliam experiência e conhecimento ao negócio


10/06/2015
Brasil
DCI - SP

São Paulo - Três em cada dez brasileiros, entre 18 e 64 anos, possuem uma empresa ou estão envolvidos com a criação de um negócio próprio. Os dados da pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizado no Brasil pelo Sebrae e pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP) mostram que muitas pessoas no País veem no empreendedorismo uma oportunidade real de vida.

"Empreendedorismo é uma questão de ensinamento mútuo, um dia se perde e outro se ganha", frisa a consultora empresarial da Alle ao Lado, Alessandra Ferreira ao destacar as oportunidades de negócios de empresários acima dos 30 anos. Ela explica que a realidade dos empreendedores é compartilhar conhecimento e o cenário atual é marcado pela busca de conteúdo. "Esse perfil de empresário detém da experiência e querem capacitar. Também podem arriscar mais no negócio. Isso pode ser trabalhado a favor do empreendedor", pontua.

Em meio à revolução digital, as oportunidades no segmento de tecnologia respondem pelo impulso da veia empreendedora brasileira, com taxa que sai de 23%, para 34,5%, nos últimos dez anos. "Trata-se de uma modalidade com baixo valor de investimento e que não demanda tamanha infraestrutura. Os resultados são rápidos", destaca.

Para o sócio-fundador do ViajaNet, Bob Rossato, a aposta em empreender se deu no momento certo. "Estava analisando diversas oportunidades. Já atuava no segmento do turismo e observei o crescente mercado, pois os brasileiros estavam conhecendo o exterior", pontua.

Criada em 2009, a empresa se consolida entre as três principais do setor de atuação, com o embarque de 80 mil passageiros no ano passado. "Apostei em meus negócios e ideias. Tive meu foco, me dediquei e hoje estou realizado com isso. Fechei meu círculo de valores", sintetiza.

Publicidade renovada

Com atuação no mercado publicitário desde os 20 anos de idade, o sócio-proprietário da agência iFruit, Sérgio Almeida, deu início a empreendedorismo com seus 36 anos, quando desenvolveu no País, uma empresa de comercialização de banners para o Facebook. "Pegamos o início da experiência dos brasileiros com a rede e quando tivemos o boom no país tivemos um crescimento fora do normal. Na época lançamos uma nova área de negócios para desenvolver aplicativos para a rede social", diz.

"No Brasil os principais desafios é a compreensão da mecânica de como ser um empreendedor, como montar o seu negócio, a burocracia, as responsabilidades e seu próprio desejo", revela. Ele confessa que teve um momento que pensou em desistir. "O mercado de startup é crescente e muitos acham que vão dar o "pulo do gato" rapidamente e poucos conseguem se manter mais de dois anos", afirma.

Diante de tantas evoluções, o executivo aposta nas celebridades e inova ao criar a primeira agência de "Celebrity Branded".

"Percebemos que pessoas começaram a atrair muita audiência ao oferecer conteúdo. Se tornaram veículos ao serem grandes influenciadores", diz o empresário que gerência cerca de 350 veículos de formadores de opinião e pessoas influentes, realizando intermédio entre marcas e famosos para engajamento de conteúdo no Twitter, Facebook, Instagram, blogs e sites. "Esse é o novo marketing de guerrilha", finaliza o empresário que já desenvolveu mais de 200 projetos para 84 clientes como Vivo, Sadia, Renault, Negresso. Entre as celebridades que compõe a lista de clientes estão Paris Hilton, Miley Cyrus, Ana Maria Braga, Ronaldinho Gaúcho, entre outros.

Localização segura

"Na época não existia essa febre empreendedora como no atual momento", lembra o proprietário do Grupo MXT, Gustavo Travassos que se tornou empreendedor no final dos anos 1990. "Tinha uns 30 anos e atuava como gerente de uma área de trade de exportação. Criei a primeira empresa em 1998 e quase fechei três meses após a abertura. Começamos a acertar dois anos após, com a vinda da GSM para o Brasil.

Com atuação no mercado de rastreamento, a empresa que iniciou com três funcionários, atualmente conta com um quadro de 220 colaboradores e uma oportunidade tamanha de mercado. "O mercado é potencial, pois somente 3% da frota de carros do País estão com rastreador. Mantemos um crescimento de 30% no último ano", destaca o empresário.

"Hoje podemos ser agressivos no projeto estratégico, diferente de quando entramos no mercado, com um modelo empresarial com muito mais clareza. Isso desde a governança a área de recursos humanos", confessa. "Os erros e acertos fazem parte da lição de empreender, por isso é muito desafiador. Importante é ter humildade, pois reflete nos negócios", finaliza o empresário.

Texto confeccionado por: Davi Brandão


O nosso site usa cookies

Utilizamos cookies e outras tecnologias de medição para melhorar a sua experiência de navegação no nosso site, de forma a mostrar conteúdo personalizado, anúncios direcionados, analisar o tráfego do site e entender de onde vêm os visitantes.

Centro de preferências de cookies

A sua privacidade é importante para nós

Cookies são pequenos arquivos de texto que são armazenados no seu computador quando visita um site. Utilizamos cookies para diversos fins e para aprimorar sua experiência no nosso site (por exemplo, para se lembrar dos detalhes de login da sua conta).

Pode alterar as suas preferências e recusar o armazenamento de certos tipos de cookies no seu computador enquanto navega no nosso site. Pode também remover todos os cookies já armazenados no seu computador, mas lembre-se de que a exclusão de cookies pode impedir o uso de determinadas áreas no nosso site.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são essenciais para fornecer serviços disponíveis no nosso site e permitir que possa usar determinados recursos no nosso site.

Sem estes cookies, não podemos fornecer certos serviços no nosso site.

Cookies funcionais

Estes cookies são usados para fornecer uma experiência mais personalizada no nosso site e para lembrar as escolhas que faz ao usar o nosso site.

Por exemplo, podemos usar cookies de funcionalidade para se lembrar das suas preferências de idioma e/ ou os seus detalhes de login.

Cookies de medição e desempenho

Estes cookies são usados para coletar informações para analisar o tráfego no nosso site e entender como é que os visitantes estão a usar o nosso site.

Por exemplo, estes cookies podem medir fatores como o tempo despendido no site ou as páginas visitadas, isto vai permitir entender como podemos melhorar o nosso site para os utilizadores.

As informações coletadas por meio destes cookies de medição e desempenho não identificam nenhum visitante individual.

Cookies de segmentação e publicidade

Estes cookies são usados para mostrar publicidade que provavelmente lhe pode interessar com base nos seus hábitos e comportamentos de navegação.

Estes cookies, servidos pelo nosso conteúdo e/ ou fornecedores de publicidade, podem combinar as informações coletadas no nosso site com outras informações coletadas independentemente relacionadas com as atividades na rede de sites do seu navegador.

Se optar por remover ou desativar estes cookies de segmentação ou publicidade, ainda verá anúncios, mas estes poderão não ser relevantes para si.

Mais Informações

Para qualquer dúvida sobre a nossa política de cookies e as suas opções, entre em contato conosco.

Para obter mais detalhes, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Contato