Utilitários Contábeis

Vai abrir um negócio? Veja 5 dicas para impulsionar suas vendas


22/04/2024
Brasil
Contadores

No Brasil, o mercado de varejo continua a mostrar sinais de recuperação com um crescimento de 2,5% registrado em janeiro, conforme dados recentes divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A expansão positiva traz tons de superação frente aos desafios enfrentados durante a pandemia e retorno à estabilidade econômica.

Aproveitando o bom cenário do setor varejista no país, muitos brasileiros desejam empreender mas não sabem por onde começar e nem desenvolver o seu futuro comércio. Afinal, em uma área cada vez mais competitiva, abrir uma empresa e aumentar suas vendas vai muito além de simplesmente lançar um negócio - cada decisão conta, desde o primeiro investimento até a estratégia de vendas.

Mas, quais são os diferenciais que separam os negócios lucrativos daqueles que mal decolam? O presidente da FCDL-SP (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do estado de São Paulo), Maurício Stainoff, traz cinco dicas primordiais, confira abaixo:

Fique atento ao mercado

Entender o mercado e identificar as necessidades dos consumidores é o primeiro passo para se destacar, e isso não é tudo. A chave está em oferecer um produto único ou experiência que faça os clientes voltarem e indicarem seu negócio.

Aposte em marketing criativo

Utilize uma variedade de canais de marketing, incluindo mídias sociais, e-mail marketing e publicidade online, para promover sua marca e atrair novos clientes. É preciso ser criativo e inovador para se destacar entre a concorrência, caso contrário, ficará para trás. Pense nisso como uma via de mão dupla onde todos ganham.

Meios de pagamentos

Ao abrir um negócio, é essencial garantir aos clientes uma variedade de opções de pagamento. Além dos tradicionais cartões de crédito e débito, o uso de soluções modernas como o Pix pode otimizar a experiência de compra do consumidor. Atualmente, o Pix é o meio de pagamento mais popular do país, com quase 42 bilhões de transações feitas em 2023, segundo o levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Equipe preparada

Comece focando nas vendas. Sim, parece óbvio, mas como? Invista em treinamento para sua equipe. Vendedores bem preparados conhecem os produtos a fundo e sabem como apresentá-los da maneira certa.

Mantenha seu negócio legalizado

Por último, mas não menos importante, inclusive, é a primeira coisa que você deve ficar atento. Ao abrir um negócio, é essencial lidar com várias questões burocráticas para garantir a legalidade do empreendimento. Veja:

Registro do CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica): O CNPJ é o registro da sua empresa perante a Receita Federal. Ele é necessário para que sua empresa possa operar legalmente e emitir notas fiscais.

Escolha do Regime Tributário: Você precisará decidir qual regime tributário é mais adequado para o seu negócio, como Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real. Essa escolha afetará a forma como sua empresa pagará impostos.

Inscrição Estadual e Municipal: Dependendo da natureza do seu negócio e da legislação estadual e municipal, pode ser necessário obter uma inscrição estadual e/ou municipal para operar legalmente.

Alvará de Funcionamento: É necessário obter um alvará de funcionamento da prefeitura da sua cidade para comprovar que o local onde sua empresa será estabelecida está de acordo com as normas municipais e pode operar como um estabelecimento comercial.

Cadastro na Previdência Social: Se você terá funcionários, precisará realizar o cadastro da empresa na Previdência Social para cumprir com as obrigações trabalhistas e previdenciárias.

Registro na Junta Comercial ou Cartório: Dependendo da estrutura jurídica escolhida para sua empresa (como Sociedade Limitada, Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, etc.), pode ser necessário registrar o contrato social na Junta Comercial ou em um cartório de registro de pessoas jurídicas.

Licenças Específicas: Dependendo do tipo de negócio, podem ser necessárias licenças específicas, como licenças sanitárias, ambientais, de vigilância sanitária, entre outras.

“Vemos no Brasil um processo para o aquecimento e recuperação total do varejo pós pandemia. Há certa aceleração que pode ser aproveitada pelos que desejam desempenhar algum tipo de negócio. O setor de serviços é perene no país, e o principal incentivador daqueles que buscam empreender”, finaliza Stainoff.


O nosso site usa cookies

Utilizamos cookies e outras tecnologias de medição para melhorar a sua experiência de navegação no nosso site, de forma a mostrar conteúdo personalizado, anúncios direcionados, analisar o tráfego do site e entender de onde vêm os visitantes.

Centro de preferências de cookies

A sua privacidade é importante para nós

Cookies são pequenos arquivos de texto que são armazenados no seu computador quando visita um site. Utilizamos cookies para diversos fins e para aprimorar sua experiência no nosso site (por exemplo, para se lembrar dos detalhes de login da sua conta).

Pode alterar as suas preferências e recusar o armazenamento de certos tipos de cookies no seu computador enquanto navega no nosso site. Pode também remover todos os cookies já armazenados no seu computador, mas lembre-se de que a exclusão de cookies pode impedir o uso de determinadas áreas no nosso site.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são essenciais para fornecer serviços disponíveis no nosso site e permitir que possa usar determinados recursos no nosso site.

Sem estes cookies, não podemos fornecer certos serviços no nosso site.

Cookies funcionais

Estes cookies são usados para fornecer uma experiência mais personalizada no nosso site e para lembrar as escolhas que faz ao usar o nosso site.

Por exemplo, podemos usar cookies de funcionalidade para se lembrar das suas preferências de idioma e/ ou os seus detalhes de login.

Cookies de medição e desempenho

Estes cookies são usados para coletar informações para analisar o tráfego no nosso site e entender como é que os visitantes estão a usar o nosso site.

Por exemplo, estes cookies podem medir fatores como o tempo despendido no site ou as páginas visitadas, isto vai permitir entender como podemos melhorar o nosso site para os utilizadores.

As informações coletadas por meio destes cookies de medição e desempenho não identificam nenhum visitante individual.

Cookies de segmentação e publicidade

Estes cookies são usados para mostrar publicidade que provavelmente lhe pode interessar com base nos seus hábitos e comportamentos de navegação.

Estes cookies, servidos pelo nosso conteúdo e/ ou fornecedores de publicidade, podem combinar as informações coletadas no nosso site com outras informações coletadas independentemente relacionadas com as atividades na rede de sites do seu navegador.

Se optar por remover ou desativar estes cookies de segmentação ou publicidade, ainda verá anúncios, mas estes poderão não ser relevantes para si.

Mais Informações

Para qualquer dúvida sobre a nossa política de cookies e as suas opções, entre em contato conosco.

Para obter mais detalhes, por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Contato

Olá,

Chame-nos para conversar!