Utilitários Contábeis

Últimos dias do semestre: quais alternativas para fechar as metas?


24/06/2024
Brasil
Portal Dedução

Executivas explicam sobre o que é importante analisar para alcançar os objetivos do negócio nos últimos seis meses do ano

Junho está chegando ao fim. Último mês do primeiro semestre do ano, hora de correr atrás para bater as metas ainda não atingidas e se preparar para os próximos seis meses que virão. Neste sentido, gestores e empreendedores devem ter ciência dos pontos fortes e fracos do seu negócio, assim como as oportunidades e ameaças externas, para que a empresa prospere e ganhe espaço no mercado. Para isso, é preciso ter objetivos bem estruturados, que sejam mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais.

Nesse cenário, o planejamento estratégico funciona como um guia para alcançar esses resultados, principalmente em fases chaves, como troca de trimestre ou semestre. Essa ferramenta crucial permite que as organizações não apenas estabeleçam metas claras a curto prazo, mas também ajustem suas estratégias conforme necessário para alinhar-se com as tendências do mercado e as demandas dos clientes.

Um estudo da Harvard Business Review publicado no ano de 2020, mostra que empresas que investem tempo em planejamento estratégico têm 30% mais chances de alcançar seus objetivos de negócios. Isso se deve ao fato de que um plano bem estruturado permite identificar e mitigar riscos, além de alocar recursos de maneira mais eficiente.

Para Luciana Carvalho, CEO da Chiefs.Group, o planejamento não deve ser visto apenas como uma atividade anual, mas como um processo contínuo de ajuste e melhoria. A CEO pontua que “é fundamental criar uma gestão de acompanhamento, para criar planos de ação e ajustar estratégias rapidamente para que o objetivo seja alcançado.”

Outro ponto destacado por Luciana é a importância do envolvimento de toda a equipe no processo de planejamento. “Quando todos os membros da equipe entendem e compram a visão e as metas da empresa, a execução se torna muito mais eficaz, uma vez que todos estarão priorizando o que realmente importa para o negócio”.

Já Nino Vashakidze, cofundadora e CFO da Melvi Saúde, explica que as métricas devem refletir os objetivos de curto e longo prazo da empresa, levando em consideração o modelo de negócio, mercado em que atua e estágio de maturidade.

“Negócios mais maduros tendem a priorizar métricas como receita bruta, EBITDA (soma dos lucros da empresa antes de subtrair os juros, impostos, depreciação e amortização), margem líquida, entre outros. Mas para startups early stage, por exemplo, as prioridades são diferentes e isso deve estar muito claro no momento que forem revistar o planejamento”, comenta.

A executiva complementa explicando que a empresa não deve ficar “presa” com custos incorridos. “Se faz muito sentido para o negócio, tudo bem mudar ou adicionar prioridades. Às vezes ficamos enviesados com o que já foi feito ou investido no passado. Para decidir como ir em frente, isso não deveria ser um limitante. O que importa é que faz sentido para o futuro.”

Por fim, ambas dizem que o principal ponto é determinar quais serão os indicadores que garantirão a eficiência de que esse plano está funcionando.


O nosso site usa cookies

Utilizamos cookies e outras tecnologias de medição para melhorar a sua experiência de navegação no nosso site, de forma a mostrar conteúdo personalizado, anúncios direcionados, analisar o tráfego do site e entender de onde vêm os visitantes.

Centro de preferências de cookies

A sua privacidade é importante para nós

Cookies são pequenos arquivos de texto que são armazenados no seu computador quando visita um site. Utilizamos cookies para diversos fins e para aprimorar sua experiência no nosso site (por exemplo, para se lembrar dos detalhes de login da sua conta).

Pode alterar as suas preferências e recusar o armazenamento de certos tipos de cookies no seu computador enquanto navega no nosso site. Pode também remover todos os cookies já armazenados no seu computador, mas lembre-se de que a exclusão de cookies pode impedir o uso de determinadas áreas no nosso site.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são essenciais para fornecer serviços disponíveis no nosso site e permitir que possa usar determinados recursos no nosso site.

Sem estes cookies, não podemos fornecer certos serviços no nosso site.

Cookies funcionais

Estes cookies são usados para fornecer uma experiência mais personalizada no nosso site e para lembrar as escolhas que faz ao usar o nosso site.

Por exemplo, podemos usar cookies de funcionalidade para se lembrar das suas preferências de idioma e/ ou os seus detalhes de login.

Cookies de medição e desempenho

Estes cookies são usados para coletar informações para analisar o tráfego no nosso site e entender como é que os visitantes estão a usar o nosso site.

Por exemplo, estes cookies podem medir fatores como o tempo despendido no site ou as páginas visitadas, isto vai permitir entender como podemos melhorar o nosso site para os utilizadores.

As informações coletadas por meio destes cookies de medição e desempenho não identificam nenhum visitante individual.

Cookies de segmentação e publicidade

Estes cookies são usados para mostrar publicidade que provavelmente lhe pode interessar com base nos seus hábitos e comportamentos de navegação.

Estes cookies, servidos pelo nosso conteúdo e/ ou fornecedores de publicidade, podem combinar as informações coletadas no nosso site com outras informações coletadas independentemente relacionadas com as atividades na rede de sites do seu navegador.

Se optar por remover ou desativar estes cookies de segmentação ou publicidade, ainda verá anúncios, mas estes poderão não ser relevantes para si.

Mais Informações

Para qualquer dúvida sobre a nossa política de cookies e as suas opções, entre em contato conosco.

Para obter mais detalhes, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Contato

Olá,

Chame-nos para conversar!