Utilitários Contábeis

Turismo nacional em ascensão: setor pode alcançar novo patamar em 2025


03/06/2024
Brasil
Fecomercio

As perspectivas do Turismo nacional são positivas. Diante da expansão dos investimentos em hotéis e atrações turísticas, além do aumento da malha aérea, o setor projeta um forte potencial para 2025. O assunto foi discutido em recente reunião do Conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), realizada no dia 23 de maio. 

“Está ocorrendo uma mudança de patamar de investimentos muito grande na malha aérea e nos meios de hospedagens, em todas as regiões do País. Isso mostra que o Turismo é a bola da vez na economia. Tudo indica que vamos começar, gradativamente, a ter uma melhora a partir do segundo semestre deste ano e em 2025”, afirmou Guilherme Dietze, presidente do Conselho de Turismo da Entidade.

É o que aponta a 2ª edição do estudo Parques, Atrações Turísticas e Entretenimento no Brasil — Panorama Setorial e Novos Investimentos, da Noctua Advisory, em parceria com o Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat) e a Associação Brasileira de Parques e Atrações (Adibra), que divulga informações de desempenho do setor, além de volume e caracterização dos novos investimentos previstos. 

O levantamento mapeou 755 empresas em operação, localizadas em 147 cidades de 24 Estados brasileiros. “Hoje, temos, no Brasil, 97 grandes empreendimentos em desenvolvimento, que correspondem a R$ 9,5 bilhões em investimentos, dos quais a maior parte está voltada ao Turismo, como parques aquáticos e temáticos, e 38% estão vinculados ao universo da hospitalidade”, ressaltou Pedro Cypriano, sócio da Noctua e membro do Conselho de Turismo da FecomercioSP.

Outro estudo realizado pela Noctua, mas, desta vez, em parceria com o Hotelier News, sobre timeshare, ou seja o “tempo compartilhado” dentro de uma propriedade de férias, também traz bons resultados. A pesquisa, feita com mais de 425 meios de hospedagem, distribuídos por 23 Estados e 148 municípios brasileiros, mostra um cenário promissor. “No Brasil, existem, hoje, cerca de 150 empreendimentos que atuam com timeshare. isto é, já temos um universo de peso. E há cerca de 80 projetos de multipropriedade em estruturação. Portanto, seja na hospitalidade, seja no entretenimento, o panorama é positivo”, afirmou Cypriano. 

Em relação à demanda, o Turismo nacional já alcançou o nível pré-pandemia, mas ainda não chegou ao patamar de 2012, início da série histórica, segundo dados do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (Fohb). “Em 2012, a taxa de ocupação estava em 70% agora, está em 62%. Isso significa que ainda há uma perspectiva de melhora”, destacou Orlando Souza, presidente do Fohb e membro do Conselho de Turismo da Entidade. “Já no âmbito da oferta, a estimativa é de abertura de 137 novos hotéis até 2028 — ou 22 mil novas unidades no pipeline das redes”, completou Souza.

Como anda o turismo?  
Indicadores do levantamento mensal do Conselho de Turismo da FecomercioSP, com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), corroboram com esse cenário. O Turismo nacional registrou o melhor primeiro trimestre desde 2019, de acordo com a pesquisa. O faturamento, nos três primeiros meses deste ano, foi de R$ 48,2 bilhões, alta de 1,9% na comparação com o mesmo período do ano passado, o que representa um ganho monetário de R$ 902 milhões. 

“O setor se destaca em meio ao crescimento em geral da economia nacional.  Isso mostra que os empresários estão otimistas no Brasil, senão, não haveria esse pipeline de investimentos. Não é um segmento específico que está crescendo, é todo o setor. Isso vai trazer investimento e renda para o País”, reiterou Dietze. 


O nosso site usa cookies

Utilizamos cookies e outras tecnologias de medição para melhorar a sua experiência de navegação no nosso site, de forma a mostrar conteúdo personalizado, anúncios direcionados, analisar o tráfego do site e entender de onde vêm os visitantes.

Centro de preferências de cookies

A sua privacidade é importante para nós

Cookies são pequenos arquivos de texto que são armazenados no seu computador quando visita um site. Utilizamos cookies para diversos fins e para aprimorar sua experiência no nosso site (por exemplo, para se lembrar dos detalhes de login da sua conta).

Pode alterar as suas preferências e recusar o armazenamento de certos tipos de cookies no seu computador enquanto navega no nosso site. Pode também remover todos os cookies já armazenados no seu computador, mas lembre-se de que a exclusão de cookies pode impedir o uso de determinadas áreas no nosso site.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são essenciais para fornecer serviços disponíveis no nosso site e permitir que possa usar determinados recursos no nosso site.

Sem estes cookies, não podemos fornecer certos serviços no nosso site.

Cookies funcionais

Estes cookies são usados para fornecer uma experiência mais personalizada no nosso site e para lembrar as escolhas que faz ao usar o nosso site.

Por exemplo, podemos usar cookies de funcionalidade para se lembrar das suas preferências de idioma e/ ou os seus detalhes de login.

Cookies de medição e desempenho

Estes cookies são usados para coletar informações para analisar o tráfego no nosso site e entender como é que os visitantes estão a usar o nosso site.

Por exemplo, estes cookies podem medir fatores como o tempo despendido no site ou as páginas visitadas, isto vai permitir entender como podemos melhorar o nosso site para os utilizadores.

As informações coletadas por meio destes cookies de medição e desempenho não identificam nenhum visitante individual.

Cookies de segmentação e publicidade

Estes cookies são usados para mostrar publicidade que provavelmente lhe pode interessar com base nos seus hábitos e comportamentos de navegação.

Estes cookies, servidos pelo nosso conteúdo e/ ou fornecedores de publicidade, podem combinar as informações coletadas no nosso site com outras informações coletadas independentemente relacionadas com as atividades na rede de sites do seu navegador.

Se optar por remover ou desativar estes cookies de segmentação ou publicidade, ainda verá anúncios, mas estes poderão não ser relevantes para si.

Mais Informações

Para qualquer dúvida sobre a nossa política de cookies e as suas opções, entre em contato conosco.

Para obter mais detalhes, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Contato

Olá,

Chame-nos para conversar!